You are here

Pesquisar

Artigo | 28 de January

A CGTP aprovou um documento programático para os próximos quatro anos no qual preconiza uma efectiva cooperação entre Estados soberanos e iguais em direitos, a convergência real, a coesão económica e social" com vista a "uma mudança de rumo da Europa".

Artigos dossier | 28 de January

Paquete de Oliveira foi o primeiro Provedor do Telespectador da RTP e conhece bem o serviço público de televisão que se faz em Portugal. Nesta entrevista ao esquerda.net, critica a intenção do Governo de vender um canal sem acautelar o interesse da população, do Estado e da própria empresa.

Artigos dossier | 28 de January

Quando se cumprem vinte anos sobre a abertura dos canais privados, as únicas exceções à monotonia do panorama televisivo dos canais de sinal aberto vêm dos canais públicos, RTP1 e RTP2. Privatizar um deles é um erro. Por Diana Andringa, do Conselho de Opinião da RTP.

Artigos dossier | 28 de January

Abrir um canal televisivo em sinal aberto tem profundas implicações no funcionamento do sistema democrático; fazê-lo através da alienação de um canal de serviço público é perverter tanto o serviço público como as regras de licenciamento de novos serviços de programas.

Artigos dossier | 28 de January

O Governo anunciou que pretende privatizar até ao fim de 2012 um dos canais da RTP. O anúncio é uma espada de Dâmocles sobre a cabeça dos trabalhadores da rádio e da televisão públicas. Embora oficialmente apenas se tenha falado até aqui em “rescisões amigáveis”, a verdade é que um canal da RTP só seria privatizável mediante um massacre dos postos de trabalho. Por António Louçã, da Comissão de Trabalhadores da RTP.

Artigos dossier | 28 de January

Há uns anos, o ex-deputado laranja Agostinho Branquinho perguntou numa comissão parlamentar o que era a Ongoing. Poucos meses depois, trocava São Bento por um cargo na empresa que dizia desconhecer. Com a Newshold, detida por uma sociedade offshore no Panamá e ligada a capitais do regime angolano, a pergunta é outra: o Governo mandou calar na rádio e na agência de notícias pública uma voz crítica de Eduardo dos Santos para agradar a Luanda, aparentemente interessada na RTP1?

Artigos dossier | 28 de January

No debate parlamentar de 11 de janeiro, por iniciativa do Bloco de Esquerda, Catarina Martins acusou o PSD e o CDS de quererem manter a RTP num estado vegetativo até concretizarem "um negócio já decidido antes das eleições, uma promessa por cumprir a alguém que não os eleitores". Ao contrário de todos os países europeus, o governo português pretende diminuir o serviço público em vez de aproveitar a entrada do digital para aumentá-lo.

Artigos dossier | 28 de January

O Observatório Europeu do Audiovisual comparou em 2010 os custos e as receitas das televisões públicas nos 27 países da União Europeia. E chegou à conclusão que o serviço público de tv em Portugal custa por ano a cada habitante 21,29 euros, somando a dotação orçamental e a taxa de audiovisual. Ou seja, menos de metade do que pagam cipriotas, holandeses ou eslovenos e menos de um terço dos alemães, ingleses e finlandeses.

Artigos dossier | 28 de January

O uso da fórmula salazarista pelo conselheiro de Passos Coelho terá sido um deslize freudiano?

Artigos dossier | 28 de January

"Só nos saem duques!", desabafou Miguel Portas no programa Conselho Superior da Antena Um sobre o relatório da comissão do serviço público para a comunicação social, que traz no bojo “uma catástrofe” para as televisões e para os meios de informação em geral.

Artigos dossier | 28 de January

A Associação de Usuários de Comunicação exige um modelo sustentável que garanta a qualidade, a independência e o pluralismo da RTVE. Os telespectadores contestam os cortes anunciados pelo Governo de Mariano Rajoy e querem rever a medida de Zapatero, que retirou a publicidade ao canal público de TV.

Artigos dossier | 28 de January

O negócio da venda da RTP1 a privados tem ainda muito por explicar. A começar pela identidade do comprador, à falta de grupos nacionais com dinheiro ou interesse para investir agora num canal de tv. Mas não há grandes dúvidas sobre o efeito negativo duma possível venda para a qualidade da informação e programação televisiva.
Dossier coordenado por Luís Branco.

Artigo | 28 de January

Peço desculpa aos fãs de George Clooney, que são muitos. E que estarão satisfeitos com o Globo de Ouro ganho pelo filme recente que ele protagoniza, “Os Descendentes”, o que promete um bom concurso ao Óscar. Mas vou escrevê-lo com toda a franqueza: “Os Descendentes” é um dos filmes mais desenxabidos que vi nos últimos anos. Publicado por Francisco Louçã em nota no facebook.

Artigo | 28 de January

Arménio Carlos, recém-eleito secretário-geral da CGTP, alertou, durante o congresso da intersindical, que "é preciso dizer não à vilanagem e a uma política que rouba os trabalhadores" e apelou às “vítimas do PSD/CDS” para “fazer do Terreiro do Paço o terreiro do povo".

Artigo | 28 de January

Segundo noticia o jornal Financial Times, será discutido no Eurogrupo um conjunto de contrapartidas a exigir à Grécia por um novo empréstimo de 130 mil milhões de euros que inclui a perda da sua soberania orçamental. Esta terá sido uma exigência do executivo alemão. Governo grego recusa esta possibilidade.

Artigo | 28 de January

Cerca de três dezenas de sindicalistas, alguns dos quais pertencentes ao Conselho Geral da UGT, acusam João Proença de subscrever um acordo que “contém um conjunto de medidas que são um grave ataque contra os direitos dos trabalhadores, dos desempregados e da juventude que procura emprego”.

Artigo | 28 de January

Em entrevista ao Brasil de Fato, François Houtart fala sobre a crise mundial que vivemos atualmente e que, apesar de não ser nova, é mais profunda e bastante diferente da que conhecemos nos anos 1929 e 1930, dado que combina várias crises, entre as quais a alimentar.

Artigo | 28 de January

Poucos conhecem bem o ACTA, em inglês Anti-Counterfeiting Trade Agreememt, mas os artigos do acordo parecem bastante semelhantes ao que já se viu na lei SOPA  – mas são muito mais abrangentes. Por E.D. Kain, Revista Forbes, traduzido por Vila Vudu.

 

Artigo | 28 de January

A deputada Ana Drago inicia no dia 30 de janeiro um roteiro nacional por escolas TEIP e Centros Novas Oportunidades, começando pelo Algarve. O objetivo é debater com a comunidade educativa a situação destas vias alternativas ao ensino regular, ameaçadas com despedimentos e cortes.

Artigos Opinião Esquerda | 28 de January

A quantia reunida se calhar não foi suficiente, certamente por isso o professor Cavaco não a quis aceitar.

Pages