You are here

Pesquisar

Artigos Opinião Esquerda | 3 de December

Eis que o Natal se aproxima e com ele as campanhas publicitárias das grandes superfícies que instigam em nós a obrigação moral de ajudar quem mais precisa. Podemos ajudar sem grande trabalho como se quer num mundo capitalista: basta comprar papel de embrulho ou um CD no supermercado mais próximo.

Artigos Opinião Esquerda | 8 de October

No próximo sábado, a contestação volta às ruas de todo o país. “Que se lixe a Troika, queremos as nossas vidas” é o mote para uma manifestação onde a cultura se junta à resistência, com concertos de Camané, Deolinda, Dead Combo, A Naifa, Diabo a Sete, Peste e Sida, Janita Salomé, Brigada Vitor Jara ou Rádio Macau.

Artigos Opinião Esquerda | 3 de July

É urgente que o IPST generalize nas suas práticas o disposto na lei e, já agora, que equacione rever o protocolo inerente às dádivas de sangue, designadamente no que concerne às questões inerentes à vida sexual das/os dadoras/es, porque elas nada avaliam.

Artigos Opinião Esquerda | 20 de June

Passou um ano desde a tomada de posse do governo CDS/PSD. Um ano ao longo do qual, com a troika como argumento desculpabilizador, este Governo tem vindo a empreender a agenda neoliberal que a direita há tanto ansiava: destruição de direitos laborais, baixa de salários, desmantelamento do estado social. Não concordam? Não sejam piegas e emigrem!

Artigos Opinião Esquerda | 5 de June

O discurso hegemónico tem vindo a propalar o conceito de empreendedorismo como se nele residisse a chave para todos os problemas. Na semana passada, assistimos a mais um ponto alto desta bizarria, num jantar que Cavaco Silva ofereceu aos Príncipes das Astúrias.

Artigos Opinião Esquerda | 21 de May

O governo CDS/PSD está a implodir a política de educação e formação de adultas/os! Apoiando-se num estudo anacrónico que contradiz as centenas de teses de mestrado e doutoramento feitas sobre este assunto, Nuno Crato condena o futuro de milhares de pessoas, enxovalha as que decidiram estudar e descredibiliza quem trabalha nesta área.

Artigos Opinião Esquerda | 9 de May

Em dezembro, o IEFP despediu 214 pessoas. Desde então, recusou-se a pagar a indemnização, alterou o contrato, decidiu que as tinha despedido dias antes do tempo e por isso as pessoas correm o risco de ficar com o subsídio de desemprego cortado.

Artigos Opinião Esquerda | 1 de May

Dizem que ir para a rua não muda nada. Mas sabemos que ir para a rua muda tudo. Porque sabemos que jamais os direitos foram dados; foram sempre conquistados!

Artigos Opinião Esquerda | 22 de March

CEI? CEI são os Contratos de Emprego Inserção. Na verdade, esta designação é um engodo: os mais de 60 mil CEI não têm contrato de trabalho; são pessoas desempregadas, obrigadas a trabalhar para o Estado ou para Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), a troco da prestação social a que têm direito.