You are here

Pesquisar

Vídeo Esquerda | 16 de January

O líder parlamentar do Bloco, Pedro Filipe Soares critica o Governo que quer promover "um grande debate" na sociedade civil sobre o Estado Social, mas "à porta fechada e com um relatório encomendado ao FMI". "O Banco de Portugal disse-nos ontem que todos ao avisos foram feitos ao Governo e que os seus dados macroeconómicos não são credíveis", afirma ainda.

Artigo | 16 de January

Em janeiro de 1911, os ferroviários estiveram em greve durante cinco dias, conquistando importantes direitos, que ainda hoje se mantêm. A Fectrans divulgou um significativo conjunto de documentos da época. Nesta quinta-feira, os ferroviários manifestam-se em Lisboa pelo cumprimento dos acordos de empresa e com o lema “Parem de nos Roubar”.

Artigo | 16 de January

Numa Carta Aberta “aos dirigentes políticos e às autoridades de saúde da Europa” os presidentes das associações médicas e outras personalidades dos quatro países apelam a uma rápida revisão das políticas de austeridade para “urgentemente evitar mais deterioração da saúde e dos serviços de saúde”. O bastonário da Ordem dos Médicos, José Manuel Silva, frisou na apresentação da carta que se trata de um movimento “internacional inédito”.

Artigos Opinião Esquerda | 16 de January

A troika não veio para pagar salários, veio para salvar bancos, cada cêntimo retirado aos trabalhadores será o lucro dos mercados financeiros. Saúdo todos os trabalhadores que têm estado em greve. Esta é a voz do país que não é escravo.

Artigo | 16 de January

Cavaco Silva não ouviu o apelo de autarcas e populações e promulgou a lei que extingue 1.165 freguesias. A lei foi aprovada, a 21 de dezembro de 2012, pela maioria PSD/CDS, com o voto contra de todos os restantes partidos. Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do Bloco, declarou que o PR “fez orelhas moucas das reivindicações das populações e da maioria dos autarcas”.

Flickr Photoset | 16 de January
Artigo | 16 de January

Os aumentos tarifários levados a cabo pelo Governo em 2013 ultrapassam os 20% e chegam a atingir os 61,4%, de acordo com as novas tabelas de preços publicadas pelas empresas de transportes públicos da região metropolitana de Lisboa e do Porto. A coordenadora do Bloco, Catarina Martins, anunciou a entrega de um “projeto de resolução na AR para que estes aumentos não possam acontecer”.

Artigo | 16 de January

O Hospital de Guimarães só disponibiliza medicação para 15 dias, mesmo para doentes crónicos. O Bloco de Esquerda denuncia a situação, considera este racionamento inaceitável e salienta que a medida “dificulta a adesão à terapêutica”, “prejudica os utentes” e “fá-los arcar com custos de transportes que, para muitas pessoas, são difíceis de suportar”.

Artigo | 16 de January

A deputada do Bloco salientou que o relatório do Banco de Portugal, que prevê a queda da economia portuguesa seja de 1,9% em 2013 - o dobro das previsões do governo, mostra a incapacidade de sair do atoleiro, salientando que o Governo “está determinado em fazer cortes de tal maneira que são absolutamente desastrosos para a nossa capacidade de crescimento económico".

Vídeo Esquerda | 16 de January

Marisa Matias defende a urgência dos eurobonds perante o falhanço da austeridade. Salienta ainda que é essencial “garantir o acesso aos títulos de dívida europeia às economias com altos níveis de endividamento e desemprego”, pois “caso contrário é como dizer a um doente que ele só pode ter acesso aos medicamentos necessários depois de se ter curado”.

Artigos Opinião Esquerda | 16 de January

No Equador, começou a campanha eleitoral para eleger o presidente, o vice-presidente e 137 deputados à Assembleia Nacional. Rafael Correa tem um amplo favoritismo nas sondagens. O que explica tamanho apoio ao atual governo? Que dilemas enfrenta?

Artigos Opinião Esquerda | 16 de January

A semana passada ficou-se a conhecer o relatório que o Governo pediu ao FMI. Este relatório ilustra várias tendências da política do nosso tempo que este Governo tem levado ao extremo mais absoluto.

Artigo | 16 de January

A Esquerda Unitária no Parlamento Europeu (GUE/NGL) condena a intervenção militar estrangeira, de matriz francesa, no Mali sublinhando que não é disso que um dos mais pobres países do mundo precisa, mas sim de diálogo e justiça social.

Artigo | 16 de January

Primeiro estudo a avaliar profundamente os benefícios de limitar as emissões de gases do efeito estufa afirma que a produção de alimentos estaria entre as áreas que mais sairiam a ganhar com políticas nesse sentido. Por Fabiano Ávila do Instituto CarbonoBrasil

Artigo | 16 de January

O Tribunal Constitucional indeferiu o recurso de Macário Correia, dirigente do PSD e presidente da Câmara de Faro. Macário Correia tinha sido condenado pelo Supremo Tribunal Administrativo por violação dos regulamentos de urbanismo e ordenamento do território, contrariando até pareceres de técnicos camarários, quando era presidente da Câmara de Tavira.