You are here

Pesquisar

Artigo | 16 de October

Na quinta-feira arranca o festival internacional de cinema de Lisboa, que comemora este ano a décima edição. Para além das novas secções, o Doclisboa vai debater a RTP e o serviço público de televisão.

Artigo | 16 de October

Em reação à apresentação do Orçamento de Estado na Assembleia da República, o deputado bloquista Pedro Filipe Soares sublinha que o Governo "insiste nas medidas já chumbadas pelas pessoas".

Artigo | 16 de October

Só agora deteta os problemas provocados pela entrada massiva de capitais nos momentos de auge e da fuga repentina nos de queda. Por Marco Antonio Moreno, El Blog Salmón

Artigo | 16 de October

Um relatório da Comissão para a Política de Drogas do Reino Unido, um órgão consultivo independente do Governo, critica o simplismo da política atual e defende que chegou a hora de descriminalizar a posse de drogas. O caso português é apontado como o exemplo a seguir. 

Artigo | 16 de October

Esta terça-feira comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, mas o planeta está a sofrer uma crise alimentar com consequências sobre a nossa saúde a as nossas vidas. Artigo de Esther Vivas.

Artigos Opinião Esquerda | 16 de October

Já vi de tudo, pensava eu. Mas ainda não tinha visto um orçamento como este.

Artigo | 16 de October

Feitas as contas e simulações, há uma certeza: são os rendimentos mais baixos que suportam o maior aumento da carga fiscal. Com os novos escalões e a sobretaxa no IRS, o peso do aumento de impostos para quem trabalha por pouco dinheiro será bem superior ao dos mais ricos.

Artigo | 16 de October

Os trabalhadores a recibos verdes vêem a percentagem do seu rendimento tributado subir de 70% para 80%. E as retenções na fonte também vão aumentar com este Orçamento de Estado. Contas feitas, acabam por ser mais penalizados que os trabalhadores por contra de outrém.

Artigo | 16 de October

O que uniu esta gente toda no dia 13 de Outubro foi um ato político, de resistência. Nunca se assistiu a tal sentimento de revolta e união dos agentes culturais. Texto de Alexandre Oliveira, produtor; Bruno Moraes Cabral, realizador; Carlos Mendes, músico; João Camargo, engenheiro; José Gema, fotógrafo; Paula Nunes, gestora de projetos culturais; Rui Franco, arquiteto, Sofia Nicholson, atriz. Publicado originalmente no Público.

Event | 16 de October

Manifestação Nacional de Empresários da Restauração, trabalhadores, fornecedores e mais interessados pela redução do IVA no setor
Organização: Movimento Empresarial Restauração. Ver cartaz.
Lisboa, Assembleia da República, 16h.

Tributo a Adriano Correia de Oliveira
Com Francisco Fanhais, Manuel Freire, Cais da Saudade, Cantaremos Adriano, João Nogueira, Francisco Naia e Carlos Carranca. Ver cartaz.
Lisboa, Alcântara – Academia de Santo Amaro, 21h.

Event | 16 de October

Sessão Pública: Expulsar a troika, recusar o orçamento
Com Francisco Louçã. Ver cartaz.
Almada, Cova da Piedade – Auditório do Estádio Municipal José Martins Vieira, 21h.

Debate: Que políticas para combater a troika?
Ver cartaz.
Torres Novas, Sede do Bloco (R General José Vasconcelos Correia nº 10), 21h30.

Concentração contra a extinção de freguesias
Organização: Plataforma Nacional Contra a Extinção de Freguesias e a delegação de Setúbal da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE).

Doclisboa'12
10º Festival Internacional de Cinema. Ver programação completa
Lisboa, de 18 a 28 outubro, na Culturgest, São Jorge, Londres e Cinemateca.

Vídeo Esquerda | 16 de October

Adriano Correia de Oliveira, um dos nomes mais marcantes da música de intervenção antifascista, morreu há 30 anos, no dia 16 de outubro de 1982.

Artigo | 16 de October

A PSP violou a lei ao filmar os manifestantes em frente ao Palácio de Belém ou na concentração da CGTP no Terreiro do Paço, acusa o Bloco de Esquerda. A deputada Cecília Honório questionou o Governo sobre esta prática que, diz, visa "instalar um clima de perseguição aos manifestantes” e defende destruição das filmagens.

Artigo | 16 de October

Nem aumento de impostos “mitigado”, nem recuo nos escalões do IRS. O Orçamento de Estado para 2013 é o mesmo da versão preliminar, mas mais forte. São mais despedimentos, mais cortes na Saúde, mais taxas moderadoras e mais dinheiro para a Defesa. Menos só mesmo o crescimento económico.

Artigos Opinião Esquerda | 16 de October

Vender a Caixa é perder um poderoso instrumento de política económica. O único capaz de criar e injetar moeda na economia em períodos de crise, como o que vivemos, e de direcioná-la para o investimento produtivo e a criação de emprego.