You are here

Pesquisar

Artigo | 29 de March

A paralisação nacional foi mais do que justificada como resposta às políticas que estão a ser realizadas pelo governo conservador de Espanha. Por Vicenç Navarro

Artigo | 29 de March

Em comunicado de imprensa enviado à comunicação social esta quinta-feira, os subscritores, entre os quais se encontram várias associações LGBT, opõem-se à realização de um concerto do cantor jamaicano Sizzla em Lisboa, conhecido por, na letra das suas músicas, incitar “ao ódio e à homofobia”.

Artigo | 29 de March

Dois ativistas portugueses dos movimentos sociais FERVE (Fartos d'estes Recibos Verdes) e Precários Inflexíveis são coautores do livro ¡Ocupemos el mundo!, lançado este mês no Estado Espanhol, e que conta também com artigos de Eric Toussaint, Slavoj Žižek e Esther Vivas, entre outros. A obra trata das mobilizações sociais que marcaram 2011 e que se revestiram de um cariz internacional.

Artigos Opinião Esquerda | 29 de March

Explicava ontem em entrevista Passos Coelho que o défice tarifário existe porque se calcula que as empresas poderão estar a perder por o mercado não ser liberalizado. Ficção. Não perdem nada. Não existe défice tarifário; existem, isso sim, rendas excessivas.

Vídeo Esquerda | 29 de March

Miguel Portas participa numa conferência no Parlamento Europeu e comenta a proposta da Comissão Europeia de instituir uma taxa sobre transações financeiras, que deixa de fora os títulos não-europeus e não combate a especulação nem reforça o Orçamento Europeu para apoiar a criação de emprego.

Author | 29 de March
Artigo | 29 de March

Banco de Portugal (BdP) revê em alta as suas projeções no que respeita à redução do emprego, que será de 3,6% este ano e de 0,7% em 2013. O PIB português deve encolher 3,4% este ano, e registar uma variação nula em 2013. BdP sublinha que poderá ser necessária a “adoção de medidas adicionais”. Deputado do Bloco Pedro Filipe Soares defende que números divulgados pelo BdP são “desmentido” ao primeiro-ministro.

Artigo | 29 de March

No próximo sábado, dia 31 de março, a Associação Nacional de Freguesias promove uma manifestação, pelas 14h30, em Lisboa, contra a Reorganização Administrativa Territorial Autárquica que se traduzirá na extinção de mais de 1300 freguesias.

Artigo | 29 de March

A Cooperativa Culturas do Trabalho e Socialismo e o Instituto de História Contemporânea organizam, nos próximos dias 14 e 21 de abril, em Lisboa, um Curso sobre “O populismo e a crise”. Esta iniciativa conta com a participação de oradores como Francisco Louçã, Carvalho da Silva, Fernando Rosas, José Neves e José Vítor Malheiros, entre outros. Ver programa e ficha de inscrição.

Vídeo Esquerda | 29 de March

Dois dias após a greve geral, um grupo de empregadas domésticas juntou-se no Chiado para pintar um cartaz em defesa dos seus direitos. Sem qualquer fundamento legal, a polícia interveio para impedi-las de o fazer, provocando o escândalo em quem passava no local.

Artigo | 29 de March

Setores da indústria, recolha de lixo, construção de infraestruturas, setor mineiro, correios e transportes, são, segundo os sindicatos, os mais afetados pela Greve Geral. Sindicatos denunciam pressões e ameaças. Registaram-se alguns confrontos durante a noite que, segundo o Ministério do Interior, resultaram em dezenas de detenções e alguns feridos.

Artigo | 29 de March

A deputada do Bloco Ana Drago lamentou o facto de a "agenda conservadora de seletividade social do CDS" ter triunfado como “política educativa do Governo”. Ver vídeo da sua intervenção. Fenprof defendeu, por sua vez, que o objetivo da reforma curricular é “reduzir os postos de trabalho de docentes”, sendo que a mesma levará à saída de dez mil professores já no mês de setembro.

Artigos Opinião Esquerda | 29 de March

Os portugueses têm todo o direito de esperar os seus governantes onde quer que estes vão e gritar-lhes aos ouvidos “deixem de nos roubar”.

Artigos Opinião Esquerda | 29 de March

Talvez tenha chegado a hora de dizer que a porrada que agora é dada nas manifestações é já velha e tresanda dolorosamente a um passado.