Artigo | 2 de April

A deputada bloquista Ana Drago defendeu hoje que a eletricidade é um "bem essencial" e deve voltar à taxa de 6% de IVA e considerou que a liberalização do mercado é "uma ficção" que tem "aumentado a fatura". Na próxima quinta-feira discute-se, na Assembleia da República, um projeto de lei do Bloco que propõe a redução do IVA da eletricidade e do gás natural dos 23% para os 6%.

Artigo | 2 de April

O Sindicato da Construção de Portugal alertou esta terça-feira para um agravamento de 60% do custo final da Autoestrada do Marão devido à paragem dos trabalhos que levou à desmontagem de estaleiros e retirada de máquinas. Segundo o sindicato cada mês, em que as obras estão paradas, custa 2 milhões de euros ao Estado.

Artigo | 2 de April

A pequena cidade de Nelson, com os seus 1300 habitantes, tem sido foco de atenção mundial Na passada segunda-feira, o Conselho Municipal aprovou, por unanimidade, uma estranha lei, que exige dos chefes de família a posse obrigatória de arma de fogo.

Artigo | 2 de April

Segundo um estudo publicado, investigadores nos EUA estão perto de conseguir utilizar CO2 presente na atmosfera e utilizá-lo como biocombustível. Cientistas dizem que a descoberta pode ajudar a combater as alterações climáticas e ao mesmo tempo fornecer uma nova opção para responder à procura crescente de energia.

Artigo | 2 de April

O impasse político persiste em Itália, depois de fracassadas as tentativas de constituição de uma coligação de governo maioritária, o Presidente Giorgio Napolitano avançou com a criação de uma "comissão de sábios" - dívida por dois grupos, um político e outro económico - para gerir a crise política. Os principais partidos italianos já criticam a decisão presidencial. O país continua a ser governado por Mario Monti, que não passou dos 10% nas últimas eleições.

Artigo | 2 de April

A taxa de desemprego, em fevereiro de 2013, estabilizou nos 12% na zona euro e nos 17,5% em Portugal, que continua a apresentar a terceira taxa mais alta, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat. Em comparação com o mesmo período do ano passado, Portugal passa de 14,8% para 17,5%.

Artigo | 2 de April

Os dados do Instituto Nacional de Estatística vêm mais uma vez desmentir a narrativa do Governo e da troika. As políticas de austeridade não têm contribuído para a redução da dívida pública, mas para o seu aumento face ao PIB. Em 2012 a dívida aumentou 19,2 mil milhões de euros, 5,7 mil milhões, um quinto do total, dizem respeito à quebra do Produto Interno Bruto.

Artigos Opinião Esquerda | 2 de April

Atenas mudou radicalmente. A cidade está pobre e não é preciso que ninguém o diga. Vê-se e sente-se. As lojas fecham e as que não fecham foram-se deprimindo. O empobrecimento é já uma realidade estabelecida nos países onde entrou a Troika.

Artigo | 2 de April

No país mais pobre da União Europeia quatro pessoas imolaram-se pelo fogo nos últimos dias e o número de suicídios sobe em flecha. A crise e as políticas de austeridade, impostas por Bruxelas, são apontadas como razões explicativas do terrível fenómeno. Para Hristo Hinkov, psiquiatra do Centro Nacional de Saúde Pública, "a onda de imolações é um sintoma de desespero social".