Artigos Opinião Esquerda | 9 de September

A mentira não é novidade deste governo, o que é novo é que toda a política governamental é um colossal embuste. A governação brutal e impostora tornará a política muito mais dura e violenta.

Artigo | 9 de September

No vídeo, duas ativistas queimam uma imagem do presidente russo e agradecem a todas as pessoas no mundo que defenderam o seu direito a serem livres. “A luta pela liberdade é uma luta interminável, que é maior do que uma vida”, sublinham.

Artigo | 9 de September

Este sábado, milhares de pessoas concentraram-se nas ruas da capital num protesto contra o ataque aos serviços públicos. A iniciativa foi convocada pela Plataforma Galega em Defesa dos Serviços Públicos que congrega várias organizações sindicais.

Artigo | 9 de September

Foi lançada por mais de uma centena de investigadores a petição intitulada “Sem ciência não há futuro”. A petição, que reivindica cinco medidas imediatas, pode ser assinada aqui.

Artigo | 9 de September

As medidas anunciadas pelo primeiro ministro estão a gerar críticas de diversos setores sociais e, inclusive, de membros dos partidos que formam a coligação no poder. Texto de Passos Coelho no facebook já tem mais de 13 mil comentários e de 1500 partilhas. Em 24 horas, as confirmações no evento da manifestação anti troika de 15 de setembro, em Lisboa, continuam a aumentar, tendo já ultrapassado as 22.000.

Artigo | 9 de September

Após largos meses de forte contestação dos estudantes, aos quais de juntaram vários setores da sociedade, a nova ministra veio a anunciar a anulação dos aumentos das propinas de 82% em sete anos, cumprindo assim uma promessa eleitoral.

Artigo | 9 de September

O caso Assange é uma questão de Estado para os EUA. A partir do momento em que se interpôs, o governo progressista de Rafael Correa atraiu contra si o assalto das agências de influência norte-americanas, pústulas fétidas. Excerto de um texto de Jean Luc Mélenchon, publicado na Rede Castor.

Artigo | 9 de September

O facto de ser impossível cortar com um só golpe a dependência em relação ao capital financeiro não significa que não seja possível adotar medidas que reduzam a dependência em relação a um pequeno grupo de grandes empresas que controlam a economia. O artigo é de Guillermo Almeyra/SinPermiso, publicado na Carta Maior.

Artigos Opinião Esquerda | 9 de September

Alberto da Ponte andou o último ano inteiro em viagens com Miguel Relvas. A única razão para Relvas nomear este cervejeiro abrazonado é ser gente “sua”, gente amiga. E Relvas quer a RTP em gente amiga, tudo o resto é irrelevante.