A queda do muro tem um significado muito especial: é a vitória da lenta, persistente e tantas vezes ignorada resistência contra a opressão; é a derrota da alienação ideológica perante a materialidade irresistível dos interesses mais profundos das sociedades e dos indivíduos. É a demonstração irrevogável de que o socialismo não pode existir sem democracia e sem a maior liberdade individual. Texto de Mário Tomé.

Artigos dossier

O socialismo só pode ser o contrário do Muro: liberdade contra a censura, responsabilidade contra o controlo sindical, todos os direitos sociais, incluindo o pluripartidarismo, a liberdade de formar sindicatos ou de fazer greve. Por Francisco Louçã.

Artigos dossier

De entre todas as celebrações cíclicas anuais, o Entrudo ou Carnaval é das que maior riqueza de aspectos apresenta, além de uma grande variedade de elementos e de uma característica complexidade de significações.
Podendo a sua origem ser mais arcaica, é contudo nos velhos ritos romanos de celebração do fim do Inverno e de início de Primavera que deve ser encontrado o seu sentido mais genuíno. Apesar dos seus rituais pagãos, as comemorações do Entrudo ultrapassaram as fronteiras da Europa acompanhando a difusão do cristianismo.

Artigos dossier

Tudo leva a crer que as facécias de Carnaval em Torres Vedras, tal como hoje o conhecemos, tenham emergido no rescaldo da luta dos republicanos contra a dinastia dos Braganças. A imponência das vestes reais em que se integram elementos de ridículo como o ceptro régio transmudado em corno ou o leque de Sua Sereníssima Alteza, a Rainha, alterado para abano de fogareiro plebeu, parecem credibilizar esta génese. A actual festa do Carnaval de Torres, nascida em 1923 contem já os elementos distintivos que hoje permanecem : os Reis, as matrafonas, o cocotte, os carros alegóricos, os cabeçudos e a espontaneidade.

Artigos dossier

Só quando se entender que nenhum governo à face da terra pode dar-se ao luxo de pagar juros de 30%, as autoridades monetárias da UE chegarão à idade da razão. Até esse momento, as pedras do dominó europeu vão continuar a cair. Por Marco Antonio Moreno.

Artigo

No mundo estéril dos Murdochs, a nova tecnologia foi usada para roubar do povo a privacidade e a liberdade para falar. No mundo árabe, potentados ainda sobreviventes jamais tiveram problemas para nomear primeiros-ministros servis. Quem não arrisca não petisca. Artigo publicado na Rede Castor.

Artigo

Bloco apresenta no Parlamento um Projecto de Lei que visa suspender o processo de avaliação do desempenho dos docentes actualmente em vigor, e recomenda ao governo a promoção do processo negocial com vista à implementação de um novo modelo de avaliação.

Artigo

A taxa de risco de pobreza para a população idosa aumentou para 21% em 2009, face aos 20,1% registados em 2008. Entre os desempregados, a percentagem foi, em 2009, de 36,4%. Taxa de privação material da população portuguesa subiu para 22,5%.

Artigo

Ministros das finanças da zona Euro anunciam que irão avançar com segundo plano de ajuda à Grécia mas não avançam quaisquer pormenores sobre sua concretização. Forma de contribuição da banca também ficou por esclarecer. Entretanto, esta terça-feira, pressão sobre a dívida espanhola e italiana volta a agravar-se.

Artigo

Contributo do Fórum Manifesto, subscrito por Ana Drago, António Chora, Daniel Oliveira, Marisa Matias, Rogério Moreira, João Rodrigues, José Gusmão, José Manuel Pureza, Jorge Nascimento Fernandes, Maria Emília Costa, Maria José Espinheira, Maria José Vitorino, Margarida Santos, Miguel Cardina, Miguel Portas, Tiago Ivo Cruz e Vítor Sarmento

Artigo