Event | 4 de July

Workshop para debater a intenção do Governo de liberalizar a plantação de eucaliptais
Organização: distrital do Bloco/Santarém. Com Amândio Torres (antigo presidente da Autoridade Nacional Florestal), Carmo Bica (engenheira agrónoma) e Pedro Soares (antigo presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura da Assembleia da República). Mais informações.
Tomar, Estalagem de Santa Íria (localizada na ilha do Mouchão), 14h30.

Projeção do documentário: Donos de Portugal
Organização: Concelhia do Bloco de Beja. Ver cartaz.
Beja, Mina da Juliana, 21h30.

Lançamento do livro " Moçambicanidades Disputadas", de Eugénio Santana
Debate moderado pelo escritor Deimar Gonçalves. Ver cartaz.
Lisboa, sede da Solidariedade Imigrante (R da Madalena 8 2ª), 21h.

Event | 4 de July

Recital "Próspero Morreu" de Ana Luísa Amaral
Com Álvaro Teixeira Lopes (piano), Ana Luísa Amaral, Alexandra Moreira da Silva, Daniel Pinto e Luís Lucas. Mais informações.
Lisboa, Casa Fernando Pessoa, 18h30.

Artigo | 4 de July

3,96€! É este o valor da discórdia; o valor que colocou a enfermagem na boca do povo. O valor que pareceu ter o condão de abrir os olhos a quem sempre os quis fechar. Por Tiago Pinheiro.

Artigo | 4 de July

Durante o debate plenário que teve lugar esta quarta feira, a deputada Catarina Martins defendeu (ver vídeo) que “a transparência é uma dimensão tanto da liberdade de imprensa como da democracia”. Bloco propõe a obrigatoriedade da divulgação de toda a cadeia de propriedade dos órgãos de comunicação social.

Vídeo Esquerda | 4 de July

Pedro Filipe Soares critica o programa governamental para um mercado social de arrendamento, denunciando que na prática apenas serão disponibilizados 6 imóveis por cada concelho do país.

Artigo | 4 de July

Hoje é um dia histórico para quem se dedica à física. Mesmo que o anúncio do descobrimento pareça não ser definitivo, duas equipas do CERN têm evidências de uma partícula que é procurada há décadas: o bosão de Higgs. Neste artigo, são dadas respostas a algumas das questões chave relacionadas com esta “aventura científica”. Por Alberto Sicilia.

Artigo | 4 de July

Em visita à China, o ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros Paulo Portas foi parabenizado pelo seu homólogo chinês Yang Jiechi e pelo vice-primeiro-ministro  Li Keqiang pela aplicação exemplar das medidas de austeridade impostas pela troika.

Artigo | 4 de July

O primeiro ministro esteve esta quarta feira em Braga numa visita à empresa Bosch e à Universidade do Minho. Em ambos os locais, o primeiro ministro conseguiu fugir aos protestos dos populares que se insurgiam contra as medidas de austeridade impostas pelo governo.

Artigo | 4 de July

Protesto será em frente ao Ministério da Saúde na próxima sexta-feira, dia 6. Sindicato apela à participação de todos os enfermeiros e diz que “indignação extravasou a classe para se tornar mais ampla”.

Artigo | 4 de July

O Acordo Comercial Anticontrafação (ACTA) foi esta quarta feira rejeitado no Parlamento Europeu com 478 votos contra, 39 votos a favor e 169 abstenções. Vital Moreira foi o único eurodeputado português a votar a favor deste Tratado. O ACTA ficará agora sem efeito no espaço da União Europeia.

Artigo | 4 de July

Sindicatos apelam aos utentes para não irem aos serviços de saúde públicos nos dias de paralisação, a não ser em situações de urgência, cobertas pelos serviços mínimos.

Artigo | 4 de July

Anúncio de contratação de enfermeiros para centros de saúde e hospitais públicos a preço de saldo é atentado à sua dignidade e ao SNS. Contratação através de empresas de trabalho temporário sai mais cara ao Estado.

Artigo | 4 de July

O juiz da Audiência Nacional Fernando Abreu considerou admissível a queixa apresentada pelo partido União, Progresso e Democracia (UpyD) contra 33 ex membros do conselho de administração do Bankia e da sua casa mãe, o Banco Financeiro e de Aforros (BFA), entre os quais Rodrigo Rato, membro do Partido Popular, ex vice presidente do governo espanhol e ex diretor gerente do Fundo Monetário Internacional.

Vídeo Esquerda | 4 de July

Marisa Matias interpela Durão Barroso no Parlamento Europeu sobre o "pacote ridículo" de apoio ao crescimento aprovado no Conselho Europeu, quando comparado com as ajudas dadas à banca nos últimos anos.

Artigo | 4 de July

Segundo noticia o jornal Público, Miguel Relvas terá sido admitido na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, em setembro de 2006, tendo esta instituição permitido que o atual ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares terminasse a sua licenciatura em apenas um ano.

Artigo | 4 de July

Segundo noticia o Público espanhol, agentes anti motim da Guarda Civil espanhola entraram esta terça feira na cidade de Ciñera, em León, e desencadearam uma verdadeira “batalha campal “contra os mineiros. Registaram-se, pelo menos, duas detenções.