Event | 12 de April

Conferência sobre censura e liberdade de expressão: Comunicação Social
Promovida pelo movimento Não Apaguem a Memória. Intervenções de M. Manuel C. Magalhães (NAM) e Carla Cardoso. Oradores: Fernando Correia, Diana Andringa, Daniel Ricardo.
Lisboa, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 11h.

Debate: “Propinas e ação social – cortes ou alternativas?”
Com a coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins. Ver cartaz.
Lisboa, sala 2.13 da Faculdade de Letras, 15h30.

Artigo | 12 de April

Reagindo ao anúncio do apoio do Eurogrupo ao alargamento, por sete anos, do prazo para pagamento do empréstimo externo, o deputado Luís Fazenda defendeu que se trata de uma “medida paliativa” e que é necessária uma "renegociação completa de todos os elementos da dívida".

Artigo | 12 de April

O valor a pagar pela Alemanha a Portugal, estabelecido no Tratado de Versalhes, daria para compensar o valor das medidas chumbadas pelo Tribunal Constitucional e ainda sobrariam mil milhões de euros.

Vídeo Esquerda | 12 de April

A Assembleia da República aprovou o projeto de lei do Bloco que reforça o conceito de segurança rodoviária para proteger os ciclistas e os peões. O PSD e o CDS abstiveram-se.

Artigo | 12 de April

A demolição da Torre 4 do Bairro do Aleixo foi seguida com muita emoção e descontentamento. No local, o Bloco de Esquerda promoveu uma ação de protesto que contou com a participação de vários moradores e do dirigente bloquista José Soeiro. Durante a iniciativa foi ostentada uma faixa onde se lia “Fim aos negócios sujos do imobiliário!”.

Artigo | 12 de April

Troika contraria declarações otimistas do governo PSD/CDS-PP sobre o resultado dos leilões de títulos da dívida, salientando que as emissões têm tido uma participação excessiva de especuladores do mercado, com poucas instituições estáveis.

Artigo | 12 de April

O deputado do Bloco de Esquerda Luís Fazenda defendeu esta quinta feira “a renegociação ou até a revogação” dos contratos de associação com as escolas privadas “nos locais onde a escola pública tem capacidade de resposta para os alunos”. O dirigente bloquista acusou ainda o executivo de manter “um protetorado aos colégios”.

Artigo | 12 de April

Comentando a “substituição” de Miguel Relvas por Marques Guedes e Miguel Poiares Maduro, a coordenadora do Bloco Catarina Martins afirmou que este “é um Governo sem respostas e que não tem soluções para o país nem para si”. “Deve é ser demitido e haver eleições, pois esse é o único caminho", defendeu a dirigente bloquista.

Artigo | 12 de April

Provas de corrupção em alta escala atingem o governo direitista e a casa real de Espanha numa altura em que o chefe do executivo, Mariano Rajoy, se prepara para anunciar mais um plano de austeridade contra a população com o objetivo de atingir as metas do défice impostas por Berlim e as instituições europeias.

Artigo | 12 de April

Documentos revelados pelo portal Wikileaks demonstram a impaciência de Juan Carlos de Bourbon por chegar ao poder no Estado espanhol. Artigo publicado em Diário Liberdade.

Artigos Opinião Esquerda | 12 de April

Urge uma resposta popular de todos os setores da sociedade, um levantamento contra o roubo dos salários. É tempo de Inconformação e proposta política.

Artigos Opinião Esquerda | 12 de April

O que o acórdão do Tribunal Constitucional devia desde logo levar-nos a concluir é que Portugal precisa mais do que nunca de uma profunda negociação da dívida. Este é o primeiro desenho que temos de fazer ao presente Executivo.