Artigo | 31 de July

A 1 de agosto entra em vigor a lei que alterou o Código de Trabalho (aceda a texto sobre as alterações e ao Código alterado). 24 empresas dos setores público e privado já denunciaram os ACT's, apesar das modificações na lei só entrarem em vigor nesta quarta feira. Os trabalhadores preparam-se para novas lutas e o secretário-geral da CGTP declarou que "está em curso uma tentativa de destruição" da contratação coletiva.

Artigo | 31 de July

O Sindicato dos Jornalistas (SJ) denunciou nesta terça feira que a empresa Impala, editora das revistas “VIP”, “Nova Gente”, “Ana”, Mulher Moderna”, vai fazer um despedimento coletivo de 24 trabalhadores – o segundo neste ano. O SJ salienta que “os dois processos de despedimento coletivo” podem “comprometer” o futuro da empresa “a prazo muito curto”. Bloco de Esquerda questiona ministério da Economia e do Emprego.

Artigo | 31 de July

O agente laranja, normalmente chamado de “último legado” da Guerra do Vietname, está novamente em evidência porque um dos seus fabricantes, a multinacional Dow Chemical, aparece entre os patrocinadores dos Jogos Olímpicos de Londres. O Vietname não boicota esta competição, mas apresentou um protesto formal perante o Comité Olímpico Internacional (COI). Por Helen Clark, da IPS

Artigo | 31 de July

Os trabalhadores do Metro de Lisboa começam às zero horas desta terça feira uma greve de 24 horas às horas extraordinárias. Os trabalhadores da Rodoviária de Lisboa estão em greve nesta quarta feira, entre as 3h de quarta e as 3h de quinta.

Artigo | 30 de July

O Governo quer impor a regra da precariedade e da subcontratação em todo o Serviço Nacional de Saúde (SNS): depois do escândalo dos enfermeiros e dos médicos, agora, centenas de trabalhadores administrativos, a quem foi comunicado o despedimento, estão a ser contactados por empresas de 'outsourcing' que lhes propõem salários inferiores, em regime de recibo verde.

Artigo | 29 de July

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses adiantou, este domingo, em declarações à agência Lusa, que a 18 de agosto as corporações vão "sair à rua" e que, caso o executivo não atenda às suas reivindicações, irão promover uma paralisação entre 4 e 6 de setembro.

Artigo | 29 de July

Na conferência realizada este sábado sobre o papel da Igreja em tempo de crise, o presidente da Conferência Episcopal da Pastoral Social defendeu que é necessário combater o desemprego e alertou para o facto de existirem famílias que já estão no limite da austeridade. D. Jorge Ortiga pediu ainda transparência ao governo.

Artigo | 29 de July

Mediante a aplicação, por parte do Banco de Portugal (BdP), de uma multa de 950 mil euros ao ex banqueiro, o mesmo veio alegar que está à beira da falência, noticia o Correio da Manhã. O ex presidente do BPN e antigo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais de Cavaco Silva lucrou mais de 14 milhões de euros com vendas de ações da SLN.

Artigo | 28 de July

No primeiro semestre de 2012, a CP perdeu mais de 6 milhões de passageiros, em comparação com o mesmo período do ano passado. A Associação de Utentes dos Comboios de Portugal culpa aumento dos preços e redução da oferta, que “tornam o comboio uma opção pouco atrativa”.

Artigo | 28 de July

Terminando uma semana de concentrações em várias capitais de distrito, mais de uma centena de professores reuniram-se em frente ao ministério da Educação, em Lisboa. O ministério de Nuno Crato acabou por ceder em três questões, o que constitui, segundo o secretário geral da Fenprof, uma "vitória" para os professores.

Artigo | 27 de July

O Governo fez publicar um decreto que triplica o valor limite dos ajustes diretos de projetos de arquitetura e engenharia. Na prática, a grande maioria dos projetos hoje sujeitos a concurso público passaria a ser escolhida por ajuste direto. A Ordem quer a revogação do decreto.

Artigo | 27 de July

O Centro Avançado de Sexualidades e Afectos, no Porto, está em dificuldades financeiras e pode mesmo fechar portas se não conseguir os três mil euros necessários para pagar a renda e outros compromissos até ao fim do mês.

Artigo | 26 de July

Em 2010, os trabalhadores da refinaria de Matosinhos da Petrogal fizeram 3 dias de greve e a empresa não lhes pagou 10 dias, argumentando que “os efeitos da greve se prolongaram para além do período da mesma”. O Tribunal de Matosinhos condenou a empresa a pagar sete dias de salário e multou-a em 15.300 euros.

Artigo | 26 de July

A Fectrans/CGTP anunciou que os trabalhadores dos STCP farão nesta sexta feira uma greve de 24 horas contra a entrega de carreiras a privados, a redução de autocarros e de postos de trabalho e a perda de direitos. Trabalhadores dos transportes concentrar-se-ão às 10 horas na Praça da República no Porto.

Artigo | 26 de July

Nesta quinta feira, a PSP cercou e ocupou o bairro de Santa Filomena e estão a ser demolidas as casas de famílias que não têm alternativa de habitação. A demolição é imposta pela Câmara da Amadora, presidida por Joaquim Raposo e de maioria PS. Segundo o Coletivo Habita, estão em risco de ficar sem habitação 280 pessoas, das quais 104 são crianças. O Bloco de Esquerda acusou a câmara de “insensibilidade” e de tentar “passar a perna à justiça”.

Artigo | 26 de July

Alexandre Soares dos Santos, o dono dos supermercados Pingo Doce, tornou-se o homem mais rico de Portugal, ultrapassando Américo Amorim. No último ano, Soares dos Santos destacou-se pelo seu apoio fervoroso à troika, pela fuga aos impostos e pelo desrespeito a trabalhadores e produtores.

Artigo | 25 de July

Entre 5 a 13 de outubro, a CGTP irá promover uma marcha contra o desemprego, que terá início em Braga e terminará em Lisboa dois dias antes da apresentação, no Parlamento, do Orçamento do Estado para 2013. O secretário geral da CGTP, Arménio Carlos, acusou o primeiro ministro de estar a “lixar-se” para os portugueses.

Artigo | 24 de July

O regime de exceção para o presidente e um administrador da televisão pública vai permitir-lhes manter a média do salário anterior à entrada na RTP. A mesma administração cortou o subsídio de férias, Natal e 10% da remuneração aos trabalhadores, que não vêem aumentos há dez anos. Os sindicatos da RTP pedem a demissão de Guilherme Costa e o Bloco de Esquerda quer que Miguel Relvas apareça para explicar esta discriminação.

Artigo | 24 de July

O concurso para contratação de professores aberto em abril viu as suas regras mudadas no Manual agora divulgado para a manifestação de preferências. A plataforma informática das candidaturas esteve inoperacional na terça-feira, o que levou o Bloco a pedir explicações ao ministro. Na véspera, Nuno Crato recusou receber nove associações e sindicatos representantes da comunidade educativa, que tinham pedido uma reunião conjunta e foram chamados ao Ministério para horas diferentes.

Artigo | 24 de July

O presidente do núcleo do Norte da Liga Portuguesa contra o Cancro acusa o Governo de deixar 400 mil sobreviventes de cancro sem qualquer apoio. "O que se está a passar nesta área é perverso e perigoso", afirmou Vítor Veloso en entrevista ao jornal Público. Para o deputado João Semedo, "esta política é particularmente desumana quando falamos de cancro".