You are here

Pesquisar

Artigo | 31 de March

Milhares de pessoas protestaram em Lisboa contra a proposta de lei do Governo de extinção massiva de freguesias. A manifestação foi convocada pela Anafre, que defende que qualquer Reorganização Administrativa “deve auscultar as populações”. Para Francisco Louçã, a manifestação "é uma moção de censura ao Governo e à 'troika'”.

Artigo | 31 de March

A carga policial na greve geral em Lisboa feriu manifestantes e jornalistas. Diana Andringa diz que os jornalistas não podem andar identificados como no tempo da ditadura e que a única forma de prevenir a violência é ensinarem na academia de polícia que "os manifestantes não são alvos a abater".

Artigo | 30 de March

João Semedo, Ana Jorge, Ana Campos e Isabel do Carmo debatem este sábado a reorganização da rede hospitalar de Lisboa, anunciada pelo governo anunciada pelo governo sem que se conheça, porém, o que pretende fazer.

Artigo | 30 de March

Protestos de associações e personalidades forçaram TMN a dissociar-se do concerto e a produtora a cancelá-lo, à semelhança do que já aconteceu em Barcelona, Madrid, Málaga, Valência e Estocolmo

Artigo | 29 de March

Em comunicado de imprensa enviado à comunicação social esta quinta-feira, os subscritores, entre os quais se encontram várias associações LGBT, opõem-se à realização de um concerto do cantor jamaicano Sizzla em Lisboa, conhecido por, na letra das suas músicas, incitar “ao ódio e à homofobia”.

Artigo | 29 de March

Banco de Portugal (BdP) revê em alta as suas projeções no que respeita à redução do emprego, que será de 3,6% este ano e de 0,7% em 2013. O PIB português deve encolher 3,4% este ano, e registar uma variação nula em 2013. BdP sublinha que poderá ser necessária a “adoção de medidas adicionais”. Deputado do Bloco Pedro Filipe Soares defende que números divulgados pelo BdP são “desmentido” ao primeiro-ministro.

Artigo | 29 de March

No próximo sábado, dia 31 de março, a Associação Nacional de Freguesias promove uma manifestação, pelas 14h30, em Lisboa, contra a Reorganização Administrativa Territorial Autárquica que se traduzirá na extinção de mais de 1300 freguesias.

Artigo | 29 de March

A Cooperativa Culturas do Trabalho e Socialismo e o Instituto de História Contemporânea organizam, nos próximos dias 14 e 21 de abril, em Lisboa, um Curso sobre “O populismo e a crise”. Esta iniciativa conta com a participação de oradores como Francisco Louçã, Carvalho da Silva, Fernando Rosas, José Neves e José Vítor Malheiros, entre outros. Ver programa e ficha de inscrição.

Artigo | 28 de March

O requerimento do Bloco de Esquerda foi aprovado e Miguel Macedo terá de dar explicações aos deputados sobre as violentas cargas policiais no Chiado no dia da greve geral. Entretanto, um novo vídeo publicado no youtube mostra a sequência dos acontecimentos, com a polícia a atacar os manifestantes, que tentaram depois defender-se como puderam.

Artigo | 28 de March

Decorreu, entre 16 e 18 de março, o Left Forum, encontro que juntou mais de 4 mil ativistas em Nova Iorque, organizado por muitas dezenas de associações, revistas, grupos políticos, redes de investigação, coletivos ativistas dos Estados Unidos da América. Aqui ficam alguns fragmentos desses dias em Nova Iorque.

Artigo | 27 de March

O governo prepara-se para criar escolas públicas a duas velocidades, separando “bons” e “maus” alunos. Exames no fim do 4.º ano e apoio ao estudo, que deixa de ser obrigatório, são outras das novidades da estrutura curricular. Bloco fala em “regresso à escola de elites” e chama Nuno Crato ao Parlamento. 

Artigo | 26 de March

Os casos de assédio moral e sexual no local de trabalho quase duplicaram no último ano, segundo dados da ACT. As mulheres são as principais vítimas deste crime e é da área de Lisboa e do Porto que chegam a maioria das queixas.

Artigo | 26 de March

O CENA - Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espectáculo e do Audiovisual, convocou uma concentração para as 15h do dia 27 de Março, no Largo de São Bento, em frente à Assembleia da República. O motivo é “a iminência de uma próxima morte anunciada: a da Direção Geral das Artes”.

Artigo | 26 de March

As antigas SCUT do interior e do sul perderam quase 14 mil viaturas por dia no último mês de 2011, o primeiro com portagens. Já as Ex-SCUTs do Norte perderam 43 mil viaturas por dia, indica o relatório referente ao movimento no quarto trimestre de 2011 do Instituto Nacional de Infraestruturas Rodoviárias.

Artigo | 26 de March

Vitalino Canas, deputado do PS e Provedor da Ética Empresarial e do Trabalhador Temporário, contratado pelos próprios patrões das ETT’s, alerta para a perda de direitos dos trabalhadores em situações de crise. Relatório de 2011 indica a existência de 300 mil trabalhadores temporários, sendo a maioria jovens de 30 anos.

Artigo | 25 de March

Escritor italiano e com nacionalidade portuguesa, morreu em Lisboa aos 68 anos. Autor de vasta obra, apaixonado por Fernando Pessoa, costumava dizer que sonhava em português. Foi candidato do Bloco de Esquerda às europeias de 2004.

Artigo | 24 de March

Associação de Mediação Imobiliária estima que só em dezembro foram entregues 1.100 imóveis por incumprimento. Proposta do Bloco sobre moratória do pagamento das prestações ou extinção da dívida em caso de devolução está em comissão no Parlamento.

Artigo | 23 de March

Os trabalhadores da NAV Portugal convocaram greves de duas horas, durante cinco dias, no próximo mês de abril. Os trabalhadores exigem “alteração das políticas restritivas cegas” e “o respeito pela negociação coletiva”.

Artigo | 23 de March

Um grupo de jornalistas da Lusa concentrou-se junto à sede da PSP na Penha de França, em Lisboa, para entregar uma carta ao diretor nacional da PSP. Na missiva, que publicamos na íntegra, “os jornalistas da agência Lusa consideram lamentável o comportamento dos elementos policiais, que pode mesmo constituir a prática de um crime”.

Artigo | 22 de March

Cerca de 50 portugueses, gregos e franceses manifestaram-se em Paris em solidariedade com a Greve Geral e contra a austeridade. Cristina Semblano do Bloco de Esquerda declarou à comunicação social: “Esta foi apenas a primeira manifestação de solidariedade internacional com o povo português desde a chegada da 'troika ao país'. Depois disto haverá mais mobilização”.

Pages