Artigo | 18 de February

No final de um encontro com membros da Iniciativa para uma Auditoria Cidadã à Dívida (IAC), o coordenador do Bloco de Esquerda, João Semedo, defendeu ser urgente "renegociar a dívida, porque nós não temos condições para pagar uma dívida, cujos juros e montantes nos asfixiam completamente". O deputado bloquista sublinhou ainda que não basta dizer "que chega de memorando e de troika é preciso mudar de página e de política".

Artigo | 18 de February

A curto prazo, o seu risco é irrelevante. Mas a história mostra: mesmo a colisão de um objeto astronomicamente pequeno pode abalar a vida terrestre. Por Joel Achenbach.

Event | 18 de February

Ciclo de conferências da juventude
Ver cartaz e regulamento de participação.
Lisboa, Parque das Nações (Auditório FDJ), entre as 9h e as 17h.

Feira do Livro LGBT
16h: Oficina de escrita criativa de temática lésbica*
17h: Concurso «Um conto arco-íris»: anúncio do trabalho vencedor, com os membros do júri - Richard Zimler, Marta Crawford, Rui Vitorino Santos, Isabel Advirta (presenças a confirmar)
18h: Lançamento do livro «Famílias no plural», com a presença de Paulo Côrte-Real e Jorge Gato
Mais informações.
Porto, Centro Comercial Bombarda (Rua de Miguel Bombarda, 285).

Peça “O Cerco de Leninegrado” - Teatro Estúdio Fontenova
Ver informações no facebook.
Setúbal, Fórum Municipal Luísa Todi Setúbal, 21h30.

Artigo | 18 de February

Mário Draghi, Presidente do Banco Central Europeu, recusou hoje em Bruxelas flexibilizar o programa de austeridade português. A eurodeputada do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, defendeu que enquanto "houver austeridade, não pode existir uma política orçamental para o crescimento".

Artigo | 18 de February

Dirigentes da Fenprof garantem que só abandonarão as instalações do Ministério da Educação, onde estão concentrados desde as 11:00, até ter uma resposta para o pedido de reunião efetuado em dezembro.

Artigo | 18 de February

No passado domingo, as Marés Brancas pela Saúde fizeram-se ouvir em quinze cidades espanholas contra os planos de privatização da saúde pública. Movimentos e sindicatos garantem que não vão parar de lutar e não baixarão os braços perante as intenções privatizadoras do PP.

Artigos Opinião Esquerda | 18 de February

Relatórios mostram que "no mínimo 2.629 pessoas foram mortas até agora por ataques de drones da CIA no Paquistão". Apesar disso, o presidente Barack Obama decidiu indicar John Brennan, um defensor dos drones e das técnicas de tortura, para diretor da CIA.

Artigo | 18 de February

O novo triunfo de Correa coloca grandes desafios na direção do cumprimento das propostas do programa de governo 2013-2017 da Alianza País. No horizonte das dívidas pendentes está atacar a concentração da terra, promover a redistribuição da água, a lei de comunicação, enfrentar os grupos monopolistas que concentram a economia, abrir o diálogo político com os povos indígenas e combater a corrupção.

Artigos Opinião Esquerda | 18 de February

“E se o trabalho não for um direito mas uma mercadoria?”, pergunta a Fundação do patrão do Pingo Doce, dando visibilidade aos economistas que preparam o terreno ideológico da mudança de regime e o regresso ao passado.

Artigo | 18 de February

A coordenadora do Bloco de Esquerda Catarina Martins afirmou hoje que a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) “está a ser desmantelada à margem da lei, com a entrega de linhas a privados, com negócios financeiros ruinosos”.

Event | 18 de February

Encontro/comício: As consequências da crise económica na Europa do Sul e a resposta da Esquerda Europeia
Com representantes da FGTB e os eurodeputados do SYRIZA (Nikolaos Chountis), da Izquierda Unida (Willy Meyer) e do Bloco de Esquerda (Alda Sousa). Ver cartaz.
Bruxelas, @Espaces Marx (Rue Rouppe 4), 19h.

Artigo | 18 de February

O esquerda.net entrevistou Maria Luísa Cabral, dirigente da associação “APRE!” (aposentados, pensionistas e reformados) em Lisboa, que nos falou como está a associação em Lisboa, quais são os objetivos imediatos e a longo prazo e como estão a pensar participar nos próximos protestos. Frisando que já têm mais de mil sócios no distrito de Lisboa e que pretendem ter "assento no Conselho Económico e Social" pois querem "discutir as nossas reformas e as nossas pensões"