You are here

Pesquisar

Vídeo Esquerda | 21 de February

Luís Fazenda acusa o ministro Nuno Crato de fazer "um discurso divorciado da realidade do país em que vive, vindo "falar em expansão do sistema educativo, quando Portugal está claramente em retração".

Artigo | 21 de February

O esquerda.net disponibiliza aqui o toque de telemóvel com o ministro Miguel Relvas a tentar cantar "Grândola Vila Morena" no Clube dos Pensadores em Gaia.

Artigo | 21 de February

"A proposta da Comissão Europeia representa um retrocesso em relação aos princípios há muito aceites para a investigação médica", afirmou esta quarta-feira a eurodeputada do Bloco de Esquerda, Alda Sousa.

Vídeo Esquerda | 21 de February

O Bloco de Esquerda recebeu representantes da Iniciativa por uma Auditoria Cidadã à Dívida Pública. João Semedo e José Castro Caldas explicam as conclusões do encontro.

Artigos Opinião Esquerda | 21 de February

Quando penso no país do bloco central é Coimbra que me vem logo à cabeça. E isso desgosta-me como conimbricense.

Artigo | 21 de February

A magnífica exposição do fotógrafo checo naturalizado francês, realizada no âmbito da iniciativa Marselha Capital Europeia da Cultura, revela também os tiques do novo-riquismo que tantas vezes enformam a programação dos grandes eventos culturais. Por Nuno Casimiro

Artigo | 21 de February

Ernst von Freyberg é um advogado alemão que administra um grupo dono de estaleiros militares. Dizem que deixaria esse negócio. Por Julio Algañaraz, do Clarín.

Artigo | 21 de February

Bancos, escolas, fábricas, transporte e até mesmo táxis tiveram as suas atividades interrompidas nas últimas horas. Paralisação que envolveu muitos milhões de pessoas foi convocada pelas 11 centrais sindicais.

Artigo | 21 de February

Com apenas uma semana de intervalo, o Ministério da Justiça publicou a transferência da propriedade das empresas do ministro-adjunto e do recém-nomeado Secretário de Estado do Empreendedorismo, vindo do grupo do BPN. Miguel Relvas e Franquelim Alves entregam a gerência da Integrabalance e da New Finance às filhas de 28, 24 e 21 anos de idade. 

Artigo | 21 de February

O Hospital de Braga, gerido por uma Parceria Público-Privada com o grupo Mello, está a negar medicação a doentes cancerosos em regime ambulatório. O Bloco já tinha denunciado a situação em junho e em outubro, mas tanto o Hospital como o ministro ignoraram os alertas.

Artigos Opinião Esquerda | 21 de February

Aceitamos as tragédias como um mal necessário, as dificuldades como um calvário inevitável. O caminho que nos mostram esconde outros que podemos seguir.

Artigo | 21 de February

No centro de Genebra, só um olhar atento distingue a pequena placa dourada da Gunvor − empresa especializada no setor petrolífero que gerou em 2011 um volume de negócios de 60 mil milhões de euros − da placa de um simples escritório de advocacia. Ao contrário dos relojoeiros e dos banqueiros, os negociantes de matérias-primas não instalam letreiros para iluminar a enseada de Genebra, na extremidade do Lago Léman, tampouco pagam por publicidades chamativas nas lojas. Por Marc Guéniat, do Le Monde Diplomatique.

Artigo | 21 de February

A Comissão para a revisão do IRC vai propor a criação de um regime fiscal para as holdings semelhante ao holandês. A comissão é liderada por Lobo Xavier, que também administra a SONAE, uma das empresas do PSI-20 que mudou a sede fiscal para a Holanda de forma a escapar aos impostos em Portugal.

Artigo | 21 de February

Depois dos bombeiros galegos terem ajudado a evitar o despejo de uma octogenária na Corunha, os seus colegas catalães e madrilenos juntam-se à atitude solidária com as vítimas da crise. 

Artigos Opinião Esquerda | 21 de February

"Temos dignidade e honra. Foi o povo que nos confiou o poder e hoje devolvemo-lo", afirmou ontem o primeiro-ministro búlgaro, na hora da demissão de um Governo contestado nas ruas por causa do aumento brutal do preço da eletricidade e da corrupção. 

Artigos Opinião Esquerda | 21 de February

A cultura – enquanto dimensão de política pública – não pode continuar a ser entendida como mero entretenimento ou ocupação dos tempos livres vocacionada para a distração dos cidadãos mais aborrecidos, mas antes como uma capacidade ativa de cidadania.

Artigo | 21 de February

Cerca de mil pessoas participaram na manifestação em Viana do Castelo pela viabilização dos Estaleiros Navais. Para os trabalhadores, o processo de privatização "moribundo e maquiavélico" deve parar imediatamente.