Artigo | 22 de March

Cerca de 50 portugueses, gregos e franceses manifestaram-se em Paris em solidariedade com a Greve Geral e contra a austeridade. Cristina Semblano do Bloco de Esquerda declarou à comunicação social: “Esta foi apenas a primeira manifestação de solidariedade internacional com o povo português desde a chegada da 'troika ao país'. Depois disto haverá mais mobilização”.

Artigo | 22 de March

A PSP agrediu violentamente os fotojornalistas Patrícia Melo, da France Press, e José Sena Goulão, da Lusa, no Largo do Chiado em Lisboa, durante a manifestação da Plataforma 15 de outubro integrada na Greve Geral. A direção de informação da Lusa apresentou protesto ao diretor nacional da PSP. Sindicato dos Jornalistas exige explicações públicas do ministro da Administração Interna.

Vídeo Esquerda | 22 de March

O esquerda.net acompanhou a manifestação realizada pela CGTP em Lisboa que arrancou do Rossio e terminou na Assembleia da República. Depoimento de Heitor de Sousa, dirigente do Bloco.

Artigo | 22 de March

Em Faro, a concentração convocada pela CGTP teve início às 15h30 no Jardim Manuel Bivar. Fotos de Nuno Viana.

Artigo | 22 de March

Arménio Carlos convoca greve de duas horas dos trabalhadores do poder local no dia 12 de abril. Polícia agride manifestantes e jornalistas no Chiado.

Flickr Photoset | 22 de March
Artigo | 22 de March

Primeiro-ministro foi recebido no Porto com assobios e palavras de ordem. Passos Coelho tentou evitar os manifestantes tendo, inclusive, entrado pelas traseiras do edifício da Reitoria. Existem relatos de agressões contra os manifestantes por parte das forças policiais e de uma detenção. José Miranda (na foto) relatou ao esquerda.net estes acontecimentos.

Artigo | 22 de March

Promessa de rápida recuperação alimentada pelo crescimento das exportações chocou-se com a desaceleração global da economia. Na Zona Euro, Irlanda, Bélgica, Holanda, Itália, Portugal e Grécia estão em recessão.

Vídeo Esquerda | 22 de March

Também na Madeira, a Greve Geral contou com uma manifestação que juntou centenas de trabalhadores na baixa do Funchal.

Vídeo Esquerda | 22 de March

A Plataforma 15 de Outubro juntou centenas de manifestantes entre o Rossio e a Assembleia da República. Imagens da chegada a São Bento.

Vídeo Esquerda | 22 de March

António Avelãs, presidente do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, fala das razões dos professores para aderirem a esta Greve Geral.

Vídeo Esquerda | 22 de March

Imagens do piquete da Greve Geral nos Serviços de Transportes Coletivos do Porto na manhã de 22 de março.

Vídeo Esquerda | 22 de March

Início da manifestação da CGTP em Lisboa, subindo em direção ao Chiado.

Vídeo Esquerda | 22 de March

A manifestação da Greve Geral na Baixa de Coimbra juntou algumas centenas de pessoas. Depoimento de José Manuel Pureza.

Artigo | 22 de March

Principais sites informativos europeus e brasileiros noticiam a greve geral em Portugal, destacando que se trata da segunda em 4 meses e que a austeridade está a ter efeitos negativos na economia.

Artigo | 22 de March

Numa mensagem enviada à agência Lusa, o porta-voz da confederação geral dos trabalhadores gregos GSEE defendeu que Portugal irá seguir o caminho da Grécia e apelou “aos trabalhadores portugueses e europeus para que se unam, num esforço pan-europeu, para lutar contra estas políticas neoliberais”.

Artigo | 22 de March

Os trabalhadores da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) decidiram, esta quinta-feira, em plenário, agendar greves para todos os feriados de 2012 contra a redução em 50 por cento das horas trabalhadas em feriado.

Vídeo Esquerda | 22 de March

Centenas de jovens abriram a tarde de manifestações na capital, em dia de Greve Geral, com o cortejo "Ocupar Tudo".

Artigo | 22 de March

No Funchal e em Setúbal realizaram-se concentrações, convocadas pela CGTP, neste dia da Greve Geral. Ambas as concentrações tiveram lugar às 11 horas. Fotos de Sónia Araújo (Funchal) e Álvaro Arranja (Setúbal).

Artigo | 22 de March

Os trabalhadores do call center da EDP, em Seia, aderiram à Greve Geral, sendo que a mobilização terá sido significativa. No call center da EDP de Odivelas, da empresa Tempo Team, a adesão à Greve Geral foi de 73%. Também no call center do BES Contact se registou uma grande adesão à greve.