Artigo | 30 de September

Esta terça-feira, a partir das 18h em frente à Assembleia da República, o movimento (d)Eficientes Indignados vai protestar contra o corte de 30% na atribuição dos produtos de apoio, pelo aumento das prestações sociais e pela reposição dos benefícios fiscais.

Artigo | 29 de September

O Sindicato dos Jornalistas exigiu uma investigação e punição do segurança pessoal do primeiro-ministro que agrediu um repórter da TVI no interior duma Universidade. A IGAI diz que vai averiguar e o Bloco quer saber se os seguranças têm ordens do Governo para restringir a ação dos jornalistas.

Artigo | 28 de September

Arménio Carlos e Francisco Louçã, depois da reunião entre a CGTP e o Bloco, mostram-se confiantes de que a manifestação deste sábado reunirá de novo uma imensa multidão para confrontar um governo descredibilizado e a política da troika.

Artigo | 28 de September

Presidente do CCB e ex-eurodeputado do PSD diz que na atual situação de crise as greves são de orientação política e nocivas e opostas ao “interesse nacional”. Dá como exemplo as greve dos médicos, dos professores, dos maquinistas da CP e dos pilotos da TAP e defende alterações à lei.

Artigo | 28 de September

No despacho em que foi arquivada a queixa contra 2.000 pessoas que supostamente teriam feito partilhas ilegais através da Internet, o Ministério Público afirma que é lícita a cópia feita na rede P2P, desde que seja para uso privado.

Artigo | 27 de September

No seguimento das manifestações de 15 de setembro, artistas portugueses que se juntaram ao apelo “Que se lixe a Troika! Queremos as Nossas Vidas!” anunciaram nesta quinta feira que estão a organizar para o dia 13 de outubro uma manifestação cultural na Praça de Espanha em Lisboa, que já está como evento no facebook.

Artigo | 27 de September

A nova administração da RTP estará a preparar-se para entregar o controlo da comunicação erxterna da empresa à agência Cunha Vaz – a empresa foi responsável pela comunicação do PSD no tempo da liderança de Luís Filipe Meneses.

Artigo | 27 de September

O Metro de Lisboa não funcionou esta quita-feira até às 10.30h. Na CP, a circulação de comboios será muito afetada durante toda a próxima semana. Na Carris, na Transtejo e na Soflusa também existirão paralisações na primeira quinzena de outubro. Os trabalhadores das empresas de transportes defendem o serviço público e lutam contra a austeridade, os cortes nos salários, nos subsídios e no pagamento de horas extraordinárias.

Artigo | 26 de September

O coletivo, que integra vários músicos e cantores, está a marcar encontros para o próximo sábado em Lisboa, Porto e Guimarães, durante os quais será interpretado o tema “Acordai”, de Fernando Lopes-Graça e José Gomes Ferreira. CGTP espera adesão massiva à manifestação marcada para as 15h, no Terreiro do Paço, em Lisboa.

Artigo | 26 de September

PSP, GNR, ASAE, SEF e Polícia Marítima vão participar na manifestação da CGTP, agendada para sábado, dia 29, pelas 15h, no Terreiro do Paço, em Lisboa. Além de aderirem às manifestações nacionais, estas forças de segurança admitem ainda convocar greves e protestos próprios.

Artigo | 25 de September

A CGTP convocou um grande protesto nacional, para o próximo sábado às 15 horas no Terreiro do Paço em Lisboa. A central sindical apresentou também 4 propostas, alternativas à política do governo e da troika, para evitar o roubo de salários e pensões e a destruição da economia.

Artigo | 25 de September

A dívida pública continua a aumentar, ultrapassando todas as metas apontadas pela troika e pelo Governo português e atingirá este ano 119,1% do PIB e 123,7% em 2012, segundo a troika. A Auditoria Cidadã à Dívida Pública quer moratória sobre o pagamento aos credores.

Artigo | 25 de September

Nove em cada dez restaurantes não estão a aceitar, durante o dia de hoje, o pagamento com cartões multibanco. O Movimento Empresarial da Restauração teme que o aumento do IVA e o valor das comissões bancárias causem um despedimento massivo no setor.

Artigo | 24 de September

As subscritoras e os subscritores das manifestações de 15 e 21 de Setembro consideram que o Conselho de Estado “fechou os olhos aos país”, pois nada se resolve “pelo facto de o Governo passar a tirar-nos de outra maneira aquilo que nos roubava na TSU”, e apelam à participação na concentração em Lisboa organizada pela CGTP, já no próximo sábado.

Artigo | 24 de September

As estatísticas mostram que, até Agosto, 627 empresas recorreram ao despedimento coletivo, o que representa a eliminação de 5843 postos de trabalho, um aumento de 82% face ao mesmo período do ano anterior. Um estudo indica que a alta taxa de desemprego está, na prática, a diminuir os salários.

Artigo | 23 de September

Central mostra que é possível obter esse dinheiro com a criação de um novo imposto sobre as transações financeiras, a introdução de mais um escalão no IRC para as empresas com grande volume de negócios, a aplicação de uma sobretaxa de 10% sobre os lucros distribuídos aos “grandes acionistas” de empresas e ainda com o combate à fraude e à evasão fiscais.

Artigo | 23 de September

Marcha e vigília serão em Faro, a partir das 18h. Comissão exige a suspensão imediata das portagens na Via do Infante e a demissão do governo, e apela ao boicote em massa da antiga SCUT.

Artigo | 21 de September

A vigília de protesto contra o Governo sob o lema: “Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas!” juntou  milhares de pessoas diante do Palácio de Belém. Veja as fotografias da concentração, de Paulete Matos.

Artigo | 21 de September

Carlos Nelson Coutinho, académico e político marxista brasileiro, foi militante do PCB e posteriormente do PT, de onde saiu por causa daquilo a que chamou "alianças oportunistas, como aquelas que Lula fez para ser eleito e governar". Foi, então, um dos fundadores e também membro da direção do PSOL.

Artigo | 21 de September

Mais de 10 mil pessoas confirmaram no facebook a presença na concentração de hoje, com início às 18h, em frente ao Palácio de Belém, em Lisboa, onde decorre a reunião do Conselho de Estado. E está também previsto um momento musical, durante o qual será interpretado o tema “Acordai”, de José Gomes Ferreira e Fernando Lopes-Graça. Estão ainda convocadas concentrações em 16 cidades.