Artigos dossier | 18 de December

Em julho de 2006, apenas 14,9% dos catalães eram a favor de um Estado independente. Mas seis anos depois, já são 44,3% os que querem que a Catalunha seja independente. Veja alguns dos acontecimentos que provocaram esta mudança.

Vídeo Esquerda | 18 de December

A praça do Martim Moniz em Lisboa serviu de palco para as iniciativas realizadas por várias associações imigrantes que lançaram uma campanha global pelos direitos dos imigrantes, refugiados e deslocados.

Artigo | 18 de December

O Governo deve "recapitalizar os hospitais", diz João Semedo, considerando que a contração no financiamento da saúde está a "criar dificuldades" à qualidade dos cuidados de saúde prestados. Para o coordenador do Bloco, não se percebe que o Governo recapitalize os bancos e se deixe os hospitais sem dinheiro.

Artigos dossier | 18 de December

Conheça os principais atores da cena política catalã, um pouco da sua história e os resultados que obtiveram nas últimas eleições para o Parlamento catalão.

Artigos dossier | 18 de December

O sistema do Estado autonómico espanhol é uma armadilha que se estabelece sobre a base de prometer direitos que depois não são concedidos, diz o historiador catalão Josep Fontana, que se declara favorável à independência da Catalunha sob certas condições. Entrevista realizada por Enric González

Artigos dossier | 18 de December

Falta uma coligação ampla de esquerda que explicite um discurso de classe diante do establishment financeiro, económico, político e mediático catalão, o maior responsável pelo subdesenvolvimento social da Catalunha. Para que essa coligação se faça será necessária uma profunda transformação dos partidos existentes, estimulados pelo aparecimento do movimento radical CUP. Por Vicenç Navarro, Público.es

Artigo | 18 de December

O trabalho sexual deve ser uma categoria profissional com direito a enquadramento legal, defendem as organizações que apresentaram esta segunda-feira uma série de recomendações que visam conferir direitos laborais e proteção social aos trabalhadores do sexo.

Artigos dossier | 18 de December

Caiu a máscara do da CiU, por mais que se disfarce de independentista. Apareceu como é: a cabeça visível de um partido conservador, fiel ao mundo empresarial e que sempre defendeu o atual marco constitucional. Por Esther Vivas, Público.es

Artigos dossier | 18 de December

A extraordinária mobilização vivida em Barcelona por ocasião da “Diada” confirmou a enorme ascensão do sentimento independentista entre a população catalã. Nem sequer a opção federalista aparece já como uma alternativa credível, enquanto. Por Jaime Pastor

Artigo | 18 de December

Vários trabalhadores a recibos verdes continuam a ser colocados em escalões contributivos acima do que está previsto na lei. Esta “injustiça” revela um “enorme desprezo” pelos trabalhadores a recibos verdes e perpetua os “erros” que se vêm repetindo no último ano, sempre em prejuízo dos trabalhadores, denuncia o Bloco de Esquerda.

Artigo | 18 de December

Nem os aumentos significativos nos níveis educacionais e de qualificação das mulheres tem impedido que as trabalhadoras portuguesas continuem a ser fortemente discriminadas. As mulheres nacionais estão entre as que mais trabalham sem receber qualquer remuneração e a maternidade triplica o desnível salarial face aos homens com filhos.

Event | 18 de December

Marcha do Pai Natal pela Suspensão das Portagens
Será uma marcha de bicicletas, com entrega de várias prendas ao Presidente da República na Aldeia da Coelha, em Albufeira, pelas 11h30. Ver comunicado de imprensa.
Albufeira, local de concentração no parque do Algarve Shopping, na Guia, 10h.

Concentração de contra a extinção de freguesias
Mais informações.
Lisboa, em frente ao Palácio de Belém, 14h.

Vídeo Esquerda | 18 de December

Antes, o primeiro-ministro dizia uma coisa, agora faz o seu contrário: ataca os reformados e pensionistas, provoca mais recessão em 2013 e mais cortes generalizados nos salários.

Artigos Opinião Esquerda | 18 de December

A reeleição de Obama fez alguma diferença, mas muito menos do que o próprio afirmava ou do que os republicanos temiam.