You are here

Pesquisar

Artigo | 7 de September

O primeiro ministro anunciou novas medidas de austeridade que penalizam os trabalhadores dos setores público e privado e também os pensionistas e reformados, mediante o aumento de impostos e a redução dos rendimentos, e desagravam a carga fiscal das empresas. Bloco de Esquerda fica “indignado” com declarações de Passos Coelho. 

Artigo | 7 de September

Paralisação de 24 horas dos tripulantes de cabine levou ao cancelamento de mais de mil voos e afetou cerca de 100 mil pessoas. Sindicato exige 5% de aumento salarial e o fim da contratação de mão de obra externa.

Artigo | 7 de September

Decisão tomada em plenário visa permitir o recurso ao subsídio de desemprego. Bloco de Esquerda levou a solidariedade aos trabalhadores que têm 3 e 4 meses de salários em atraso.

Artigo | 7 de September

Fenprof e FNE reagem à entrevista do ministro da Educação em que este afirma que há docentes a mais e que a redução é inevitável. Os sindicalistas afirmam que as políticas de Nuno Crato é que são as responsáveis pela redução do número de professores, e não qualquer inevitabilidade.

Event | 7 de September

Festa de solidariedade com moradores/as do Bairro de Santa Filomena
Organização: Colectivo Habita e Plataforma Gueto. Programa inclui a realização de um debate sobre habitação e exclusão, animação dinamizada pelo Espaço Jovens, música e jantar com cachupa e feijoada. Ver comunicado de imprensa
Amadora, Bairro de Santa Filomena, 17h.

Artigo | 7 de September

Primeiro-ministro de Israel furioso por a imprensa ter publicado pormenores do debate ocorrido no gabinete de segurança sobre a suposta ameaça nuclear do Irão. Oposição diz que ele próprio devia ser o primeiro a ser interrogado.

Vídeo Esquerda | 7 de September

Marisa Matias regressa ao programa de entrevistas da Antena 1 "Conselho Superior" para falar da evolução da crise na zona euro e a intervenção do BCE na compra de dívida aos Estados.

Artigos dossier | 7 de September

A fotógrafa Paulete Matos captou alguns dos momentos das sessões e dos intervalos deste Fórum de Ideias do Bloco de Esquerda.

Artigos dossier | 7 de September

No encerramento do Fórum Socialismo 2012, Francisco Louçã apresentou medidas para travar a agenda de empobrecimento do Governo. E sublinhou que o resultado do primeiro ano do memorando da troika, no qual a direita cortou salários, aumentou impostos e fez disparar o desemprego, é que a dívida portuguesa aumentou 18.374 milhões de euros.

Artigos dossier | 7 de September

O debate sobre a "Encruzilhada da Europa em Crise e a Alternativa da Esquerda" juntou no Socialismo 2012 a eurodeputada Marisa Matias e dirigentes do Parti de Gauche francês e do Syriza grego.

Artigos dossier | 7 de September

Na sessão de abertura, Luís Fazenda e Pedro Nuno Santos debateram "os caminhos do socialismo". O deputado do PS garantiu que nunca haverá uma cisão de esquerda no seu partido e Luís Fazenda defendeu o regresso à agenda da esquerda do tema da propriedade pública de setores fundamentais para financiar o Estado Social e as políticas socialistas.

Artigos dossier | 7 de September

No painel do Fórum Socialismo 2012 sobre a ameaça privatizadora ao serviço público de televisão, o cineasta António Pedro Vasconcelos defendeu a necessidade de dois canais de serviço público e criticou a irresponsabi-lidade dos partidos que endividaram a empresa para agora a entregarem com lucro garantido aos privados.

Artigos dossier | 7 de September

O sociólogo António Casimiro Ferreira apresentou o painel "Crítica da teoria política da austeridade"  e defendeu que o modelo de austeridade que Portugal vive "é um ajuste de contas histórico com o 25 de Abril".

Artigos dossier | 7 de September

O diretor do Centro Cultural Vila Flor, em Guimarães, esteve no Socialismo 2012 para apresentar o painel "Fora de Lisboa também se faz cultura". Mas com a recente Lei dos Compromissos do Estado e a do Setor Empresarial Local, agora publicada, José Bastos antevê "a extinção de muitas companhias" que hoje asseguram a presença da cultura em muitas localidades.

Artigo | 7 de September

Ana Drago sublinha que decisão foi só intervir no mercado da dívida de países que não estejam sob programas de ajustamento. Para Portugal, isso significa perpetuar o círculo vicioso da crise.

Artigo | 7 de September

Comissão de Trabalhadores afirma que privatização da televisão e rádio públicas volta as costas à Europa, rasga os tratados assinados pelo país, armadilha os aspetos essenciais da cultura europeia de comunicação social. E acusa o governo de cada vez mais mimetizar a democracia portuguesa com a “democracia” angolana.