Artigo | 19 de September

A central sindical não aceita que o Governo utilize a Concertação Social para legitimar a austeridade. Arménio Carlos diz que as mexidas na TSU pretendem reduzir salários que o PSD e o CDS querem tratar como ricos os trabalhadores que ganham mil euros por mês.

Artigo | 19 de September

As estatísticas de agosto do Instituto de Emprego e Formação Profissional, que lidam apenas com o desemprego registado, confirmam o contínuo aumento do desemprego durante o primeiro ano da aplicação do memorando da troika.

Artigo | 19 de September

Numa carta explosiva, Pedro Dias diz não reconhecer qualquer "legitimidade ao Governo para se manter em funções, por ter renegado todas as promessas feitas ao eleitorado" e delapidar o país "em benefício de grupos económicos". Apesar do diretor-geral ter renunciado ao cargo em dezembro, o Governo tem vindo a adiar a sua substituição.

Artigo | 19 de September

A vigília promovida pela Plataforma pela Educação juntou centenas de professores em várias cidades do país. A moção aprovada apela aos sindicatos que convoquem uma greve de uma semana nas escolas. O protesto continua junto ao Palácio de Belém na sexta-feira às 18h, quando ali reunir o Conselho de Estado.

Artigo | 19 de September

O grupo de cidadãos e cidadãs que convocou a manifestação "Que se Lixe a Troika" agendou uma concentração para o dia 21 de setembro, com início às 18h, em frente ao Palácio de Belém, em Lisboa, onde decorre a reunião de Conselho de Estado, convocada pelo presidente da República Aníbal Cavaco Silva. Outras 15 cidades portuguesas já aderiram a este protesto. Notícia atualizada em 20.09.2012 às 15h08.

Artigo | 19 de September

Executivo do PSD/CDS-PP enfrenta críticas de sindicalistas, economistas, representantes da Igreja Católica e das Instituições Particulares de Solidariedade Social e, inclusive, dos parceiros sociais que assinaram o acordo de concertação social. Governantes são recebidos com protestos em vários pontos do país.

Artigo | 19 de September

Em declarações ao esquerda.net, João Camargo, um dos organizadores da manifestação de 15 de setembro, afirmou que a adesão massiva a este protesto foi “um sinal do fim do consenso da troika”. Este ativista apelou ainda à mobilização para a concentração de sexta feira, nos jardins de Belém, durante a reunião do Conselho de Estado.