Artigo | 16 de February

Muitos milhares de pessoas manifestaram-se neste sábado em meia centena de cidades do Estado espanhol pelo fim dos despejos, numa jornada convocada pela Plataforma de Afectados por la Hipoteca.

Artigo | 16 de February

Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP, afirmou no final da manifestação que “está na hora de Passos Coelho prestar um serviço ao povo e ao país e se ir embora”

e anunciou ações diárias de luta até final de março. Em declarações à RTP, o coordenador do Bloco de Esquerda, João Semedo, salientou que só é possível parar a política governamental de empobrecimento do país “se o povo sair à rua em manifestações como esta ou como a que está convocada para 2 de março”.

Artigo | 16 de February

Dezenas de pessoas cantaram o “Grândola, Vila Morena” na AR, no momento em que Passos Coelho ia falar. O vídeo publicado por esquerda.net já ultrapassou as 200 mil visualizações e foi divulgado em diversos meios de comunicação de Espanha. A ação foi organizada pelo movimento “Que se lixe a troika”, que está a convocar o protesto nacional “O povo é quem mais ordena”, já convocado em 21 cidades, para o dia 2 de março.

Artigo | 16 de February

Um movimento de pessoas de várias sensibilidades de esquerda está a preparar uma candidatura independente à Câmara: “Cidadãos por Coimbra”. Uma carta assinada por Ana Pires, José Dias, Miguel Cardina e Olinda Lousã aponta alguns princípios e defende: "É urgente elevar Coimbra a um nível de ambição que, nas últimas décadas, não foi atingido. É esse o nosso compromisso."

Artigos Opinião Esquerda | 16 de February

Sendo um imperativo de bom senso económico, o aumento do salário mínimo é mais do que tudo uma escolha política.

Artigo | 16 de February

Um novo estudo alerta que os répteis podem enfrentar riscos crescentes devido às mudanças climáticas, que exacerbam a vulnerabilidade devido à destruição de habitat, à captura excessiva para o comércio de vida selvagem, e à introdução de espécies invasivas. Artigo publicado por Mongabay, traduzido por Instituto CarbonoBrasil.

Artigos Opinião Esquerda | 16 de February

O racismo ciganófobo e negrófobo é uma espécie de instituição que resulta da tradição filosófica e política que sempre considerou, e ainda considera, os negros e os ciganos como inferiores.

Artigo | 16 de February

Este artigo critica os filmes feitos recentemente sobre a luta antiterrorista, devido à falta de sensibilidade demonstrada face aos Direitos Humanos. Texto de Vicenç Navarro publicado na revista digital SISTEMA, a 1 de Fevereiro de 2013.

Artigo | 16 de February

Neste sábado, vão decorrer ações de protesto em 24 cidades do país contra o empobrecimento e a exploração. A CGTP, que promove as ações, espera a participação de muitos milhares de pessoas. A central sindical anunciou também que vai apresentar à OIT uma queixa contra o Estado português por violação de normas de várias convenções de trabalho.