You are here

Pesquisar

Artigo | 6 de July

Após quinze meses de debate, o Tribunal Oral Federal 6 da Argentina condenou o ditador Jorge Rafael Videla por “subtração, retenção e ocultamento” em vinte casos de filhas e filhos de desaparecidos durante a última ditadura cívico-militar. Do Página/12

Artigo | 6 de July

Foram votados nesta sexta feira na AR projetos do Bloco para acabar com o financiamento público das touradas e para proibir a sua transmissão televisiva e um projeto do PEV para impor limites à sua emissão televisiva. Todos os projetos foram chumbados pelos votos conjuntos de PSD, CDS, PS e PCP, mas muitos deputados do PS votaram favoravelmente nos projetos.

Artigo | 6 de July

A comissão de trabalhadores da Estoril Sol contesta o despedimento coletivo de 38 trabalhadores e pondera apresentar uma providência cautelar contra a decisão da empresa.

Artigo | 6 de July

"Depois de a grande finança ter destruído a economia global entrega-se-lhe o planeta", vendendo-o "a retalho" - esta é a leitura dos resultados da cimeira Rio + 20 feita pela eurodeputada Alda Sousa.

Artigo | 6 de July

Neste sábado, 7 de julho, a partir das 17 horas em Lisboa no bar “O Século”, tem lugar a sessão pública de lançamento da primeira associação de combate à precariedade. A sessão terá intervenção de pessoas convidadas, a que se seguirão: concerto, jantar convívio e festa.

Artigo | 6 de July

Francisco Louçã propôs ao Governo que apresente um orçamento retificativo para devolver o subsídio de férias e abdicar da retirada do subsídio de Natal a funcionários públicos e pensionistas. Afirmou que o Bloco se oporá frontalmente à reação do Governo, sublinhando que "estender a todos é uma forma de prejudicar os mais pobres, a classe média, quem paga impostos e isso é inaceitável”, e anunciou a apresentação da proposta de um imposto sobre património de luxo.

Blogosfera | 6 de July

(…) O semanário [Expresso] questionou o Secretário de Estado Adjunto de Passos Coelho sobre a escolha da NORFIN para a gestão do fundo do “Mercado Social de Arrendamento”. A pergunta impõe-se quando se observa que o quadro de acionistas da NORFIN é uma fotocópia do da ex-empresa liderada por Moedas – a Crimson InvestmentManagement, sociedade testa-de-ferro do Grupo Carlyle em Portugal, que com a ascensão política meteórica de Moedas foi repassada à sua esposa, não fosse alguém por em causa o seu bom nome. (…)
O embuste do “mercado social de arrendamento”
A criação do chamado mercado social de arrendamento, incluído que está no “programa de emergência social”, representa uma oportunidade que “abre um novo nicho de mercado entre o mercado livre de arrendamento e o da habitação social” – é deste modo que o Ministério da Solidariedade e Segurança Social apresenta o programa (...)
À NORFIN cabe gerir o fundo que seja capaz de criar este novo nicho, e não se pode queixar pois ainda esta semana o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), seu parceiro estatal no fundo, anunciou o aumento das rendas sociais até 400%.
Tudo fica bem quando termina bem.
Publicado por Adriano Campos em Adeus Lenine

Vídeo Esquerda | 6 de July

O movimento Precários Inflexíveis funda a primeira associação de combate à precariedade no dia 7 de julho às 17h no Bar do Século (R. Século, em Lisboa). Dois ativistas explicam os objetivos desta associação.

Artigos Opinião Esquerda | 6 de July

O Governo violou a Constituição com o corte dos subsídios de férias e de Natal. Quem o diz é o Tribunal Constitucional, ao mesmo tempo que suspende a Constituição. Afinal, os direitos ficam na gaveta enquanto a troika estiver a mandar.

Artigo | 6 de July

O Banif convocou para esta sexta feira 300 trabalhadores para uma reunião de urgência. O banco já confirmou que vai fazer despedimentos e diz que há um processo de reestruturação em curso, devido ao plano de recapitalização.

Artigo | 6 de July

Em entrevista à Carta Maior, Martin Almada, ativista dos direitos humanos paraguaio, disse que o golpe que destituiu Fernando Lugo da presidência revela a atualidade da Operação Condor, a maior ação articulada de terrorismo de estado já imposta ao povo latino-americano. Entrevista de Najla Passos

Artigo | 6 de July

A Eslovénia é a quarta economia mais pequena da zona euro e adotou a moeda única em 2007. Os rumores de bancarrota fizeram disparar os custos de financiamento do país e a rentabilidade dos títulos da dívida pública a dez anos situam-se acima de 6%. Por Marco Antonio Moreno

Artigos Opinião Esquerda | 6 de July

Vindos diretamente das business schools e similares que surgiram nos quatro cantos do país, muitos membros desta geração ocupam depois cargos de gestão pública. A missão de um organismo transforma-se então no seu negócio, os cidadãos nos seus clientes e os seus projetos e iniciativas nos seus produtos.