You are here

Pesquisar

Artigo | 8 de April

A Mesa Nacional do Bloco de Esquerda reafirma que a demissão do Governo é o centro da luta política e social e aprovou um Programa de Emergência Social para responder aos contornos de crise humanitária que a situação económica está a ter em vastos setores. Na resolução aprovada, o Bloco declara Solidariedade com Chipre e recusa sacrifícios para resgatar bancos.

Artigo | 8 de April

A mesa do Bloco de Esquerda saudou a decisão do Tribunal Constitucional (TC) e lembrou que o Bloco “iniciou em 2011 um processo de enfrentamento político contra os ataques à Constituição a partir das opções orçamentais do Governo”. A coordenadora do Bloco lembrou, neste domingo, que não foi o TC que criou a crise e salientou que a decisão do TC em nada fragiliza a situação de Portugal face às entidades internacionais.

Artigo | 8 de April

O "pai do Serviço Nacional de Saúde", António Arnaut, apelou à "revolta cívica e democrática", porque o país já está "ligado ao ventilador" e o povo não aguenta mais. O ex-ministro da Saúde classificou o primeiro-ministro, Passos Coelho, de "insensível, incompetente e insensato".

Artigo | 8 de April

Conhecido o chumbo de quatro medidas do Orçamento de Estado pelo Tribunal Constitucional, os credores internacionais subiram o tom da chantagem sobre Portugal, exigindo mais austeridade. Wolfgang Schäuble, ministro das Finanças alemão, exige novas medidas. Troika anuncia visita intercalar, imprevista, a Portugal. Bruxelas avisa que sem cumprimento do memorando não há dinheiro.

Artigo | 8 de April

Os Sindicatos da Educação criticaram as intenções governativas de fazer mais cortes na Escola Pública e denunciaram que a "Educação já funciona nos mínimos". Associação Académica de Coimbra prometeu uma atuação "dura" para com o Governo. Federação Nacional dos Médicos diz não ser possível fazer mais cortes no setor sem prejudicar o Serviço Nacional de Saúde.

Author | 8 de April
Artigo | 8 de April

Congresso Democrático das Alternativas acusa Governo de ter reagido de forma “hipócrita e cobarde, utilizando a declaração de inconstitucionalidade de quatro normas do Orçamento de Estado para procurar iludir o falhanço da estratégia até aqui seguida e como desculpa para anunciar um ataque sem precedentes e há muito planeado ao Estado Social em Portugal”.

Artigo | 8 de April

Krugman, prémio nobel da economia e crítico das políticas de austeridade europeias, defendeu no passado domingo, num curto post no seu blogue, que a Portugal basta dizer não - “Just say Não”. O economista defendeu ainda que o Governo vai tentar “propor uma cura com mais austeridade”.

Artigo | 8 de April

A crise política “passou” pelo Parlamento. Uma crise tridimensional: um governo isolado, como ficou claro no debate da moção de censura, com o CDS a cumprir os serviços mínimos e o PS a bater com a porta; um governo em decomposição, cujo último rombo foi a demissão forçada de Miguel Relvas; e, finalmente, um governo fora da lei, reincidente no ataque à Constituição, com um segundo orçamento declarado inconstitucional.

Artigo | 8 de April

Em reação ao discurso do primeiro-ministro, o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, acusou o Governo de estar a preparar um brutal corte nos serviços públicos. José Reis, professor da Faculdade de Economia, defendeu que a proposta do executivo “não é reforma nenhuma, é uma agenda grosseira de natureza liberal de redução do Estado”.