Artigos Opinião Esquerda | 23 de October

A combinação do ciclo vicioso da austeridade/recessão com o efeito bola-de-neve é explosiva. Este é o beco sem saída da austeridade. A questão decisiva da alternativa é saber como romper com este processo. As seis propostas apresentadas pelo grupo parlamentar do Bloco atiram-se a este problema.

Artigo | 23 de October

Os números da execução orçamental de setembro indicam o agravamento da queda da receita fiscal. Para o deputado Pedro Filipe Soares, eles são o "reflexo direto" do anúncio das medidas de austeridade no início do mês passado.

Artigo | 23 de October

O Panamá aprovou uma nova lei de proteção dos animais que ficará para a história como uma das mais ambiciosas do mundo. A lei tem como objetivo principal prevenir, erradicar e sancionar os atos de crueldade contra os animais domésticos.

Artigo | 23 de October

Esta segunda-feira, em Lisboa, na abertura das Jornadas Parlamentares do Bloco de Esquerda, Luís Fazenda anunciou que o partido apresentará “medidas concretas e de confronto direto” com a proposta orçamental do governo e que “o Bloco não alimenta pântanos políticos”, estando do lado da Constituição e por isso contra o memorando da Troika.

Artigo | 23 de October

No encerramento das Jornadas Parlamentares do Bloco de Esquerda, os deputados Francisco Louçã e Pedro Filipe Soares apresentaram as 6 medidas para salvar a economia que “escolhem as pessoas e não a ganância dos credores,” respondem “ao maior desafio orçamental de sempre” e desmentem a “inevitabilidade” das políticas do Governo PSD-CDS e da Troika.

Artigo | 23 de October

“Sem ciência não há futuro” é o título da Carta Aberta, subscrita por 3.200 pessoas, que bolseiras de investigação entregaram nesta terça feira no Ministério da Educação e da Ciência. A carta está disponível online e é petição pública.

Artigo | 23 de October

Foi apresentado, nesta quarta feira em Coimbra, um novo movimento cívico de aposentados e pensionistas (APRE!), que apela aos órgãos de soberania que travem os cortes nas pensões inscritos na proposta de Orçamento de Estado para 2013. Maria do Rosário Gama, líder do movimento, diz que o "APRE!" vai constituir-se de imediato como associação e que serão criados núcleos distritais.

Artigo | 23 de October

No final de uma reunião com representantes dos trabalhadores do Metro de Lisboa, esta terça-feira, o deputado João Semedo acusou o Governo de obrigar os portugueses a pagar "mais por um serviço de transportes de pior qualidade" e de promover "um despedimento massivo" nesta empresa.

Artigo | 23 de October

Os trabalhadores portuários iniciaram novo período de greve com adesão total. Segundo o sindicato, está em causa “a precarização da atividade, o espetro do desemprego para cerca de 50% dos atuais trabalhadores portuários, a limitação à regulamentação coletiva” e a ausência de um quadro sancionatório para empresas que não cumpram a lei em termos de utilização de “trabalhadores indevidos”.

Artigo | 23 de October

Em plena crise económico-financeira, o governo espanhol impulsiona a exportação de armas. A Espanha já está em sexto lugar em volume de exportação de armamento no mundo. Por Inés Benítez, da IPS

Artigos Opinião Esquerda | 23 de October

O que é comum a todos os atuais dirigentes capitalistas é que, mesmo compreendendo a gravidade da situação, são incapazes de mudar o curso dos acontecimentos.

Vídeo Esquerda | 23 de October

No Parlamento Europeu, Marisa Matias contesta a noção de "disciplina orçamental" que viola os contratos estabelecidos entre os Estados e as suas populações, citando o caso português.

Event | 23 de October

Sessão Pública: Expulsar a troika, Recusar o Orçamento
Com Francisco Louçã. Ver cartaz.
Braga, Junta de Freguesia de São Vítor, 21h.

Lançamento da Agenda de 2013 do SOS Racismo
O tema da Agenda de 2013 é o Racismo Institucional.
Lisboa, bar AGITO (R.da Rosa, 261, ao Bairro Alto), 18h30.

Artigo | 23 de October

Temos a obrigação moral de denunciar os discursos enganosos acerca da pretensa solidariedade dos governantes dos países mais fortes da zona euro em relação ao povo grego e a outros países fragilizados (Irlanda, Portugal, Espanha, etc.). Os factos contradizem as palavras constantemente retransmitidas pelos meios de comunicação social dominantes.

Artigo | 23 de October

O PE, única instituição eleita diretamente na UE, toma a sua posição sobre o orçamento da União para 2013 antes de se iniciarem as negociações finais com os governos. E tendo em conta o que se conhece, "deixar as decisões nas mãos dos governos só tem dado asneira", afirmou a eurodeputada Alda Sousa durante a sessão parlamentar plenária iniciada nesta segunda-feira em Estrasburgo.

Artigo | 23 de October

O Congresso Democrático das Alternativas (CDA) apresentou nesta segunda feira uma petição a pedir aos deputados e ao Presidente da República o chumbo do Orçamento de Estado para 2013 (OE). O CDA também apela à mobilização “e à convergência" dos protestos contra o orçamento, como a greve geral de 14 de novembro ou as “ações" anunciadas para os dias da visita de Angela Merkel a Portugal.