Artigo | 5 de December

Joaquim Benite encenou peças de dezenas de autores, clássicos e contemporâneos, trouxe a Portugal companhias e encenadores que marcaram a história recente. Foi um homem do teatro em toda a sua grandeza e cidadania.

Event | 5 de December

Almoço+convívio/debate: contra as demolições e os despejos – solidariedade com o Bairro Santa Filomena
Organização: Coletivo Habita, a Comissão de Moradores de Santa Filomena e a Obra Católica Portuguesa das Migrações. Ver cartaz.
Lisboa, Bairro Santa Filomena Espaço “O Quintal", 13h.

Sessão Pública: Solidariedade com Gaza
Com a eurodeputada do Bloco de Esquerda Alda Sousa e o coordenador do Bloco de Esquerda João Semedo. Ver cartaz.
Porto, Junta de Freguesia de Miragaia – Campo Mártires da Pátria (Cordoaria), 18h.

Projeção de Filme+Debate sobre a Islândia
Com Daniel Oliveira. Ver evento no facebook e cartaz.
Oeiras, sede do Bloco das concelhias de Cascais e Oeiras (Praceta dos 7 Castelos, 7G - Santo Amaro de Oeiras), 15h.

Músicas festivas de Fernando Lopes Graça
Apresentação de Rui Vieira Nery, com António Rosado, piano. Mais informações.
Lisboa, pequeno auditório do Centro Cultural de Belém, 19h.

21ª Feira Laica Internacional
Mais informações.
Lisboa, Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, 14h/20h.

Event | 5 de December

Entrevista com os coordenadores do Bloco de Esquerda João Semedo e Catarina Martins
A entrevista, conduzida pela jornalista Maria Flor Pedroso, é transmitida às 2h49 na RTP 2.

Manifestação: Não ao OE'2013, não à exploração!
Organização CGTP. Ver cartaz.
Lisboa, Lg de Alcântara (desfile para Belém), 15h.

Feira da Ladra Precária
Ver evento no facebook.
Lisboa, espaço associativo MOB, 12h.

21ª Feira Laica Internacional
Mais informações.
Lisboa, Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos, 14h/20h.

Artigo | 5 de December

Na audição requerida pelo Bloco de Esquerda aos intervenientes no caso que levou à demissão de Nuno Santos, o ex-diretor de informação da RTP afirmou ser "evidente que eu era uma pessoa não grata para o governo em funções".

Vídeo Esquerda | 5 de December

Joaquim Benite ficará para sempre ligado ao Teatro de Almada, onde passou boa parte dos seus 40 anos de carreira, conseguindo que o Festival de Teatro de Almada alcançasse um lugar de destaque a nível europeu.

Artigo | 5 de December

Na Assembleia Municipal do Porto, reunida extraordinariamente no dia 3 de Dezembro, o Bloco de Esquerda viu aprovada a sua moção contra a proposta da Unidade Tecnica para a Reorganização Administrativa, que contemplava a extinção de 8 freguesias da cidade do Porto.

Artigo | 5 de December

Depois de Vítor Gaspar ter dado o “dito pelo não dito”, afirmando que Portugal não vai beneficiar das novas condições acordadas para o empréstimo à Grécia, o Bloco recorda que o “o serviço da dívida é um dos encargos mais significativos de despesa pública”  e quer ouvir o ministro das Finanças no Parlamento.

Artigos Opinião Esquerda | 5 de December

Ficámos hoje a saber que a direção de informação do serviço público de rádio e televisão deixou de ser independente e que existe um clima persecutório contra quem não favorece a tutela política.

Artigo | 5 de December

Decisão dos Ministros da Eurozona para a Grécia reduz a dívida em 40 mil milhões de euros, baixando as taxas de juros, estendendo os pagamentos dos juros, prevê um esquema de recompra de dívida posterior e estende os vencimentos dos empréstimos. Mas as contrapartidas exigidas são terríveis.

Artigo | 5 de December

Em janeiro de 2009, um agente da PSP foi em perseguição de um jovem de 14 anos, acabando por matá-lo com um tiro a um palmo da cabeça. O julgamento absolveu-o esta quarta-feira da acusação de homicídio negligente.

Artigo | 5 de December

O “resgate” a Portugal, que nós estamos a pagar da forma que se sabe, é o resgate de bancos europeus que emprestaram acima das suas possibilidades. Artigo de José Maria Castro Caldas, publicado no site da Iniciativa para uma Auditoria Cidadã à Dívida.

Artigo | 5 de December

Em menos de uma semana, Gaspar e Passos deram o dito por não dito. Primeiro, disseram que as condições dadas pelo Eurogrupo à Grécia iriam ser estendidas à Irlanda e a Portugal. Mas bastou o ministro das Finanças alemão dizer o contrário para ambos virem contradizer-se. Segundo o Bloco de Esquerda, o governo ajoelhou-se diante dos interesses alemães e franceses.

Artigo | 5 de December

O cenário repetiu-se pelo menos trinta vezes na Europa e nos Estados Unidos desde 2008: os poderes públicos estiveram sempre (e sistematicamente) ao serviço dos bancos privados, financiando o seu resgate através do endividamento público. Primeira parte do artigo "Bancos contra povos: os bastidores de um jogo manipulado!", de Eric Toussaint.

Artigo | 5 de December

49 cineastas assinam um texto a denunciar a falta de regulamentação da nova Lei do Cinema e acusam o Governo de não ter vontade de resolver um problema que está a bloquear o apoio financeiro ao cinema português em 2012.

Artigo | 5 de December

A Maternidade Alfredo da Costa comemora 80 anos esta quarta-feira, mas a mudança de instalações não traz motivos para a festa. O Governo queria fechá-la no fim do ano, mas esta semana a administração do hospital adiou para março a transferência para o hospital de Dona Estefânia.

Artigo | 5 de December

Estudantes de várias universidades de Lisboa foram receber Passos Coelho a um seminário sobre segurança. O primeiro-ministro foi obrigado a discursar em frente a uma faixa na plateia onde se lia uma mensagem simples: "Demite-te".

Vídeo Esquerda | 5 de December

Passos Coelho prometeu cortar nas gorduras do Estado, mas para ele as gorduras são as pensões e prestações sociais, a escola pública e o Serviço Nacional de Saúde. Neste tempo de antena, João Semedo e Catarina Martins apresentam a alternativa para um Governo de Esquerda.

Artigo | 5 de December

A crise do setor automóvel não é a única responsável pelo maior despedimento coletivo do Parque Industrial da Autoeuropa, que afeta 92 trabalhadores da Faurecia. Houve favorecimento por parte do Estado, da banca e da Autoeuropa à concorrente SPPM, após Dias Loureiro a ter deixado na falência. "Mas agora ninguém nos salva a nós", queixa-se a Comissão de Trabalhadores.

Artigo | 5 de December

Várias personalidades mundiais subscreveram o apelo do bispo sul-africano Desmond Tutu para que se reiniciem as negociações entre a Turquia e o dirigente curdo Abdullah Ocalan sobre a questão da minoria curda.

Vídeo Esquerda | 5 de December

Maria do Rosário Gama, líder do novo movimento “APRE!” (Aposentados, Pensionistas e Reformados), explicou ao esquerda.net os objetivos da nova associação.