Artigo | 28 de February

A Comissão de inquilinos da Avenidas Novas reuniu cerca de 200 pessoas na escola preparatória Eugénio dos Santos, em Lisboa, para fazer o balanço do combate à nova lei do arrendamento urbano, ouvir os partidos com assento parlamentar sobre a matéria e decidir novas ações de luta.

Artigo | 28 de February

À medida que a população mundial abandona os campos e enche as cidades, novas formas de pobreza afetam cada vez mais as crianças. A vida nos bairros de lata, onde moram centenas de milhões de menores de idade, são “uma expressão de privação e exclusão”, denuncia a Unicef num relatório sobre as “crianças no mundo urbano".

Artigo | 27 de February

Frente Comum de Sindicatos da Administração Pública marcou para esta semana uma jornada “de luta contra o agravamento das condições de trabalho na Administração Pública mas também com o objetivo de preparar e dinamizar os trabalhadores para a greve geral" de 22 de março. CGTP marca dia nacional de ação e luta para dia 29 de fevereiro, quarta-feira.

Artigo | 27 de February

O Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) acusa a Zara de estar a "aproveitar-se da crise que atravessa o país para reduzir os custos com pessoal". CESP pede atuação da Autoridade para Condições do Trabalho e do ministro da economia. Precários Inflexíveis demonstram solidariedade com trabalhadores.

Artigo | 26 de February

A partir desta segunda feira o grupo Transtejo reduz o número de carreiras fluviais entre Lisboa e a Margem Sul. Durante a semana são cortadas 32 ligações por dia, ao sábado são cortadas 56 ligações e ao domingo 62. Os trabalhadores condenam os cortes de carreiras e realizam plenários, com paralisação.

Artigo | 26 de February

Um católico que, no dia 5 de novembro de 1605, quase conseguiu fazer voar pelos ares o Parlamento inglês com 30 quilos de pólvora, com o rei James I dentro, é o rosto oficial de uma nova revolta ocidental. Sem se encaixar num rótulo tradicional, Anonymous realiza à sua maneira o desejo não confesso de muitos cidadãos do planeta. Artigo de Eduardo Febbro.

Artigo | 26 de February

Sem salário desde Agosto e em greve desde Dezembro os trabalhadores rejeitaram o plano de falência proposto pela empresa, lançaram mãos à obra e produzem à revelia o seu próprio jornal "Os trabalhadores", que se tornou o mais lido do país. Por Nelson Peralta, em Atenas

Artigo | 25 de February

Manifestantes exigem manutenção de especialidades hospitalares e contestam junção dos centros hospitalares Oeste Norte (que integra os hospitais de Caldas da Rainha, Alcobaça e Peniche) e de Torres Vedras. Também em Torres Vedras duas centenas de pessoas participaram na assembleia municipal para protestar contra o encerramento da urgência médico-cirúrgica.

Artigo | 24 de February

“Cultura” e “P&R” são as novas secções do portal, num esforço da redação para ampliar e tornar mais abrangentes os temas abordados. Passamos também a acompanhar a situação grega mais de perto, no dossier permanente “Grécia Resiste”.

Artigo | 24 de February

Este é um bom momento para estudar o capitalismo realmente existente.

Artigo | 24 de February

Fenprof, SPGL, Professores e Educadores Contratados e Desempregados e diversas organizações, como os Precários Inflexíveis, realizam uma vigília de 24 horas, a partir das 15 horas desta sexta-feira, frente ao MEC em Lisboa, em luta pelo emprego.

Artigo | 24 de February

Comissão de Trabalhadores considera uma primeira vitória o anúncio da inclusão do Canal Parlamento na TDT: “Quando é claramente combatido o conluio com interesses particulares, é possível obter um eco significativo junto da opinião pública”.

Artigo | 22 de February

Quando passam 25 anos da morte de Zeca Afonso vão realizar-se homenagens em vários pontos do país nos próximos dias, que se prolongarão pelos próximos meses.

Artigo | 22 de February

O BCP terá que pagar a multa de cinco milhões de euros à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários a que tinha sido condenado por esta entidade, em junho de 2009, por ter prestado informação falsa ao mercado, ao utilizar off-shores para comprar acções próprias e esconder perdas.

Artigo | 22 de February

Neste artigo são esclarecidas algumas questões sobre o défice, nomeadamente qual a diferença entre défice e despesa pública, por que razão cortar nas despesas públicas leva a uma diminuição da receita fiscal e como é que os cortes na despesa podem levar ao aumento da despesa pública.

Artigo | 22 de February

Neste artigo, poderá aceder, entre outros, ao vídeo do concerto do Zeca Afonso no coliseu, em Lisboa, em 1983, a entrevistas concedidas pelo próprio à RTP e a uma televisão espanhola, assim como a um testemunho de Mário Viegas sobre o Zeca e a alguns tributos que lhe foram prestados após a sua morte.

Artigo | 22 de February

Quando os ventos não são favoráveis, uma embarcação precisa de motores potentes - e combustível - ou então de usar velhas formas de navegação. É necessário bolinar, navegar a contra-vento. É preciso saber os truques, adquirir a técnica, aprender como Sexta-feira aprendeu com Robinson a manejar o barco. Aí entra o Zeca e ajuda a malta. Como? Artigo de Pedro Rodrigues.

Artigo | 22 de February

As letras das músicas de José Afonso, mais conhecido como Zeca Afonso, os seus poemas, as declarações prestadas nas inúmeras entrevistas que concedeu ao longo da sua vida, todos os seus testemunhos, não só nos dão a conhecer um pouco mais o seu percurso, a sua forma de estar na vida, a sua incessante tentativa de transformar o mundo, como também retratam a intemporalidade do seu contributo.

Artigo | 21 de February

Ruas e estradas desertas, transportes vazios, comércio a meio gás, bancos fechados, escolas sem alunos. O Governo decidiu não dar tolerância de ponto nesta terça-feira de Carnaval, mas o setor privado não trabalhou e os serviços públicos estão praticamente parados.

Artigo | 20 de February

Centenas de pessoas protestaram nesta segunda feira à porta da assembleia-geral de acionistas da EDP contra a sua privatização. Trabalhadoras da Tempo Team,empresa prestadora de serviços à EDP, denunciaram a precariedade e reivindicaram aumento salarial, gritando: “A nossa energia é o vosso lucro”.