Artigo | 19 de September

A central sindical não aceita que o Governo utilize a Concertação Social para legitimar a austeridade. Arménio Carlos diz que as mexidas na TSU pretendem reduzir salários que o PSD e o CDS querem tratar como ricos os trabalhadores que ganham mil euros por mês.

Vídeo Esquerda | 19 de September

Catarina Martins afirma que "o consenso que o país precisa existe e saiu à rua no sábado, na maior manifestação desde o 25 de Abril. E tinha uma frase: está na hora do Governo ir embora".

Artigo | 19 de September

As estatísticas de agosto do Instituto de Emprego e Formação Profissional, que lidam apenas com o desemprego registado, confirmam o contínuo aumento do desemprego durante o primeiro ano da aplicação do memorando da troika.

Artigos Opinião Esquerda | 19 de September

O primeiro-ministro pediu a unidade de todos os portugueses e conseguiu-o. De norte a sul do país, os cidadãos responderam-lhe. Estão unidos. Unidos contra o governo. Unidos contra a austeridade. Unidos contra a insensibilidade social. Unidos pela dignidade do salário e do emprego.

Event | 19 de September

Congresso Democrático das Alternativas - Resgatar Portugal para um Futuro Decente
Mais informações.
Lisboa, Aula Magna, 9h.

Formação SOS Racismo
Debates, cinema e convívio. Ver programa.
Tocha – Cantanhede, 10h.

Sessão: “Llivros das nossas vidas”
 Antonino Solmer lê Sonetos de Antero de Quental. Ver cartaz.
Lisboa, Casa da Achada, 18h.

Festa do Cinema Francês – projeção do filme Fragments d'une révolution
Organização: Institut Français du Portugal. Mais informações.
Lisboa, Cinema São Jorge, 19h30.

Sessão de cinema: Desamarras – rostos do Rendimento Social de Inserção no Porto
Ver cartaz.
Póvoa de Santo Adrião, Restaurante Privilégio (R das Camélias 29 A, Casal do Privilégio), 21h30.

Event | 19 de September

Debate temático preparatório do Congresso Democrático das Alternativas: “Uma economia sustentável que dignifique o trabalho”
Oradores: Ana Santos, Gonçalo Avelãs Nunes, Lina Coelho, Jorge Leite, José Reis, Sérgio Manso Pinheiro. Mais informações.
Coimbra, Galeria de Santa Clara, Rua António Augusto Gonçalves 67, 15h.

Artigo | 19 de September

O acordo entre os grevistas e a empresa Lonmin prevê um aumento salarial de 22%, cerca de metade do exigido inicialmente. A luta destes mineiros despoletou o início de protestos semelhantes noutras empresas.  Artigo de Marina Mattar, da Opera Mundi.

Artigo | 19 de September

Único português em serviço naquele verão de 1982, vivi duas semanas em Beirute Oeste coexistindo com uma resistência heterogénea, numa cidade em ruínas e com um cheiro a morte que só a morte extinguirá.

Artigo | 19 de September

Numa carta explosiva, Pedro Dias diz não reconhecer qualquer "legitimidade ao Governo para se manter em funções, por ter renegado todas as promessas feitas ao eleitorado" e delapidar o país "em benefício de grupos económicos". Apesar do diretor-geral ter renunciado ao cargo em dezembro, o Governo tem vindo a adiar a sua substituição.

Artigo | 19 de September

A vigília promovida pela Plataforma pela Educação juntou centenas de professores em várias cidades do país. A moção aprovada apela aos sindicatos que convoquem uma greve de uma semana nas escolas. O protesto continua junto ao Palácio de Belém na sexta-feira às 18h, quando ali reunir o Conselho de Estado.

Artigo | 19 de September

A decisão, contrária às últimas posições das instâncias europeias sobre direitos humanos e democráticos em Israel e nos territórios ocupados, terá que ser aprovada ainda em plenário do Parlamento.

Artigo | 19 de September

O grupo de cidadãos e cidadãs que convocou a manifestação "Que se Lixe a Troika" agendou uma concentração para o dia 21 de setembro, com início às 18h, em frente ao Palácio de Belém, em Lisboa, onde decorre a reunião de Conselho de Estado, convocada pelo presidente da República Aníbal Cavaco Silva. Outras 15 cidades portuguesas já aderiram a este protesto. Notícia atualizada em 20.09.2012 às 15h08.

Artigo | 19 de September

Executivo do PSD/CDS-PP enfrenta críticas de sindicalistas, economistas, representantes da Igreja Católica e das Instituições Particulares de Solidariedade Social e, inclusive, dos parceiros sociais que assinaram o acordo de concertação social. Governantes são recebidos com protestos em vários pontos do país.

Artigo | 19 de September

Em declarações ao esquerda.net, João Camargo, um dos organizadores da manifestação de 15 de setembro, afirmou que a adesão massiva a este protesto foi “um sinal do fim do consenso da troika”. Este ativista apelou ainda à mobilização para a concentração de sexta feira, nos jardins de Belém, durante a reunião do Conselho de Estado.

Artigo | 19 de September

Paulo Portas tenta desresponsabilizar-se pela política do governo face à onda de contestação que se gerou na sociedade, e que atravessa vários setores sociais e quadrantes políticos. Internamente, os dois partidos do arco da governação enfrentam inúmeras críticas.

Artigo | 19 de September

No meio da maior crise social e política desde a posse do governo da troika, Paulo Portas foi a Berlim garantir aos alemães que a receita da austeridade é para aplicar. E o ministro alemão dos Negócios Estrangeiros elogiou Portas por sair do país quando os protestos sobem de tom.

Artigo | 19 de September

O deputado bloquista João Semedo diz que no passado sábado "mais de um milhão de portugueses apontou a porta da rua ao Governo" do PSD e do CDS. O Bloco exigiu no Parlamento a divulgação do estudo que Vítor Gaspar diz ter sobre os impactos positivos da descida da Taxa Social Única.

Audio | 19 de September

Vitorino Salomé e Janita Salomé : Moda impura (2012).

Tiago Bettencourt : Tiago na toca (2012).

Luís Cília : O guerrilheiro (1974).

Melech Mechaya : Aqui em baixo tudo é simples (2011).

Edição nº 141, de 19 de setembro de 2012

Artigo | 19 de September

O romance "As Luzes de Leonor" valeu à escritora o Prémio D. Dinis e a cerimónia de entrega contava com a presença do primeiro-ministro. Mas Maria Teresa Horta recusa-se a recebê-lo "das mãos de uma pessoa que está empenhada em destruir o nosso país".