Artigo | 5 de July

O Tribunal Constitucional declarou inconstitucional o corte dos subsídios de férias e Natal a funcionários públicos e pensionistas, considerando que a medida “se traduzia numa violação do princípio da igualdade” e “restringiu os efeitos da declaração de inconstitucionalidade” ao ano de 2012. Bloco de Esquerda considera que o Tribunal Constitucional fez um “um parêntesis na Constituição”, ao determinar que a declaração de inconstitucionalidade não se aplica em 2012.

Artigo | 5 de July

A concessionária da autoestrada que liga Madrid a Toledo, participada pelo BES e pela Mota-Engil, é a primeira a pedir falência, noticia o Jornal de Negócios. Governo espanhol quer pôr contribuintes espanhóis a salvar o setor, que conta com um buraco financeiro de cerca de 4000 milhões de euros.

Artigo | 5 de July

João Carvalho é um dos funcionários do CDS sentado no banco dos réus do processo Portucale, acusado de preencher centenas de recibos fictícios para justificar a entrada de um milhão de euros do Grupo Espírito Santo nas contas do partido em 2005. O Bloco quer que Portas explique a razão de o ter promovido ao seu Ministério.

Artigo | 5 de July

São mais de 5000 hectares de construção para alojar meio milhão de pessoas: a 30 quilómetros de Luanda, na nova cidade de Kilamba Kiaxi, há centenas de prédios e ruas, dezenas de escolas e uma auto-estrada a caminho. Só faltam os habitantes a esta obra do regime.

Vídeo Esquerda | 5 de July

Salem Ben Yahia é jornalista e foi preso político da ditadura de Ben Ali. Militante do Partido Comunista dos Trabalhadores Tunisinos, falou ao esquerda.net sobre a situação atual no país.

Vídeo Esquerda | 5 de July

Catarina Martins lamenta a "arrogância" das bancadas da direita e refere o exemplo da vizinha Espanha onde a televisão pública também não transmite touradas, nem as crianças são autorizadas a ver estes espetáculos.

Artigo | 5 de July

A manipulação das listas de utentes sem médico de família foi o alvo das críticas do coordenador bloquista no fim da reunião com a diretora dos Agrupamentos dos Centros de Saúde de Cascais. Louçã diz que os profissionais de saúde têm todas as razões para fazer greve na próxima semana.

Artigo | 5 de July

Um grupo de ativistas e dirigentes associativos insurgiu-se esta quinta-feira para repudiar a petição de um movimento pró-prisão que quer dificultar o acesso das mulheres à IVG nos hospitais públicos. O comunicado foi apresentado à imprensa em frente ao parlamento.

Artigo | 5 de July

"É embaraçoso para a Síria, mas também para os seus oponentes", diz Julian Assange sobre esta divulgação de emails. São oito vezes mais que os divulgados na operação "Cablegate". A primeira revelação é a do envolvimento do gigante italiano da indústria militar no fornecimento de tecnologia usada na repressão, apesar do embargo.

Artigo | 5 de July

O Ministério da Educação cortou sem avisar até 625 euros nos salários de junho a professores contratados em todo o país. As primeiras queixas vieram do Alentejo e o Bloco de Esquerda já pediu explicações a Nuno Crato. Fonte do Ministério disse à imprensa que vai corrigir a situação.

Artigo | 5 de July

As mulheres com mais de 65 anos vivem mais sozinhas, em casas mais degradadas e estão mais pobres. É o retrato do estudo “Género e Envelhecimento”, que cruzou dados dos censos, da Segurança Social e do Eurostat e que concluiu também que elas recebem, em média, menos 200 euros de reforma mensal que os homens da mesma idade.

Artigo | 5 de July

A realização das recentes eleições presidenciais no Egito foi "uma boa notícia" mas não representa, ao contrário do que previa inicialmente, a "concretização do processo de transição para a democracia", lembrou Marisa Matias no plenário do Parlamento Europeu.

Artigos Opinião Esquerda | 5 de July

Estamos perante um sistema repressivo que usa o desemprego como chantagem e a austeridade como arma.

Artigo | 5 de July

A decisão sobre a entrada da Venezuela no fim de julho como membro pleno do Mercosul excede em muito a crise paraguaia. Será difícil para a oposição venezuelana, na campanha eleitoral, atribuir a Hugo Chávez uma política de isolamento internacional. Por Martín Granovsky, da Página/12