You are here

Pesquisar

Artigo | 5 de April

Luís Fazenda defendeu que o chumbo, por parte do Tribunal Constitucional, de quatro normas do Orçamento do Estado para 2013 conduz "fatalmente" à necessidade de "afastar este Governo e caminhar para eleições antecipadas".

Artigo | 5 de April

Tribunal Constitucional declara inconstitucionais quatro artigos do Orçamento do Estado para 2013. Em causa está o corte no subsídio de férias de funcionários públicos e pensionistas e a redução nas prestações sociais em caso de doença e de desemprego. Bloco considera que exitem "motivos válidos" para Cavaco Silva "dissolver o Parlamento, convocar eleições e demitir este Governo". 

Artigo | 5 de April

Myriam Zaluar era acusada de participar numa manifestação sem autorização, mas a juíza diz que não ficou provado que se tratasse de uma manifestação nem que fosse necessário pedir autorização para aquela iniciativa de um grupo de desempregados. "É um caso anedótico que entupiu o tribunal", disse a ativista à saída.

Artigo | 5 de April

A tentativa do PSD e do CDS de contornar a lei da limitação de mandatos nas autarquias voltou a esbarrar na justiça. O Tribunal Cível rejeitou o recurso e mantém a sentença que impede o autarca de Sintra a candidatar-se a um quarto mandato em Lisboa.

Event | 5 de April

Concerto de homenagem a Miguel Portas
Com Kalu e Zé Pedro (Xutos), Bandex e Diabo a Sete, com intervenções políticas de João Semedo e Marisa Matias.
Lisboa, Largo Camões, 21h.

A Comissão apresenta o filme “Linha Vermelha”, de José Filipe Costa
Ver convite.
Lisboa, Caixa Económica Operária (R Voz do Operário, 64), 21h.

Artigo | 5 de April

Este domingo, o movimento Juventud Sin Futuro convoca uma mobilização internacional sob o lema "Não partimos, somos expulsos". O protesto em Lisboa é na estação do Rossio a partir das 17h e conta com o apoio dos Precários Inflexíveis.

Artigo | 5 de April

Continuamos acima de tudo a carregar o espírito Nightingaliano; abdicamos de nós próprios, para que continue a surgir feito, ao final do dia, o trabalho; optamos pela mecanização fazendo de cada turno uma maratona desgastante, esquecendo que demonstramos às ferozes calculadoras, que olvidam a dignidade de quem cuida e quem é cuidado, que ainda assim se consegue tratar. A boa intenção só reforça os intentos economicistas. As horas de refeição perdidas, a remuneração jocosa, e os rácios criminosos cumprem-se, com uma alma aziada, mas que ainda assim resiste ao protesto. Texto de Tiago Pinheiro

Artigo | 5 de April

A justificação do dinheiro sujo russo para expropriar depósitos nos bancos do Chipre é indecente e seletiva. Segundo os índices da ONG Tax Justice Network, o Chipre ocupa o 20º lugar na tabela mundial de opacidade financeira. Acima dele estão seis nações europeias, como a Alemanha, em nono lugar. Artigo de Rafael Poch, do La Vanguardia.

Event | 5 de April

Homenagem a Cláudio Torres
Mesa redonda intitulada “O Mediterrâneo Islâmico e Medieval: balanço e novas perspectivas” na qual já confirmaram a sua participação António Borges Coelho, José Luís de Matos, Christophe Picard, Jorge Barroca, Alexandre Alves Costa, Santiago Macias, Isabel Cristina Fernandes e Maria Cardeira da Silva. Ver programa e mais informações.
Lisboa, anfiteatro 1 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 10h.

Moçambique em Abril
18h30 – Colóquio “Fotografias, de Santos Rufino a Filipe Branquinho”, com Alexandre Pomar
20h30 – Jantar tradicional (sujeito a inscrição por email ou telefone até dia 18)
22h30 – Música com Malenga e convidados.
Mais informações.
Lisboa, Centro InterculturaCidade.

“Jantar comemorativo dos 39 anos do 25 de Abril”
Organização: Congresso Democrático das Alternativas. Com intervenções de Fernando Vicente (engenheiro), Ana Nicolau (realizadora), José Reis (professor universitário). As inscrições para o jantar podem ser feitas através do site do CDA (aqui) ou através do e-mail [email protected], sendo o preço de 15 euros com o pagamento à entrada do jantar.
Lisboa, Cantina Velha da Cidade Universitária, 19h30.

Sessão Pública: Defender a Escola Pública!
Com Luís Fazenda, um membro da direção do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa e Carlos Oliveira. Ver cartaz e evento no facebook.
Pinhal Novo, Auditório da Junta de Freguesia do Pinhal Novo (entrada pelo
nº 38 da Av. Gen. Humberto Delgado), 21h.

À conversa sobre: Comércio Tradicional. Crise que saídas?
Com António Gomes (autarca, membro da Assembleia Municipal). Ver cartaz.
Torres Novas, sede do Bloco (R General José Vasconcelos Correia, 10), 21h30.

Fora de Palcos
Apresentação do Filme Caos e lançamento do nº 1 da revista “Ensaios de Teatro”, com Eduardo Morais e Inês Leite. Iniciativa do Núcleo da AJA Região de Aveiro em parceria com o Grupo Teatro Ensaio do Porto. Ver cartaz.
Aveiro, na sala Castanha do Mercado Negro (R João Mendonça 17 2º), 21h30.

Event | 5 de April

Debate “Vencer a crise com o Serviço Nacional de Saúde”
Organização: Congresso democrático das Alternativas. Ver evento no facebook e mais informações.
Lisboa, Hotel Roma, entre as 10h e as 19h.

Conferência: “Quando a Tróia era do povo - a Escola dá eco à voz da comunidade”
Organização: centro de Estudos Bocageanos. Com Jaime Pinho, Luísa Soromenho Ramos e Leonardo Silva.
Setúbal, Casa da Cultura de Setúbal (Auditório José Afonso), 15h.

Artigo | 5 de April

Um consórcio de jornalistas de investigação de vários países teve acesso a 2,5 milhões de documentos que revelam os nomes dos beneficiários das empresas sedeadas em paraísos fiscais. É a maior fuga de informação de sempre do lado oculto do sistema financeiro, que esconde mais de 25 biliões de euros.

Vídeo Esquerda | 5 de April

João Semedo defendeu que Miguel Relvas devia ter sido demitido e que "o primeiro-ministro é o único português" que acha que o ex-ministro dos Assuntos Parlamentares não beneficiou de um abuso.

Vídeo Esquerda | 5 de April

Marisa Matias comenta a demissão de Relvas e a mudança de discurso do Governo, que agora procura apontar bodes expiatórios para os seus fracassos.

Artigo | 5 de April

Paralisação dos trabalhadores das docas já dura há uma semana e promete não desistir. Enfrenta Li Ka-shing, considerado o homem mais rico da Ásia, proprietário da empresa que administra o porto.

Artigos Opinião Esquerda | 5 de April

Nas cidades, há territórios de inclusão, de direitos, de emancipação e territórios de exclusão, de atropelo, de opressão.

Artigos Opinião Esquerda | 5 de April

Os pontapés na matemática do FMI, das instituições europeias e do Governo são relevantes, e têm consequências, mas não são o problema.

Artigo | 5 de April

Miguel Relvas conseguiu equivalência a 32 das 36 cadeiras do curso, mas acabou por ser uma das quatro cadeiras que frequentou a custar-lhe a licenciatura, já que o ex-ministro foi o único aluno aprovado sem nenhum exame escrito. Para Nuno Crato, "foi um acaso" esta decisão ter sido divulgada numa semana de turbulência para o Governo.