Audio | 9 de March

Amélia Muge e Michales Loukovikas : Periplus (Deambulações luso-gregas) (2012).

Anaquim : Desnecessariamente complicado (2012).

José Afonso : Venham mais cinco (1973).

Osso Vaidoso : Animal (2011).

Edição nº 128, de 7 de Março de 2012

Artigo | 9 de March

O Bloco apresentou esta sexta-feira, em conferência de imprensa, duas iniciativas legislativas para impedir os apoios públicos aos espetáculos que inflijam sofrimento físico ou psíquico ou provoquem a morte de animais e para proibir a exibição de espetáculos tauromáquicos na televisão pública.

Artigo | 9 de March

O porta-voz do Ministério do Trabalho e dos Assuntos Sociais, Jens Flosdorff, anunciou esta sexta-feira que o governo não irá autorizar a atribuição do rendimento social de inserção alemão a cidadãos de outros países da União Europeia (UE).

Artigo | 9 de March

Esta sexta-feira, as duas principais centrais sindicais espanholas, Confederação Sindical das Comissões Operárias (CC OO) e União Geral dos Trabalhadores (UGT), anunciaram o agendamento de uma Greve Geral para o próximo dia 29 de março. Os sindicatos da Galiza, País Basco e Navarra já teriam convocado uma paralisação geral para esta mesma data.

Artigo | 9 de March

Segundo os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, o Produto Interno Bruto diminuiu, em 2011, 1,6%, em vez dos 1,5% anunciados em fevereiro. A procura interna registou uma quebra histórica de 5,7%, tendo o consumo interno registado uma redução de 3,9% e o investimento de 14% face ao ano anterior.

Vídeo Esquerda | 9 de March

Cecília Honório defendeu o reforço da proteção das vítimas da violência doméstica, lembrando que morreram 23 mulheres em 2011. O Parlamento aprovou a proposta do Bloco de obrigatoriedade do recurso a pulseiras eletrónicas para os agressores.

Artigo | 9 de March

Apesar de todas as dificuldades dos magros e insolúveis orçamentos familiares, as mulheres lutam contra a indiferença dos governantes que, em nome do memorando assinado com a troika, impõem vidas de sacrifício. Contributo de José Lopes.

Artigo | 9 de March

O Bloco viu hoje aprovado o seu projeto de lei que visa reforçar os mecanismos legais de proteção às vítimas de violência doméstica através de uma maior aplicação das pulseiras eletrónicas, quer como medida de coação, quer no contexto da pena acessória de proibição de contacto com a vítima.

Contributo de Firmino Mendes

Artigos dossier | 9 de March

Muitas pessoas perguntam como é que é possível que a estrutura básica do país se mantenha de pé com 5.273.600 desempregados. Artigo de Aurelio Jimenez.

Artigo | 9 de March

Ainda que o número de pessoas inscritas nos centros de emprego tenha registado uma subida exponencial, aumentando, em janeiro de 2012, 14,4 por cento relativamente ao período homólogo e 5,4 por cento face ao mês anterior, o número de funcionários destes centros tem diminuído.

Artigo | 9 de March

Dezenas de milhar de trabalhadores da administração pública da Alemanha estão em greve desde o início da semana e até sexta-feira por aumentos de salários e dos subsídios de formação. O conflito laboral deverá estender-se muito em breve ao sector metalúrgico, onde o patronato declarou à partida rejeitar as reivindicações do poderoso IG Metall.

Artigo | 9 de March

Desde 2007, a crise financeira mundial está a abalar o Mundo. A União Europeia está no seu epicentro. As suas políticas económicas estão a aprofundar as crises sociais, económicas e ecológicas, colocando a democracia em risco. Artigo da Rede Europeia da ATTAC.

Artigo | 9 de March

O CENA - Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual acusa a direção da Associação de Música, Educação e Cultura (AMEC) de estar a “receber instruções dos Representantes dos Fundadores para implementar medidas ilegais, de uma forma deliberada e intencional”.

Artigos Opinião Esquerda | 9 de March

Seguro foi cúmplice de um contínuo de ataques ao interior perpetrados por sucessivos governos liderados pelo PS ou PSD com o esteio do CDS.

Artigos Opinião Esquerda | 9 de March

O 9 de março procura recuperar o espírito do 16 de outubro de 2010 quando a FIOM conseguiu reunir em torno de si grande parte do variado mundo da Esquerda.