You are here

Pesquisar

Artigo | 28 de February

Moção apresentada pelo Bloco de Esquerda defende a titularidade e gestão exclusivamente pública dos serviços de abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos; outra moção opõe-se à “a redução da autonomia dos órgãos municipais na fixação de tarifas dos mesmos serviços.

Artigo | 28 de February

Deveria ser o mais moderno do mundo e ter sido inaugurado em 2011. Mas o orçamento derrapou para o dobro, a sua capacidade em passageiros/ano diminuiu, e não se sabe quando estará pronto. A famosa eficiência germânica naufraga num escândalo sem fim.

Artigos Opinião Esquerda | 28 de February

As pessoas, e não apenas os suspeitos do costume, parecem ter-se recordado que a democracia também se faz nas ruas, mostrando indignação, mostrando que se é exigente e que a vontade de mudança é uma arma que pode e deve ser mostrada.

Artigo | 28 de February

O vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado, queria saber a identidade dos trabalhadores sindicalizados da EPUL e das pessoas que fazem parte de estruturas representativas dos trabalhadores. A Comissão Nacional de Proteção de Dados recusou o pedido, considerando que se trata de “dados sensíveis” e que não havia "garantias de não discriminação".

Artigo | 28 de February

Há ou não riscos para a saúde pública resultantes da entrada de carne de cavalo contaminada na cadeia alimentar? E, se existe, deverá ser distribuída pelos mais pobres e carenciados da União Europeia, como sugeriu um ministro alemão? Perguntas levantadas em Bruxelas pela eurodeputada Alda Sousa, perante o comissário maltês Tonio Borg.

Event | 28 de February

Encontro Nacional de Jovens T!
Organização: Rede Ex Aequo. Mais informações.
Lisboa, sede da UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta (Rua da Cozinha Económica, Bloco D, 30-M e 30-N, Alcântara), 9h30.

Colóquio: Desigualdade e pobreza
Abertura por João Bau (deputado do Bloco na Assembleia Municipal de Lisboa) e encerramento por Helena Pinto (deputada do Bloco na AR) e João Semedo (coordenador do Bloco de Esquerda). Ver programa e cartaz.
Lisboa, Fórum Lisboa (antigo cinema Roma), a partir das 10h.

Tertúlia/debate: A memória de Gisberta – Transexualidade e discriminação múltipla
Ver cartaz.
Porto, Espaço cultural A Cadeira de Van Gogh (R do Morgado Mateus, n.º 41), 15h30.

Sessão: O conto de Mário Dionísio
Sessão com Maria Alzira Seixo sobre os livros: o Dia cinzento (1944), O dia cinzento e outros contos (1967), Monólogo a duas vozes (1986)e A morte é para os outros (1988). Ver cartaz.
Lisboa, Casa da Achada, 16h.

Projeção do filme CINCO CÂMARAS PARTIDAS
De Emad Burnat, Guy Davidi, 90 min. Organização: Mob e Comité de Solidariedade com a Palestina. Ver cartaz.
Lisboa, espaço associativo MOB (Tv da Queimada, 33), 21h30.

Artigo | 28 de February

A coordenadora do Bloco afirmou na AR que troika e governo “erraram sobre a recessão”, sobre o desemprego e na dívida e salientou: “para sair da crise é preciso cortar, mas cortar na dívida e não no Estado Social”. Catarina Martins frisou ainda: “Os milhares que no sábado, 2 de Março, vão encher as ruas do país, sabem que este Governo é incapaz de tirar o país da crise”.

Vídeo Esquerda | 28 de February

A eurodeputada bloquista participou na manifestação cidadã do último fim de semana em Madrid e conta o que viu nesta reportagem.

Artigos Opinião Esquerda | 28 de February

Os milhares que no sábado, 2 de Março, vão encher as ruas do país, sabem que este Governo é incapaz de tirar o país da crise. E fazem por Portugal o que este governo é incapaz de fazer: mostram à troika, à Europa e ao mundo, que há um povo que não aceita ser espezinhado e que exige outro rumo.

Artigo | 28 de February

As quimeras da Troika ganham tempo para o governo destruir o Estado Social mas não impedem que, no fim, se chegue na mesma à conclusão: a dívida não pode ser paga. Por Sara Rocha.

Artigo | 28 de February

“Que se lixe a troika! O povo é quem mais ordena!” é o lema que ganha relevo na sociedade portuguesa e que se irá ouvir em 37 cidades, pelo menos, no próximo sábado - num momento em que a troika está em Portugal. Em Lisboa, a Maré da Educação irá juntar-se à Maré da Saúde. Diversas marés estão a organizar-se também no Porto. A Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados (APRe!) participa nas manifestações de Lisboa, Porto, Coimbra, Leiria e Faro.

Artigo | 28 de February

O Bloco marcou para esta quinta-feira um debate na Assembleia da República sobre a dívida e a sétima avaliação da troika, em nome da transparência e sobre o que se está passar nos corredores do ministério das Finanças.

Artigo | 28 de February

A poucos dias do Governo se lançar, com a ajuda da troika, em mais um corte de 4000 milhões de euros nos serviços públicos, o esquerda.net publica uma série de gráficos que revelam o verdadeiro estado do Estado Social. Começamos pela Educação. 

Artigo | 28 de February

A investigação por lavagem de dinheiro do Banco do Vaticano, as indemnizações pelos escândalos sexuais e o número decrescente de fiéis e doações são alguns dos problemas que o próximo pontífice herdará. Em reportagem de Marcelo Justo, Jason Berry, fala sobre as finanças secretas da Igreja Católica, tema que foi objeto da sua investigação nos últimos 25 anos.

Artigos Opinião Esquerda | 28 de February

Está na hora de inverter a tendência neoliberalizadora e baixar progressivamente mas rapidamente os preços dos transportes públicos. O custo de não o fazermos não é apenas elevado, é mesmo insuportável.

Artigo | 28 de February

A queda da atividade durante o quarto trimestre de 2012 demonstra que a Europa entrou numa nova recessão e que a retoma não tem data de chegada. Por Marco Antonio Moreno

Artigo | 28 de February

Aproveitar a iluminação das residências e escritórios para transmitir dados é uma ideia antiga, mas que depende de avanços na própria iluminação. Um problema que poderá ser resolvido com o desenvolvimento dos microLEDs. Os investigadores estão a chamar às novas redes óticas de redes Li-Fi, em substituição das redes Wi-Fi atuais. Artigo do Site Inovação Tecnológica