You are here

Pesquisar

Artigos Opinião Esquerda | 23 de May

É incompreensível que a Câmara Municipal de Lisboa não se comprometa a agir politicamente junto das restantes municipalidades para garantir o financiamento à Metropolitana.

Artigos dossier | 23 de May

“Ouçam [a minha música], tentem compreender, gostar, partilhar”, disse o pianista e compositor Bernardo Sassetti, numa das suas últimas entrevistas. Falecido prematuramente aos 41 anos, que melhor homenagem fazer-lhe que não seja ouvir a sua música? Neste dossier, procuramos traçar um percurso, baseado nas palavras do próprio Sassetti, acompanhados de links para vídeos de apresentações e músicas. Dossier de Luis Leiria.   

Vídeo Esquerda | 23 de May

Francisco Louçã denunciou a adenda do PS como "um penacho na cabeça do Tratado Orçamental" e afirmou que "a Europa carece de valores e de convicções, e neste debate essa carência de valores está mais clara do que nunca: há oportunidade e jogo político, mas crescimento e respostas às dificuldades não parecem abundar".

Artigo | 23 de May

O Parlamento Europeu aprovou esta quarta-feira uma taxa sobre transações financeiras de 0,1 sobre ações e obrigações e de 0,01% sobre produtos financeiros derivados. Os fundos especulativos de pensões ficaram de fora. Dois terços do valor obtido serão encaminhados para o orçamento europeu e um terço para o respetivo orçamento nacional. A taxa poderá arrecadar 80 milhões de euros anuais daqui a oito anos, dizem as estimativas.

Artigo | 23 de May

Quinze meses após as revoltas que puseram fim aos 20 anos do governo de Hosni Mubarak, os egípcios vão às urnas esta quarta e quinta-feira para escolher o novo presidente do país, terminando assim o período de transição de um governo militar para um governo civil. Artigo de Sandro Fernandes, no Cairo, para a Opera Mundi.

Artigo | 23 de May

Dezenas de milhares de pessoas manifestaram-se esta terça-feira em Montréal em solidariedade com o protesto contra o aumento das propinas. É a resposta à decisão do Governo, que suspendeu o ano lectivo e restringiu o direito à manifestação, numa altura em que se vê ameaçado por um escândalo de corrupção.

Artigo | 23 de May

Confrontado com a desistência de 10% dos alunos da Universidade do Porto no programa Erasmus, Marques dos Santos defendeu que "era importante esses números deixarem de ser notícia e aguardar que as coisas evoluam naturalmente". Esta terça-feira, dezenas de estudantes deixaram à porta do Reitor um envelope gigante com queixas contra os cortes no financiamento.

Event | 23 de May

Manifestação Nacional Contra a Extinção das Freguesias
Organização: Plataforma Nacional Contra Extinção de Freguesias
Barcelos.

 

VII Encontro pelo Rio Sabor
Mais informações.
Lagoa – Macedo de Cavaleiros, 10h.

Oficina de fotografia: inquérito ao bairro
Com Youri Paiva e outros – será fotografado o bairro onde fica a Casa da Achada - São Cristóvão. Ver imagem.
Lisboa, Casa da Achada, 15h30.

Lançamento do romance: “Povo que lavas no rio”
Obra de João Fernandes. Apresentação por Isac Graça. Ver convite.
Lisboa, livraria "Les Enfants Terribles" (junto ao cinema King, ao lado do Teatro Maria Matos), 17h.

Artigo | 23 de May

Os jovens que têm organizado manifestações pela demissão do presidente angolano foram atacados e espancados por um grupo armado com pistolas, catanas e barras de ferro durante uma reunião esta terça-feira à noite. As eleições em Angola estão marcadas para o dia 31 de agosto.

Artigos Opinião Esquerda | 23 de May

Um aumento de queixas relacionadas com os direitos das crianças, nomeadamente com abandono escolar e trabalho infantil, foi reportado pelo Provedor de Justiça ao comissário para os Direitos Humanos do Conselho da Europa em visita recente ao país.

Vídeo Esquerda | 23 de May

Luís Cunha, membro do CENA - Sindicato dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual, fala das razões do protesto musical de dia 24 e da situação que a orquestra atravessa.

Vídeo Esquerda | 23 de May

Marisa Matias criticou as ameaças dos responsáveis europeus em caso de vitória da esquerda na Grecia, como o "g-euro" inventado pela banca alemã. E apelou para que a Europa deixe de usar o medo para manter os cidadãos reféns dos mercados financeiros.

Artigo | 23 de May

Uma denúncia recebida no blogue dos Precários Inflexíveis acusava a empresa Axes Market de estar a burlar os jovens contratados. Centenas de comentários confirmaram a história, que era repetida por outra empresa: a Ambição Internacional, que pôs uma providência cautelar para esconder as denúncias. Ao seu lado tem os juízes das varas cíveis de Lisboa, para quem "pouco importa que o facto seja verdadeiro". O PI diz que a liberdade de expressão está em causa e vai recorrer da decisão.

Artigo | 23 de May

As notícias da ameaça de divulgação de detalhes da vida privada duma jornalista do Público na internet, por causa da investigação sobre as ligações entre serviços secretos, empresas e políticos, é o mais recente caso que envolve o ministro adjunto. Há poucos meses, Relvas foi acusado de mandar calar as crónicas incómodas ao presidente angolano na rádio pública.

Artigo | 23 de May

Do BPN ao "mensalão", nos últimos anos o nome do ministro Miguel Relvas surgiu associado a figuras envolvidas em escândalos que têm em comum a promiscuidade entre políticos e negócios.

Artigo | 23 de May

Antes de tomar posse a 21 de junho como ministro, a escolha da "pessoa a seguir a Passos Coelho que mais manda no PSD" já incomodava Marcelo Rebelo de Sousa. "Eu acho que por aqui pode vir um grande sarilho a prazo", previa o comentador político sobre o único ministro de Passos que nem lhe mereceu o benefício da dúvida.

Artigos Opinião Esquerda | 23 de May

No próximo dia 24 de Maio em Paris, a Cour de Cassation vai pronunciar-se sobre um recurso do procurador-geral no processo “Erika”, navio com bandeira de Malta, fretado pela empresa Total e que naufragou em 12 de Dezembro de 1999.

Artigos Opinião Esquerda | 23 de May

Vítor Gaspar criticou na última reunião do Eurogrupo o seu congénere grego, por achar inadmissível que a Grécia não cumpra o plano de austeridade enquanto Portugal e Irlanda se esforçam. Soberba extraordinária.