Event | 23 de March

Comemoração do Aniversário do Bloco no Distrito de Lisboa
Conversa "Bloco, 13 anos a lutar à Esquerda" com Fernando Rosas, Cristina Andrade e João Bau. Música com Quarto Escuro. Ver cartaz.
Lisboa, Foyer do Cinema S. Jorge, 21h30.

Vozes da Terra: Semana de Solidariedade com a Palestina e Pela Paz no Médio Oriente
Projeção de filme + conversa. "Promessas" (Promises) de Justine Shapiro, B. Z. Goldberg & Carlos Bolado. Ver cartaz e mais informações.
Lisboa, Sala de vídeo da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 18h.

Cimeira alternativa europeia
Debate Facing austerity, challenges for an alternative in Europe, com participação de representantes partidários e de movimentos sociais de vários países, entre os quais Francisco Louçã. Ver programa.
Bruxelas, Auditorium Dom Helder Camara (Rue Pletinckx, 19), 18h.

Vídeo Esquerda | 23 de March

Miguel Portas, no programa "Conselho Superior" da Antena 1, declara que a CGTP "fica obrigada a fazer uma ponderação" sobre "como unir a grande maioria do mundo do trabalho não só à volta das suas reivindicações como também à volta das formas de luta que escolhe".

Artigo | 23 de March

O panorama das eleições presidenciais de maio ainda não está definido, mas as peças já se movem no tabuleiro. Por Adam Morrow e Khaled Moussa al-Omrani, da IPS

Artigo | 23 de March

O Governo anunciou que as taxas moderadoras de um ato médico nunca poderiam ser superiores a 50 euros. No entanto, não é o que está a acontecer, denuncia o Bloco de Esquerda, que questiona o Governo e dá o exemplo de um caso em que foi cobrada uma taxa moderadora de 160 euros, por uma biópsia à próstata.

Artigo | 23 de March

Os trabalhadores da NAV Portugal convocaram greves de duas horas, durante cinco dias, no próximo mês de abril. Os trabalhadores exigem “alteração das políticas restritivas cegas” e “o respeito pela negociação coletiva”.

Artigos Opinião Esquerda | 23 de March

Exigimos da administração norte-americana indemnizações excecionais, tanto para os trabalhadores visados, quanto para a economia da Ilha. Exigimos também a declaração da ilha Terceira, por parte do Governo da República, como zona de emergência social.

Author | 23 de March
Artigo | 23 de March

Um grupo de jornalistas da Lusa concentrou-se junto à sede da PSP na Penha de França, em Lisboa, para entregar uma carta ao diretor nacional da PSP. Na missiva, que publicamos na íntegra, “os jornalistas da agência Lusa consideram lamentável o comportamento dos elementos policiais, que pode mesmo constituir a prática de um crime”.

Artigo | 23 de March

O Bloco requereu a presença do Ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, para dar explicações sobre as cargas policiais, nomeadamente contra jornalistas, no dia da Greve Geral.

Artigo | 23 de March

O estado global das aves marinhas deteriorou-se rapidamente ao longo das últimas décadas, com várias espécies e muitas populações agora perigosamente no limiar da extinção, concluiu uma revisão exaustiva publicada esta semana na revista científica Bird Conservation International. Artigo de Fernanda B. Mûller de Instituto CarbonoBrasil

Artigos Opinião Esquerda | 23 de March

A greve é a projeção no presente de um vislumbre do futuro. E aqueles que não nos querem futuro, procurarão diminuí-la, achincalhá-la. Mas há muitos mais que com ela querem aprender.

Artigos Opinião Esquerda | 23 de March

Paulo Portas comunicou que o Governo vai criar um visto especial para estrangeiros que invistam no país. Mas talvez devesse olhar para outros imigrantes que já estão em Portugal.