You are here

Pesquisar

Artigo | 30 de June

"Não acredito num Governo que nos disse que tudo estava bem e que depois apresenta um enorme buraco orçamental, um desvio colossal nas contas públicas" criticou neste sábado Francisco Louçã, que alertou: "Só saindo deste colete de forças na Europa e em Portugal, recusando uma austeridade que persegue as pessoas, é que será possível que o país tenha uma economia que possa responder às dificuldades".

Artigo | 30 de June

Esta semana foi marcada por dois debates: o primeiro debate foi com o primeiro-ministro, na véspera do Conselho Europeu, e tendo como ponto de partida as políticas europeias; o segundo debate foi sobre o futuro do SNS, por iniciativa do PCP. Por Francisco Louçã

Artigo | 29 de June

Diz que os dados do INE que revelam o agravamento do défice indicam que “estamos a fazer um ajustamento bem sucedido”. E reafirma compromissos com as metas de redução do défice este ano.

Artigo | 29 de June

Para o deputado Pedro Filipe Soares, o agravamento do défice mostra o descalabro das contas públicas. O Bloco defende que é preciso romper com a austeridade. CGTP questiona: “A quem servem tantos sacrifícios?”

Artigo | 29 de June

Um ano de medidas de austeridade e de sacrifícios teve como resultado o agravamento do défice, revelam os dados do INE referentes ao primeiro trimestre deste ano. Em vez de diminuir, aumentou e a meta de 4,5% do PIB para este ano está cada vez mais distante.

Artigo | 29 de June

Processo fora movido pelo ex-Presidente da Federação Distrital do PS Victor Baptista. Tribunal de Coimbra considera que, se Pureza fosse a julgamento, “muito provavelmente seria absolvido”.

Artigo | 28 de June

Cerca de 400 pessoas concentraram-se esta tarde em Lisboa em protesto contra o novo mapa judiciário proposto pelo governo. A ministra da Justiça não se disponibilizou a receber os autarcas. A deputada do Bloco Cecília Honório, que esteve presente neste protesto, alertou para o perigo de o governo estar a condicionar o acesso das populações à justiça e a promover o interiocídio.

Artigo | 28 de June

No dia 26 de junho, a Assembleia Municipal de Lisboa aprovou, por maioria, a Moção apresentada pelo Bloco de Esquerda intitulada “Pela eliminação da discriminação na adoção homoparental”. PS e PSD deram liberdade de voto aos deputados municipais, sendo que o Partido Socialista apelou ao voto a favor da proposta do Bloco.

Artigo | 27 de June

Francisco Louçã confrontou o primeiro-ministro com o "desvio colossal" de dois mil milhões de euros nas contas públicas e com a proposta que estará em cima da mesa do Conselho Europeu de criar um superministro europeu das Finanças, assunto que Passos omitira ao parlamento no seu discurso.

Artigo | 26 de June

Denunciar o Memorando da troika e rejeitar a destruição do Estado Social. É este o propósito do texto que promove o Congresso Democrático das Alternativas, um encontro que terá lugar a 5 de Outubro. A iniciativa junta um amplo espectro de figuras das várias áreas da esquerda, de bloquistas a independentes, de socialistas a comunistas.

Artigo | 26 de June

Um dia depois do novo Código do Trabalho ter entrado em vigor, Bloco, PCP e Verdes anunciaram que vão solicitar a fiscalização da constitucionalidade do Código do Trabalho. Partidos da esquerda e CGTP contestam alterações na organização do tempo de trabalho, segurança no emprego, contratação coletiva e a extinção dos feriados. 

Artigo | 26 de June

A derrapagem na cobrança de impostos, mesmo depois do governo ter atirado a carga fiscal para níveis históricos, e a diminuição das receitas e aumento das despesas da Segurança Social estão a abrir um buraco colossal nas contas públicas. O défice vai a caminho dos 5,5% e Passos Coelho admite mais medidas de austeridade para “corrigir” os problemas criados pela austeridade.

Artigo | 25 de June

No debate da moção de censura ao Governo apresentada pelo PCP, Luís Fazenda confrontou o Primeiro-ministro com “os números que não mentem”: “a cada dia há 23 despedimentos e 25 casas são entregues à banca”. Lembrando o confisco dos subsídios de férias e de Natal, o deputado questionou diretamente Passos Coelho: “o que irá confiscar nas parcerias público-privadas?”

Artigo | 25 de June

O Bloco de Esquerda apresentou um projeto que recomenda que o Governo defenda na próxima Cimeira Europeia “uma resposta contra a crise especulativa e a política de austeridade”, onde se inclui: eurobonds; garantia de empréstimos do BCE aos Estados nas mesmas condições que empresta aos bancos; rotura com o “Tratado Orçamental Europeu, substituindo-o por um Tratado para o Crescimento e o Emprego”.

Artigo | 24 de June

Num almoço/convívio na Lagoa de Óbidos, integrado nas Jornadas Contra a Troika, Francisco Louçã lembrou que o Governo não tem razões para estar surpreendido com o resultado de um ano das políticas da troika. "O Bloco de Esquerda tinha razão quando insistiu que o caminho da troika era o caminho da falência", sublinhou o coordenador bloquista.

Artigo | 23 de June

Com 66 votos a favor e 63 contra, a Assembleia Municipal de Barcelos aprovou o enunciado da pergunta a constar no referendo proposto pelo Bloco de Esquerda, que segue agora para o Tribunal Constitucional.

Artigo | 23 de June

A receita do Estado em impostos caiu 3,5% nos cinco primeiros meses de 2012. "Este caminho, a ser seguido, vai levar à adoção de novas medidas de austeridade", diz o deputado bloquista Pedro Filipe Soares, que defende ainda que "persistir no erro é o desastre do país".

Artigo | 22 de June

Daniel Proença de Carvalho, conhecido advogado e figura destacada da direita, é o novo 'chairman' da Cimpor, indicado pelo grupo Camargo Corrêa, grupo passou a controlar totalmente a cimenteira. Proença de Carvalho tem a mesma função na ZON, atualmente controlada por Isabel dos Santos, e é presidente da Assembleia Geral de, pelo menos, 25 empresas.

Artigo | 22 de June

Francisco Louçã afirmou nesta sexta feira que o primeiro-ministro e o ministro das Finanças devem explicações ao país sobre "a derrapagem" da execução orçamental causada pela "austeridade sucessiva" e pelo "novo aumento de impostos" que vão querer impor no próximo orçamento.

Artigo | 22 de June

Cerca de duas dezenas de pessoas da Plataforma Em Defesa da Maternidade Alfredo da Costa (MAC) deslocaram-se ao Palácio de Belém para entregar cerca de 14 mil postais contra o encerramento da MAC, mas Cavaco recusou-se a receber os postais. 6ª feira haverá concentração junto ao Hospital de S. José.

Pages