Artigo | 22 de March

Cerca de 50 portugueses, gregos e franceses manifestaram-se em Paris em solidariedade com a Greve Geral e contra a austeridade. Cristina Semblano do Bloco de Esquerda declarou à comunicação social: “Esta foi apenas a primeira manifestação de solidariedade internacional com o povo português desde a chegada da 'troika ao país'. Depois disto haverá mais mobilização”.

Artigo | 22 de March

A PSP agrediu violentamente os fotojornalistas Patrícia Melo, da France Press, e José Sena Goulão, da Lusa, no Largo do Chiado em Lisboa, durante a manifestação da Plataforma 15 de outubro integrada na Greve Geral. A direção de informação da Lusa apresentou protesto ao diretor nacional da PSP. Sindicato dos Jornalistas exige explicações públicas do ministro da Administração Interna.

Artigo | 22 de March

Em Faro, a concentração convocada pela CGTP teve início às 15h30 no Jardim Manuel Bivar. Fotos de Nuno Viana.

Artigo | 22 de March

Primeiro-ministro foi recebido no Porto com assobios e palavras de ordem. Passos Coelho tentou evitar os manifestantes tendo, inclusive, entrado pelas traseiras do edifício da Reitoria. Existem relatos de agressões contra os manifestantes por parte das forças policiais e de uma detenção. José Miranda (na foto) relatou ao esquerda.net estes acontecimentos.

Artigo | 22 de March

Principais sites informativos europeus e brasileiros noticiam a greve geral em Portugal, destacando que se trata da segunda em 4 meses e que a austeridade está a ter efeitos negativos na economia.

Artigo | 22 de March

Os trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) decidiram, esta quinta-feira, em plenário, agendar greves para todos os feriados de 2012 contra a redução em 50 por cento das horas trabalhadas em feriado.

Artigo | 22 de March

No Funchal e em Setúbal realizaram-se concentrações, convocadas pela CGTP, neste dia da Greve Geral. Ambas as concentrações tiveram lugar às 11 horas. Fotos de Sónia Araújo (Funchal) e Álvaro Arranja (Setúbal).

Artigo | 22 de March

Os trabalhadores do call center da EDP, em Seia, aderiram à Greve Geral, sendo que a mobilização terá sido significativa. No call center da EDP de Odivelas, da empresa Tempo Team, a adesão à Greve Geral foi de 73%. Também no call center do BES Contact se registou uma grande adesão à greve.

Artigo | 22 de March

O Sindicato dos Trabalhadores das Empresas do Grupo Caixa Geral de Depósitos (STEC), “informa que, pelos dados obtidos até agora, a adesão à Greve Geral regista mais de 50%, com particular incidência na Empresa leader do Grupo, a CGD”. Em comunicado, a estrutura sindical defende que “não é com austeridade que saímos da crise!”.

Artigo | 22 de March

Neste artigo, que estará em atualização constante, damos dados e notícias breves sobre a evolução da Greve Geral, em todo o país. Aceda à página de todos os artigos sobre a Greve Geral

Artigo | 22 de March

Piquete mantém-se na porta da empresa, numa greve apoiada pelos principais sindicatos, incluindo da UGT. Cartaz retrata presidente da empresa como um agente imobiliário da empresa “Relvax”.

Artigo | 22 de March

Os trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo aderiram massivamente à Greve Geral, mostrando desta forma a sua indignação face à intenção do governo de reprivatizar a empresa nos próximos quatro meses. Nas empresas privadas Browning-Viana e Portucel-Viana a paralisação também foi geral.

Artigo | 22 de March

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa está quase deserta e os piquetes mantêm-se à entrada. A Associação de Estudantes, em conjunto com a do ISCTE, convocam uma concentração a partir das 13h30.

Artigo | 22 de March

Imagens dos piquetes da Greve Geral em Coimbra.

Fotos de Hugo Dias.

Artigo | 22 de March

Imagens dos piquetes: dos serviços de limpeza em Moscavide, do Metro de Lisboa e dos CTT em Cabo Ruivo. Fotos de Paulete Matos.