Artigo | 30 de June

Manifestação de desempregados, que decorreu neste sábado, aprovou um manifesto que salienta que “o trabalhador desempregado não quer esmola, quer direitos para si e para os seus”.

Artigo | 30 de June

A CGTP reuniu neste sábado com o bispo de Porto e, em declarações à comunicação social, Arménio Carlos denunciou as políticas do Governo por estarem a causar “cada vez mais sofrimento” aos portugueses e qualificou de “terrorismo social” o facto de existirem trabalhadores que “não recebem salário”.

Artigo | 30 de June

Os neutrinos não ultrapassam a velocidade da luz. Esta é a conclusão definitiva de uma sessão especial celebrada, no passado dia 8 de junho, aquando da XXVª Conferência Internacional sobre Física de Neutrinos, em Quioto, Japão. Por Michel de Pracontal.

Artigo | 29 de June

Multinacional corta 300 postos de trabalho, devido à deslocalização de uma linha de cablagens da Rover para outro país. Sindicato denuncia que muitos dos despedidos são precários há anos e ficam sem direito a subsídio de desemprego.

Artigo | 29 de June

Desemprego não é um acidente nem é culpa dos portugueses: “é a política de quem serve os bancos, de quem beija a mão das grandes fortunas, de quem faz vénias aos desmandos das Merkels deste mundo”, diz convocatória.

Artigo | 28 de June

Mediante o Parecer do Conselho Tarifário, sobre compensações aos consumidores com tarifa bi-horária afetados por anomalias de contagem, a ERSE deliberou que a EDP terá que ressarcir os 105.869 consumidores lesados. O valor total das compensações ascende a mais de 4,1 milhões de euros.

Artigo | 28 de June

No início do mês foi anunciado o despedimento de perto de duas centenas de trabalhadores temporários. Agora, a empresa concessionária do call center da Segurança Social anuncia que todos os 400 trabalhadores ficarão sem emprego já a partir desta sexta feira. Movimento Precários Inflexíveis acusa governo de promover “a precariedade e o desemprego”.

Artigo | 27 de June

O relatório anual sobre o acesso a cuidados de saúde revela o aumento substancial do tempo de espera dos utentes do SNS por consultas e cirurgias no ano passado. Mesmo em casos "muito prioritários", dois terços dos doentes tiveram de esperar mais de um mês para serem observados.

Artigo | 27 de June

Ao fim de cinco anos de atividade, o movimento Precários Inflexíveis apresenta no dia 7 de julho uma nova associação nacional contra a precariedade, com núcleos em Lisboa e Porto.

Artigo | 25 de June

O Diário de Notícias publicou na passada terça-feira um artigo recheado de pormenores sobre a desocupação pela polícia da biblioteca do Marquês, outro espaço deixado ao abandono pela Câmara do Porto. Mas quando a polícia lá chegou,  já o jornal estava nas bancas...

Artigo | 25 de June

Bolseiros da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) estão a convocar (evento no facebook) uma flashmob para a próxima 4ª feira, 27 de junho, às 13 horas junto à Loja do Cientista da FCT, na Av. D. Carlos I em Lisboa. Os bolseiros protestam contra atrasos nos pagamentos das bolsas e do seguro social voluntário.

Artigo | 23 de June

Milhares de pessoas voltaram a manifestar-se em Lisboa num ambiente de festa para alertar que em tempo de crise é mais importante defender os direitos, a igualdade e combater a discriminação com base na orientação sexual. Fotogaleria de Paulete Matos.

Artigo | 22 de June

A Federação Nacional dos Sindicatos da Função Pública organizou uma marcha que passou pelo Tribunal Constitucional e acabou à porta de Passos Coelho. Os trabalhadores exigem a devolução do dinheiro e pedem a inconstitucionalidade "do roubo dos subsídios de férias e de Natal".

Artigo | 22 de June

Segundo o sindicato nacional dos motoristas (SNM), os motoristas da STCP fazem greve sábado e domingo, véspera e dia de S. João - dia do feriado municipal do Porto. O protesto é contra os cortes nos salários, o fim de linhas e as “constantes alterações de horários de trabalho”.

Artigo | 22 de June

Mais de 180 mineiros começaram nesta sexta feira a “marcha do carvão” que percorrerá o Estado espanhol durante 19 dias e os levará até Madrid, onde chegarão no dia 11 de julho. Os mineiros lutam pela sobrevivência do setor, ameaçado pelos cortes do Governo espanhol impostos pela União Europeia. Sete mineiros estão barricados há 33 dias e deverão continuar o seu protesto nos próximos 19 dias.

Artigo | 21 de June

Segundo noticiou o Correio da Manhã, a venda da Cimpor aos brasileiros da Camargo Côrrea implicará uma diminuição da “arrecadação fiscal por parte do Estado” na ordem dos 80 milhões de euros anuais.

Artigo | 21 de June

Agentes da Polícia Municipal agrediram, esta manhã, pelo menos três pessoas à porta da Câmara Municipal da Amadora, onde se encontravam vários moradores do Bairro de Santa Filomena. Um dos moradores foi levado para a esquadra da Mina e um dos feridos foi encaminhado para o hospital.

Artigo | 21 de June

Em declarações à agência Lusa, Belmiro de Azevedo defendeu, esta quarta feira, que "o problema do desemprego resolve-se muito bem, desde que as pessoas façam aquilo que é óbvio”. Os portugueses têm que "fazer algum esforço" e "ter vontade", adiantou o presidente da Sonae. Para Belmiro de Azevedo, emigrar será a solução para os problemas dos portugueses.

Artigo | 20 de June

Não é o juízo final sobre o ACTA, mas a votação que vai fazer-se esta quinta-feira na Comissão de Comércio Internacional (INTA) do Parlamento Europeu poderá ser determinante para que a ofensiva censória e contra a privacidade dos cidadãos possa ficar sem efeito.

Artigo | 18 de June

Esta terça-feira, dia 19, agentes e representantes do setor cultural divulgam uma carta de reflexão e ação sobre o estado da Cultura em Portugal. A carta, disponível para subscrição aqui, será apresentada em sessão pública no Teatro São Luiz, em Lisboa, pelas 18h.