Artigo | 5 de October

Na sessão de encerramento do Congresso Democrático das Alternativas, Carvalho da Silva resumiu para uma Aula Magna cheia as “três urgências” que ali foram enunciadas: denunciar o memorando da troika, contribuir para a queda do governo e “ resgatar Portugal” exigindo uma governação “com ética, rigor e transparência”.

Artigo | 5 de October

Milhares de estudantes dos institutos superiores e das universidades manifestaram-se por toda a Itália contra os cortes na educação. As maiores manifestações registaram-se em Milão, Turim, Bolonha, Roma, Nápoles e Palermo e foram reprimidas pela polícia.

Artigo | 5 de October

Na sessão de abertura do Congresso Democrático das Alternativas, foi feita a defesa de um esforço de convergência para encontrar denominadores comuns que construam a alternativa para um país arrasado pelo memorando da troika.

Artigo | 5 de October

Neste artigo, o esquerda.net reproduz a intervenção de Mariana Avelãs, tradutora, ativista e uma das 29 subscritoras que apelaram às manifestações de 15 de setembro, durante a sessão de encerramento do Congresso Democrático das Alternativas.

Artigo | 5 de October

D. Januário Torgal Ferreira criticou o ministro das Finanças, Vítor Gaspar:“ Um tipo cospe e oprime um povo e ao fim diz: isto é um povo porreiro pá!”. Para o bispo das Forças Armadas trata-se de uma “linguagem salazarista”, “na linha do próprio Passos Coelho quando agradecia a resignação dos pobres, e dos humildes e dos ofendidos”.

Artigo | 5 de October

Zuraida Soares, cabeça de lista do Bloco de Esquerda às eleições regionais dos Açores, alertou para o "impacto catastrófico" na região das novas medidas de austeridade e defendeu a imposição de uma quota obrigatória de produtos regionais às grandes superfícies comerciais, que garanta o escoamento da produção local, garantindo um preço justo aos produtores e aos consumidores.

Artigos Opinião Esquerda | 5 de October

Não sei porquê, algo me diz que um dia este episódio será contado como um prelúdio à queda do governo mais violento e vende-pátrias da história da democracia portuguesa.

Artigo | 5 de October

Na marcha contra o desemprego, promovida pela CGTP, o secretário-geral da central sindical afirmou que o Governo PSD/PP é o “pior Governo do Mundo” e fez um apelo à unidade para a Greve Geral.

Artigo | 5 de October

Chipre pediu empréstimo de 11 mil milhões, mas o Presidente da República, Demetris Christofias, recusa as condições impostas pela troika. Christofias, do partido Akel, considera que “a política da troika é mortal”, diz que recusa a privatização de empresas públicas rentáveis e o fim da indexação dos salários à inflação e declara: “Não estamos simplesmente a rejeitar, estamos a fazer contrapropostas”.

Artigo | 5 de October

As cerimónias oficiais do 5 de Outubro ficaram marcadas pelos protestos contra a política austeritária do Governo. Luís Fazenda criticou o Presidente da República, que içou a bandeira nacional ao contrário, por ter feito uma intervenção “fora do contexto” e das “inquietações” dos portugueses.

Artigo | 5 de October

Tempestades, branqueamento e aumento da população da estrela-do-mar-coroa-de-espinhos estão entre as principais causas e seriam relacionadas com as mudanças climáticas e com o excesso de poluição. Artigo de Jéssica Lipinski do Instituto CarbonoBrasil.

Artigo | 5 de October

A greve dos trabalhadores da CP, CP-Carga e Refer deve parar completamente a circulação ferroviária no país nesta sexta feira, 5 de outubro. Os trabalhadores defendem o serviço público e lutam contra os cortes nos salários, nos subsídios e no pagamento de horas extraordinárias.

Artigos Opinião Esquerda | 5 de October

Qualquer tipo de ativismo que queira contrariar a praxe e o que ela representa não se faz nunca com base na hostilização das pessoas que nela participam, mas sim na criação de espaços alternativos, que preenchendo a função da praxe, podem, com tempo, esvaziar a sua hegemonia.

Vídeo Esquerda | 5 de October

Intervenção de Francisco Louçã na abertura do debate da moção de censura.