You are here

Pesquisar

Artigo | 17 de March

Em 2011, a EDP pagou a António Mexia 1,04 milhões de euros, sendo que 32% deste valor corresponde a remunerações variáveis. Os sete membros do conselho de administração da EDP receberam no total 6,09 milhões de euros, o equivalente a 12.569 salários mínimos em Portugal.

Artigos dossier | 17 de March

Os cortes desta reforma curricular não são aleatórios, têm alvo certo – as áreas de trabalho do pensamento crítico, da articulação de saberes, e de ensino artístico e de trabalho das competências criativas. Para Nuno Crato, tudo isso é desperdício.

Artigos dossier | 17 de March

As reformas curriculares da última década têm, sob a batuta das decisões de gabinete e quantas vezes a toque de caixa de uma espécie de senso comum, um forte travo ideológico e legitimam-se na arrogância: a decisão de gabinete é mais ajustada do que a dos que vivem e fazem a escola, dos que estudam o desenvolvimento das crianças e dos jovens, dos que investigam as tendências internacionais e se questionam sobre as melhores opções para o país.

Artigos dossier | 17 de March

A proposta do Governo vem transformar a vida nas escolas, embora não se conheçam as justificações para a mudança, à exceção da necessidade de cortar nas despesas. Eis algumas Perguntas e Respostas sobre a Reforma Curricular, baseadas no parecer aprovado pelo Conselho Nacional de Educação.

Artigos dossier | 17 de March

Enquanto estudantes exigimos um programa curricular adequado à nossa aprendizagem e desenvolvimento enquanto indivíduos construtores de uma sociedade em constante evolução. Artigo de Inês Ribeiro.

Artigos dossier | 17 de March

A disciplina de Formação Cívica vai ser excluída do curriculum escolar, sem que o ministério da educação tenha pedido opinião aos interessados, alunos e professores, sem se fazer um balanço dos anos em que funcionou. Elimina-se uma janela para a democracia e a participação estudantil.

Artigos dossier | 17 de March

Não se vislumbra argumentos pedagógicos que justifiquem esta proposta que configura um desmembramento de uma disciplina de sucesso nas escolas, integradora dos saberes e que articula o saber e o saber fazer, tornando as aprendizagens dos alunos significativas. Artigo de Carlos Gomes.

Artigos dossier | 17 de March

O parecer do Conselho Nacional de Educação diz que a proposta de Nuno Crato "não só restringe o âmbito do currículo, como altera o seu equilíbrio interno, afeta a extensão e contradiz alguns dos seus próprios pressupostos". Para os conselheiros, o Governo não explica nem as razões nem a oportunidade desta revisão, feita "num prazo tão curto em relação à revisão anterior".

Artigos dossier | 17 de March

O Movimento Escola Pública condenou a ausência de uma discussão alargada do projeto de Reforma Curricular proposto por Nuno Crato e apresentou ao Ministério a sua posição durante o mês em que decorreu a discussão pública da proposta.

Artigos dossier | 17 de March

Com esta reforma curricular, desenha-se um modelo de escola teórico, livresco e com apelo privilegiado à memorização. É a primazia do saber recitar em detrimento do saber fazer. É, de facto, um ensino mais pobre, mais barato, com menos professores, e mais conforme as necessidades e os desejos de quem vai mandando no país e no mundo.

Artigo | 17 de March

José Manuel Rodrigues apresentou a sua demissão após ter votado contra a proposta de lei do executivo que prevê o aumento do IVA e dos impostos especiais de consumo na Região Autónoma da Madeira.

Vídeo Esquerda | 17 de March

Catarina Martins defende a proposta do Bloco pela moratória nas prestações ao banco, quando houver uma redução acentuada do rendimento familiar, e pela anulação da dívida contra a entrega da casa ao banco.

Artigo | 17 de March

Núcleo de Santa Comba Dão do Bloco considera que a intenção do presidente da autarquia do PSD de criar uma “marca Salazar” para promover o concelho é reveladora de um “saudosismo salazarista” inaceitável.

Artigo | 17 de March

Esta sexta-feira, os sindicatos e a Comissão de Trabalhadores da RTP aprovaram, em plenário, a adesão à Greve Geral de 22 de março e reclamaram garantias, por parte do Conselho de Administração da empresa, de que não existirão despedimentos e de que lhes será aplicado o regime de exceção no que respeita aos cortes salariais.

Artigo | 17 de March

Referindo-se ao buraco do “BPN laranja”, ao negócio da Lusoponte e às nomeações de António Borges e Luís Amado, Francisco Louçã afirmou, durante a sessão pública de comemoração dos 13 anos do Bloco, em Setúbal, que "quem toma decisões sobre o dinheiro de todos gosta de nos tomar por parvos".

Artigo | 17 de March

A Lusoponte, presidida pelo ex-ministro das Obras Públicas do PSD, Ferreira do Amaral, já obteve, até à data, o dobro do valor investido na construção da ponte Vasco da Gama. Até ao final da concessão, em 2030, esta parceria público privada tornar-se-á ainda mais lucrativa para a Lusoponte.

Artigo | 17 de March

Hana Al-Shalabi, uma palestiniana de 29 anos, passou dois anos em detenção administrativa. Ela foi libertada, em outubro de 2011, no quadro das trocas entre o Hamas e o governo israelita. A 16 de fevereiro de 2012,foi novamente presa, depois de ter sido espancada. Na prisão, foi despida e violada por um homem. Artigo de Alain Gresh.

Artigos Opinião Esquerda | 17 de March

Os pobres e desempregados são subsidiodependentes, os grupos económicos são "compensados".

Artigos Opinião Esquerda | 17 de March

O Conselho de Reitores brindou-nos com uma proposta inacreditável: que as propinas aumentem 30 euros para financiar os estudantes com mais dificuldades. Propinas, essas, que são pagas por todas as pessoas que estudam, incluindo as que têm mais dificuldades.

Artigo | 17 de March

 A semana parlamentar foi dominada por dois grandes debates: o primeiro foi sobre a comissão de inquérito ao BPN e o segundo foi sobre a proposta de saída das jornadas parlamentares do Bloco, acerca da moratória no pagamento das dívidas aos bancos pelas famílias atingidas pelo desemprego, e ainda da anulação completa da dívida quando há devolução da casa.