You are here

Pesquisar

Vídeo Esquerda | 20 de February

Cecília Honório acusa o PSD de querer fazer de Miguel Relvas "um exemplo do arauto da democracia" por "não aguentar a voz do país e dos jovens que são esmagados pelas políticas do governo". 

Event | 20 de February

Fado Aleixo – Afonso Dias e a sopa dos pobres
Ver cartaz.
Setúbal, Casa da Cultura de Setúbal (R Detrás da Guarda 24-36), 16h.

Artigo | 20 de February

Pedro Filipe Soares arrasou o desempenho do governo, depois do ministro Vítor Gaspar ter admitido que a recessão será o dobro da prevista. “Se houvesse uma verdadeira avaliação da execução orçamental a troika e o governo chumbavam”, defendeu o líder do grupo parlamentar do Bloco, sublinhando que, “se a troika não o vai chumbar porque está a fazer o que a troika quer, o país vai chumbar o governo e vai exigir outra política e, se for preciso, também outro governo”.

Vídeo Esquerda | 20 de February

Pedro Filipe Soares arrasa o desempenho do Governo, depois do ministro Vítor Gaspar ter admitido que a recessão será o dobro da que o Governo tinha previsto há apenas 50 dias.

Artigos dossier | 20 de February

O filme de Steven Spielberg despertou o interesse sobre um dos mais importantes personagens da história da América do Norte, no momento em que o jovem país vivia a sua segunda revolução, após a da independência. Motivo mais que suficiente para publicar este dossier, que apresenta diferentes e polémicos pontos de vista sobre o filme, o papel de Lincoln na abolição da escravatura, e as influências de Marx. Dossier organizado por Luis Leiria.  

Artigo | 20 de February

O líder do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, afirmou esta quarta feira que as previsões macroeconómicas do governo deram um “enorme trambolhão” e pediu ao ministro das Finanças “seriedade” para assumir que as previsões “falharam”.

Artigo | 20 de February

Após dez dias de protestos contra as medidas de austeridade e o elevado custo da eletricidade, que tem sido marcados por intensos confrontos com a polícia, o primeiro-ministro búlgaro, Boiko Borisov, anunciou a demissão de seu governo, responsável pelo aumento, em julho de 2012, do preço da energia em 13%, pelo congelamento de salários e pensões, e pelo aumento generalizado do custo de vida da população búlgara.

Artigo | 20 de February

Portos, aeroportos, ferrovias e escolas paradas, hospitais só atenderam urgências. As duas maiores centrais sindicais convocaram a paralisação, que afirmam ser a resposta às políticas que levaram o país a um beco sem saída. Tsipras chama o povo a tomar o destino nas suas mãos.

Artigo | 20 de February

Esta quarta feira, o ministro da Saúde, Paulo Macedo, foi, à semelhança do que aconteceu com Miguel Relvas e Pedro Passos Coelho, interrompido por um grupo de manifestantes que cantaram a música “Grândola, Vila Morena” e exigiram a demissão do governo.

Artigo | 20 de February

Reagindo às declarações do ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, que afirmou que os protestos de que foi alvo esta terça feira no ISCTE foram da responsabilidade do Bloco de Esquerda, João Semedo frisou que “é preciso ter noção de que a impopularidade do ministro Miguel Relvas é património nacional”.

Artigo | 20 de February

Na passagem do 3º aniversário da aluvião de fevereiro de 2010, que tirou a vida a mais de 40 pessoas, o Bloco Madeira questiona a prioridade do Governo de Alberto João Jardim que utiliza entre 40 a 60 milhões de euros da Lei de Meios para construir um cais acostável, no Funchal, enquanto existem dezenas de famílias, que perderam haveres e entes queridos, que não tiveram qualquer ajuda.

Artigo | 20 de February

Na segunda feira, Hugo Chávez anunciou o seu regresso à Venezuela, estando atualmente internado no Hospital Militar de Caracas. A notícia, que foi recebida com muita emoção pelos venezuelanos, levanta algumas dúvidas sobre as razões que ditaram o seu regresso.

Artigo | 20 de February

A Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados (APRe!) convoca todos os reformados e pensionistas a participarem juntos nas manifestações do 2 de março sob o lema "Não somos descartáveis".

Artigo | 20 de February

"Sem Educação de qualidade não há país que sobreviva à crise", diz o manifesto que convoca a comunidade educativa para o 2 de março em Lisboa, com concentração e partida do Ministério da Educação, na Av. 5 de outubro, às 15h. 

Artigo | 20 de February

A convocatória do 2 de Março nas redes sociais passa também pelo trabalho de artistas gráficos, com imagens que têm sido partilhadas por milhares de pessoas. O esquerda.net selecionou alguns destes "cartazes virtuais".

Artigos Opinião Esquerda | 20 de February

A nova lei das rendas está a causar pânico social entre os inquilinos mais idosos e carenciados. Só resta uma solução: a revogação imediata da lei.

Artigo | 20 de February

Num comunicado intitulado “Que se Lixe a Troika, queremos o Ensino Superior de volta!”, um grupo de “ativistas e dirigentes estudantis, de muitas cidades, associações de estudantes, colectivos e movimentos” acusam o governo de condenar os estudantes à “precariedade ou à emigração” e apelam “à participação massiva dos estudantes nas mobilizações de dia 2 de março”.

Artigos Opinião Esquerda | 20 de February

Não podemos nem devemos confundir a deriva autoritária e conservadora deste Governo com deveres de cidadania ou princípios de equidade fiscal. Alhos não são bugalhos e banqueiros não são taberneiros.