Artigo | 21 de September

A vigília de protesto contra o Governo sob o lema: “Que se lixe a troika! Queremos as nossas vidas!” juntou  milhares de pessoas diante do Palácio de Belém. Veja as fotografias da concentração, de Paulete Matos.

Artigo | 21 de September

Muitos milhares de pessoas em Lisboa protestaram ruidosamente em frente ao Palácio de Belém, exigindo a demissão do governo e recordando que “eles são meia dúzia, nós somos milhões”. No Porto reuniu-se uma assembleia popular e houve concentrações em Faro, Viseu, Pombal, Leiria, Braga, Funchal, Aveiro, Bragança, Évora e Coimbra.

Artigo | 21 de September

Um despacho do ministro das Finanças proíbe os organismos públicos de assumirem novas despesas com a aquisição de bens e serviços, numa demonstração do falhanço da política de austeridade e do agravamento da crise. Todas as ações de formação destinadas aos desempregados e aos jovens, previstas pelo IEFP e que ainda não se tinham iniciado, estão suspensas.

Artigo | 21 de September

Zuraida Açores, cabeça de lista do Bloco pelo círculo eleitoral de São Miguel e pelo Círculo Regional de Compensação, acusa a líder do PSD/Açores, Berta Cabral, de querer limitar a democracia ao defender a redução do número de deputados da Assembleia Regional, dos atuais 57 deputados para 39.

Artigo | 21 de September

O tráfico de drogas movimenta cerca de 500 mil milhões de dólares por ano, afirma o jornalista brasileiro José Arbex Jr.. “O mercado clandestino é essencial para a sobrevivência do capitalismo, a proibição acrescenta valor à droga e é um prémio para os traficantes”, diz o historiador Henrique Carneiro. Por Isabel Harari, Carta Maior.

Artigos Opinião Esquerda | 21 de September

O problema não é a taxa social única. Como se tudo o mais fosse menos mau e aceitável...

Event | 21 de September

Debate: Clubes sociais de canábis e legalização do auto cultivo
Com Martín Barriuso (presidente da Federação de Associações Canábicas (Espanha), Luís Fernandes (Coordenador do Centro de Ciências do Comportamento Desviante da FPCEUP) e João Semedo (deputado do Bloco). Ver cartaz.
Porto, Contagiarte (R de Álvares Cabral, 372), 18h.

1º aniversário do Centro de Cultura e Intervenção Feminista
Com convívio e com o lançamento do livro da jornalista Maria Augusta Seixas "As operárias de Alcântara e as suas lutas antes e durante a I República". Mais informações.
Lisboa, Centro de Cultura e Intervenção Feminista, 18h.

Documentário Práxis
Ver evento no facebook.
Lisboa, espaço Associativo MOB (Travessa da Queimada, 33,), 21h30.

Inauguração da Exposição: Dig, Dig – Digging for culture in a Crashing Economy
Ver convite.
Lisboa, Plataforma Revólver (R da Boavista, 84), 22h.

Event | 21 de September

Sessão pública: Escola Pública – desafios e contingências
Com Ana Drago (Deputada do Bloco), Maria Teresa Lopes (Diretora do Agrupamento) e Carlos Silva (Professor). Ver cartaz.
Cascais, Pavilhão Multiusos da Escola Secundária Ibn Mucana (R Pombal), 10h.

Artigo | 21 de September

Louçã confrontou Passos Coelho com as suas palavras no discurso do Pontal, quando disse que 2013 seria o ano da recuperação económica, e ironicamente conta uma parábola: "Pedro esta a afogar-se, mergulha mais fundo e diz que está a recuperar, mas o povo bem sabe -- o homem afogou-se". Em segunda intervenção, Francisco Louçã critica a “medida estapafúrdia” sobre a TSU e conclui: “Este Governo está morto”.

Artigo | 21 de September

As eurodeputadas Marisa Matias e Alda Sousa pretendem que a Comissão Europeia explique como reage a processos fraudulentos de deslocalização de empresas que recebem fundos públicos, como acontece com a Finex Tech, da Maia, cujo encerramento deixa 110 trabalhadores sem emprego.

Vídeo Esquerda | 21 de September

O Bloco de Esquerda realizou na Assembleia da República uma audição pública sobre as alterações do Governo à tutela dos Museus e Património em Portugal.

Artigo | 21 de September

Um estudo provando que o herbicida Roundup e uma variedade de milho transgénico da multinacional Monsanto podem provocar doenças gravíssimos levou eurodeputados a confrontar a Comissão Europeia com a sua conhecida posição liberal em relação aos transgénicos.

Vídeo Esquerda | 21 de September

Luís Fazenda intervém sobre a proposta governamental de Lei de Bases do Ambiente afirmando que esta lei deveria constituir "uma resposta às alterações climáticas e à mercantilização da poluição".

Artigo | 21 de September

O Bloco de Esquerda de Macedo de Cavaleiros defende a permanência do helicóptero de assistência médica naquela cidade, contra a deslocalização para Vila Real. Em comunicado, a estrutura local do Bloco denuncia a “sangria sem fim” dos serviços públicos no distrito de Bragança e declara o apoio à manifestação de 15 de setembro em Macedo de Cavaleiros.

Artigos Opinião Esquerda | 21 de September

Num país onde a população apresenta uma prevalência de perturbações mentais acima da média europeia e um consumo médio de antidepressivos cinco vezes superior, é fácil perceber que um cenário de instabilidade económica reflete-se na elevação do número de cidadãos a necessitar de cuidados médicos.

Artigo | 21 de September

Carlos Nelson Coutinho, académico e político marxista brasileiro, foi militante do PCB e posteriormente do PT, de onde saiu por causa daquilo a que chamou "alianças oportunistas, como aquelas que Lula fez para ser eleito e governar". Foi, então, um dos fundadores e também membro da direção do PSOL.

Artigo | 21 de September

Mais de 10 mil pessoas confirmaram no facebook a presença na concentração de hoje, com início às 18h, em frente ao Palácio de Belém, em Lisboa, onde decorre a reunião do Conselho de Estado. E está também previsto um momento musical, durante o qual será interpretado o tema “Acordai”, de José Gomes Ferreira e Fernando Lopes-Graça. Estão ainda convocadas concentrações em 16 cidades.