Artigo | 25 de September

Em entrevista ao esquerda.net, João Semedo refere que o Governo PSD/CDS, “pressionado pela gigantesca manifestação de 15 de setembro”, foi obrigado a recuar na TSU, mas alerta que o governo vai agravar a austeridade e salienta: “Não há memória de um governo que tenha aumentado tanto os impostos de quem vive do seu trabalho como este governo de Pedro Passos Coelho e Paulo Portas”.

Artigo | 25 de September

A CGTP convocou um grande protesto nacional, para o próximo sábado às 15 horas no Terreiro do Paço em Lisboa. A central sindical apresentou também 4 propostas, alternativas à política do governo e da troika, para evitar o roubo de salários e pensões e a destruição da economia.

Artigo | 25 de September

A dívida pública continua a aumentar, ultrapassando todas as metas apontadas pela troika e pelo Governo português e atingirá este ano 119,1% do PIB e 123,7% em 2012, segundo a troika. A Auditoria Cidadã à Dívida Pública quer moratória sobre o pagamento aos credores.

Artigo | 25 de September

Receitas do Estado caem significativamente nos primeiros oito meses, em resultado da política austeritária. As previsões governamentais e da troika falham completamente e o défice é muito superior às metas estabelecidas. Pedro Filipe Soares do Bloco afirma que se trata de um “estrondoso falhanço” da estratégia do Governo e que as “medidas incompetentes” “estão a destruir o país” e “não levam a nenhum lado as contas públicas”.

Artigo | 25 de September

As metas de redução do défice são "demasiado ambiciosas" e podem ter "efeitos contraproducentes" no próprio défice e dívida pública, afirma o Conselho Económico e Social. As medidas de austeridade, critica este organismo, incidiram principalmente sobre trabalhadores e pensionistas.

Artigo | 25 de September

Novos estatutos da ERSE, publicados esta terça-feira, permitem que os seus administradores continuem a receber uma parte considerável do seu salário quando abandonarem a reguladora.
Estatutos alargam regime de impedimentos, negando lugar na ERSE a quem fez estudos do setor ou fez consultoria.

Artigo | 25 de September

Foxconn de Taiyuan encerrou durante um dia. Mais de dois mil protestaram nas ruas depois de um conflito que começou num dormitório da empresa. Houve pelo menos 40 feridos, e 5.000 polícias foram enviados para a cidade.

Artigo | 25 de September

Nove em cada dez restaurantes não estão a aceitar, durante o dia de hoje, o pagamento com cartões multibanco. O Movimento Empresarial da Restauração teme que o aumento do IVA e o valor das comissões bancárias causem um despedimento massivo no setor.

Artigo | 25 de September

Os seis anos em que o degelo do Ártico foi mais significativo ocorreram nos últimos seis anos, entre 2007 e 2012. Este fenómeno está sem dúvida correlacionado com o aumento da temperatura global do planeta.

Vídeo Esquerda | 25 de September

O esquerda.net entrevistou João Neto, presidente da Associação Portuguesa de Museologia, presente na audição "Museus e Património, onde está o Conselho Nacional de Cultura? promovida pelo Bloco.

Manifestação de encerramento da Marcha  contra o Desemprego da CGTP
Concentração das colunas norte e sul na Praça da Figueira, seguida de desfile para a Assembleia da República. Mais informações.
Lisboa, Pç da Figueira, 15h30.

Manifestação cultural: Que se Lixe a Troika! Queremos as nossas vidas!
Lisboa, Pç de Espanha, 17h. Ver página, evento no facebook e cartaz.
Evento Global Noise
Aveiro, Pq Infante D. Pedro, 15h. Evento no Facebook e cartaz.
Barcelos, Lg do Sr da Cruz, 15h. Evento no Facebook
Barreiro, Pq Catarina Eufémia, 16h. Evento no Facebook
Braga, Av Central, 15h. Evento no Facebook e cartaz.
Caldas da Rainha, Pç 5 de outubro, 16h. Evento no Facebook
Coimbra, Pç da República-Pç do Comércio, 15h. Evento no Facebook
Faro, Jardim da Alameda, 15h. Evento no Facebook
Loulé, Mercado Municipal de Loulé, 17h. Evento no Facebook
Portimão, frente à Cầmara Municipal, 16h. Evento no Facebook
Porto, Pç D. João I, 17h. Evento no Facebook e cartaz.
Santarém, em frente ao W shopping, 16h. Evento no Facebook.
Setúbal, Lg do Quebedo, 15h. Evento no Facebook
Viseu, Rua da Paz, 16h. Evento no Facebook

Festa do Cinema Francês – projeção do filme Indignados
Seguido de projeção do filme Portugal, os caminhos da incerteza, de François Manceaux, e de uma mesa redonda. Organização: Institut Français du Portugal. Mais informações.
Lisboa, Institut Français du Portugal, 15h.

"A 1ª República e o Movimento Operário em Setúbal"
Visita guiada pela cidade com o historiador Álvaro Arranja, organizada pelo Centro de Estudos Bocagianos.
Setúbal, encontro junto ao Forum Luísa Todi, 16h.

Festa do Cinema Francês – projeção do filme De bon matin
Organização: Institut Français du Portugal. Mais informações.
Lisboa, Institut Français du Portugal, 19h45.

Formação SOS Racismo
Debates, cinema e convívio. Ver programa.
Tocha – Cantanhede, 10h.

Festa de Inauguração da nova sede das concelhias do Bloco de Cascais e Oeiras
Com a presença da deputada Cecília Honório e do deputado Francisco Louçã. Ver evento no facebook e cartaz.
Oeiras, Praceta dos 7 Castelos, 7.º G - Santo Amaro de Oeiras, a partir das 13h.

Festa do Cinema Francês – projeção do filme De bon matin
Organização: Institut Français du Portugal. Mais informações.
Lisboa, Cinema São Jorge, 19h30.

Artigo | 25 de September

Mais uma avaliação do memorando de entendimento, mais uma revisão em alta do endividamento público. Em 2013, a dívida deverá representar 123,7% do PIB, um valor que coloca Portugal acima da fasquia de sustentabilidade calculada na restruturação da dívida grega.

Artigos Opinião Esquerda | 25 de September

Uma intervenção da NATO instauraria um governo semi-fantoche. Tal como argumentei no caso da Líbia, quando a NATO entrou no confronto: ganhe quem ganhe, o povo perderá. O mesmo aconteceria na Síria.