Audio | 31 de October

Gaiteiros de Lisboa : Avis rara (2012).
Adriana Queiroz : Ariadne (2012).
Sérgio Godinho : À queima roupa (1974).
Fernando de Almeida : Responsórios; Missa Ferial (2011).
Edição nº 144, de 31 de outubro de 2012
Artigo | 31 de October

Duas avaliações, realizadas pela Caixa BI e pela Deloitte, indicam segundo João Semedo que o BPN valia na altura 110 milhões de euros, mas foi vendido ao BIC por 40 milhões. O deputado do Bloco, que entregou 40 propostas de alteração ao relatório final da comissão de inquérito, denuncia a ocultação das avaliações à comissão de inquérito e exige explicações a Passos Coelho.

Artigo | 31 de October

Entrevistado por Amy Goodman, da Democracy Now!, Mike Tidwell, diretor da Chesapeake Climate Action Network, diz que um furacão como o Sandy que chega tão a norte é tão anormal como nevar na Arábia Saudita. A causa desta anormalidade é a subida da temperatura da superfície do Atlântico.

Event | 31 de October

Conferência de Imprensa sobre o Orçamento de Estado para o Ensino Superior
Organização: Associação de Estudantes do ISCTE-IUL, a Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a Associação de Estudantes da FCSH da Universidade Nova de Lisboa e a Associação de Estudantes do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território.
Lisboa, Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, 14h30.

Lançamento do livro: Portugueses Ciganos e Ciganofobia em Portugalrganizador: José Gabriel Pereira Bastos. Ver convite.
Lisboa, Auditório 1, Piso 1, Torre B – FCSH-UNL (Av. de Berna, 26 c), 18h.

Artigo | 31 de October

Milhares de pessoas concentraram-se na tarde desta quarta-feira, junto à Assembleia da República para protestar contra o OE 2013, aprovado por PSD e PP. Apesar do Governo e da maioria que o sustenta terem aprovado o orçamento à pressa para fugirem das pessoas que protestam, alguns manifestantes vaiaram a saída dos automóveis de alguns deputados e gritaram: “Está na hora do Governo se ir embora”. Veja fotos no final do artigo.

Artigos Opinião Esquerda | 31 de October

O episódio da votação apressada do Orçamento de Estado, combinado com a radicalização ideológica dos discursos do PSD e do CDS, mostram um Governo acossado e que está por tudo.

Artigo | 31 de October

O investigador da Universidade do Minho, Sérgio Denicoli, afirmou nesta quarta feira que há “fortes indícios” de corrupção na implementação da Televisão Digital Terrestre (TDT). E denunciou que "houve uma TDT planeada muito diferente da que foi implementada”, salientando “que pode ter havido a captura do regulador pela Portugal Telecom [PT], ou seja, a Anacom teria trabalhado em favor da PT".

Artigo | 31 de October

Artistas, técnicos e produtores denunciam na Comissão de Cultura da Assembleia da República que a grande maioria continua sem ser ressarcida, levando ao colapso de muitas estruturas culturais.

Artigos Opinião Esquerda | 31 de October

Há pouco mais de um ano, apenas uma pequena parte dos ativos financeiros da banca era constituída por títulos de dívida pública portuguesa. Agora, os bancos já detêm mais de 30 mil milhões de euros em bilhetes e obrigações do tesouro, um crescimento de 32%.

Vídeo Esquerda | 31 de October

Ana Drago acusa Passos Coelho pelo "gigantesco embuste" que trouxe ao parlamento: "No dia em que apresenta a proposta de Orçamento de Estado mais brutal da história da democracia, Passos Coelho falou ao país como se tivesse sido ontem eleito e não, como é, o primeiro-ministro responsável pelo falhanço de todas, mas todas, as metas orçamentais que tem vindo a defender no último ano".

Vídeo Esquerda | 31 de October

No encerramento do debate do OE' 2013 na generalidade, Luís Fazenda critica a austeridade "agravada e sem horizonte" prevista no orçamento do Governo e o seu conflito permanente com a Constituição - "estão a abrir um conflito de regime".

Artigo | 31 de October

Governo e maioria PSD/PP não usaram o tempo previsto para o debate do OE para 2013 e ao final da manhã desta quarta feira, impuseram o prolongamento do debate para a hora de almoço. Para a tarde está convocada grande concentração contra o orçamento do assalto fiscal.

Artigo | 31 de October

A CGTP reuniu nesta quarta feira com Bloco de Esquerda, PCP, PS e PEV, defendendo que o OE para 2013 “não é um assunto encerrado” e tem diversas matérias “feridas de inconstitucionalidade”. O Bloco de Esquerda concordou com a CGTP e apresentou propostas alternativas à proposta orçamental do Governo.

Artigo | 31 de October

Arranca este sábado a eleição de delegadas e delegados para a VIII Convenção do Bloco, após o ciclo de debates entre as duas moções e as várias plataformas distritais.

Artigos Opinião Esquerda | 31 de October

É preciso encontrar uma alternativa de governação política para a Madeira de cunho progressista, democrático e de corte com a austeridade tão a gosto de Jardim e de Albuquerque. E essa alternativa não está no interior do PSD.

Artigo | 31 de October

O presidente da Comissão Europeia foi ao Teatro Municipal de Almada, assistir à peça “O mercador de Veneza”. No final, foi vaiado e apupado por ativistas dos Precários Inflexíveis e outras pessoas, que gritavam “Fora fora daqui, a fome, a miséria e o FMI”.

Artigo | 31 de October

O Intergrupo do Parlamento Europeu para o Saara Ocidental lamenta que ativistas saarauis dos direitos humanos estejam a ser julgados por um tribunal militar em Marrocos, as condições em que decorre o julgamento e as práticas de tortura sobre os detidos.

Artigo | 31 de October

Na AR prossegue nesta quinta feira o debate do OE para 2013. No primeiro dia de debate, o Bloco de Esquerda denunciou o “colossal falhanço” do Governo, sinalizou que o problema do país está na dívida, que asfixia as pessoas para salvar os bancos, e acusou Passos Coelho de estar a renegociar um segundo resgate. Hoje à tarde terá lugar uma concentração junto à AR, contra o saque do OE 2013.

Artigo | 31 de October

A luta contra a imigração é o novo mercado das sociedades de segurança e de armamento. Num livro, a jurista Claire Rodier decifra o “boom” desta “xenofobia business”. Nele aprende-se que as sociedades privadas, apoiadas pela Comissão europeia, investem dezenas de milhões de euros em tecnologias anti-imigrantes, que a GDF-Suez, por via de uma filial, gere centros de detenção... Entrevista a Claire Rodier, conduzida por Nolwenn Weiler.

Artigos Opinião Esquerda | 31 de October

Nos Estados Unidos da América há muitos pobres e milionários muito ricos. A desigualdade é das mais gritantes no planeta. O Estado Social não existe. Há quem se manifeste e grite "somos os 99%". Por isto e por muito mais não podia deixar de encontrar a esquerda nas suas mais variadas expressões.