You are here

Pesquisar

Artigo | 27 de March

Nos últimos 10 anos, o investimento público na Cultura caiu 75% e o Estado central não gasta agora mais do que uns ridículos 0,1% do PIB na Cultura. Simultaneamente, as autarquias diminuíram os apoios, as empresas cortaram até nos apoios em géneros e o público tem cada vez menos capacidade de pagar bilhetes. 

Vídeo Esquerda | 27 de March

O CENA - Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espetáculo e do Audiovisual - organizou uma concentração em frente à Assembleia da República para denunciar os cortes do Governo ao apoio à Cultura.

Event | 27 de March

Apresentação do livro: A Dividadura – Portugal na Crise do Euro
Obra de Francisco Louçã e Mariana Mortágua. Apresenta o livro Valter Hugo Mãe. Ver convite.
Matosinhos, Fnac do NorteShopping, 18h30.

Artigo | 27 de March

A entidade que é considerada como “o balão de oxigénio” dos apoios anuais e pontuais à criação artística teve um corte de 100 por cento e por isso foi anunciado, pela DGA, que não haverá concursos em 2012. A deputada bloquista Catarina Martins afirma que se trata de “uma política activa para acabar com o sector cultural”.

Artigo | 27 de March

O Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espetáculo e do Audiovisual, promoveu, esta terça-feira, Dia Mundial do Teatro, uma concentração como forma de protesto contra “o abandono em definitivo do apoio do Estado às Artes”. A deputada do Bloco Catarina Martins esteve presente e assinalou que “o Bloco de Esquerda está solidário com esta ideia de que um país sem cultura não é um país”.

Artigo | 27 de March

O fim da isenção das taxas moderadoras para os dadores de sangue foi um dos motivos que levaram à quebra das dádivas nos últimos meses. Paulo Macedo admitiu-o pela primeira vez, mas continua a insistir em manter na lei o erro que revoltou os dadores e levou o Bloco a chamar ao parlamento o responsável pelo Instituto Português do Sangue e Transplantação.

Artigo | 27 de March

Neste artigo poderá ler o poema "Pastelaria”, de Mário Cesariny, assim como aceder a um vídeo no qual o músico Sir Scratch recita este mesmo poema.

Artigo | 27 de March

A mais de dois anos de se concluir a migração para o mercado “livre” de eletricidade e a liberalização já está a fazer disparar a fatura da energia. A partir de Julho, para “empurrar” os clientes para o mercado desregulado, a conta da luz vai aumentar de três em três meses. 

Event | 27 de March

Conferência Económica Internacional: “Portugal na Encruzilhada da Europa”
Organização: Esquerda Europeia - Bloco de Esquerda. Ver programa e evento no facebook.
Lisboa, Faculdade de Ciências, C3 (Metro Campo Grande), 21h.

Seminário: Pensamento Crítico Contemporâneo
Alain Badiou e a hipótese comunista, por Bruno Peixe Dias, e Giorgio Agamben ou a desactivação, por André Dias. Comentário de Miguel Cardoso. Mais informações.
Lisboa, Auditório B104 do ISCTE-IUL (Av. das Forças Armadas), 18h.

Apresentação da obra: “Gaiola de Fantasmas”
De Cecília Honório. Apresentação pelo Professor Fernando Rosas. Ver convite.
Lisboa, Livraria Bertrand do Chiado, 18h30.

Seminário "Gentes e Ambiente no Litoral Brasileiro - Experiências de Campo e Imagens da Amazónia"
Mais informações: 213 400 000.
Lisboa, Casa do Brasil, 17h.

Event | 27 de March

Seminário: Pensamento Crítico Contemporâneo
Keynes e keynesianismos, por João Rodrigues, e Negri e Hardt: Império, multidão e comum, por José Neves. Comentário de Ricardo Noronha. Mais informações.
Lisboa, Auditório B103 do ISCTE-IUL (Av. das Forças Armadas), 18h.

Concentração: “Pelo direito à habitação, contra a lei dos despejos, contra a devolução das casas à banca”
Organização: Associação de Inquilinos Lisbonenses, Comissão de Inquilinos das Avenidas Novas, Grupo de Moradores de Campo de Ourique, Comissão de Moradores da Colina da Graça, Associação das Colectividades do Concelho de Lisboa. Ver convocatória.
Lisboa, Rossio,18h30.

Projeção do documentário Catastroika
Um filme de Aris Chatzistefanou e Katerina Kitidi. Ver evento no facebook.
Lisboa, sede dos Precários Inflexíveis (Rua da Silva nº39 - perto da Rua de São Bento /Assembleia da República), 21h.

Event | 27 de March

Tribuma Pública de Professores
Organização: Fenprof. Contará com a presença da deputada do Bloco Ana Drago.
Lisboa, em frente ao MEC (Av. 5 de Outubro), 15h às 18h.

Apresentação pública do Portal da Rede Europeia sobre Direitos, Igualdade e Diversidade e do Atlas do Racismo, Discriminação e Igualdade
Ver apresentação, mais informações e evento no facebook.
Lisboa, sede do SOS Racismo (Rua Arnaldo Assis Pacheco, Lote 11A, Quinta da Torrinha, Ameixoeira), 18h.

Seminário: Pensamento Crítico Contemporâneo
Daniel Bensaid, cientificidade e contratempo no marxismo, por Carlos Carujo, e Possibilidades: anarquismo e antropologia em David Graeber, por Diogo Duarte. Comentário de Miguel Serras Pereira. Mais informações.
Lisboa, Auditório B103 do ISCTE-IUL (Av. das Forças Armadas), 18h.

Artigo | 27 de March

Nas eleições da Andaluzia e das Astúrias o PP, de Rajoy, ficou muito longe dos objetivos, os socialistas sofreram perdas mais limitadas do que as esperadas e a Esquerda Unida duplicou o número de deputados na Andaluzia. Uma derrota para a direita, apesar de Rajoy ter adiado para depois das eleições um gigantesco pacote de austeridade.

Artigo | 27 de March

A Comissão Europeia diz que o Governo alterou o plano inicial, assegurando “um aumento da remuneração paga pelas medidas de auxílio de que a empresa beneficiou”, e deu luz verde para a venda do BPN ao BIC, o banco de capitais angolanos liderado pelo ex-ministro do PSD, Mira Amaral.
 

Vídeo Esquerda | 27 de March

Diversas associações juntaram-se em mais um protesto contra a construção da barragem no rio Tua, alertando para o impacto ecológico, social e económico que irá ter na região.

Artigo | 27 de March

O governo prepara-se para criar escolas públicas a duas velocidades, separando “bons” e “maus” alunos. Exames no fim do 4.º ano e apoio ao estudo, que deixa de ser obrigatório, são outras das novidades da estrutura curricular. Bloco fala em “regresso à escola de elites” e chama Nuno Crato ao Parlamento.