You are here

Pesquisar

Artigo | 16 de March

O vídeo "Kony 2012" tornou-se um fenómeno no youtube, mas aqueles que sofreram na pele a violência do Exército de Resistência do Senhor ficaram revoltados quando o viram pela primeira vez esta semana no norte do Uganda. Os organizadores tiveram de fugir da chuva de pedras.

Artigo | 16 de March

A redução a três carruagens na linha verde do Metro de Lisboa está a indignar os 130 mil passageiros diários daquele percurso. A empresa aumentou o preço dos passes e pôs os utentes a viajar como sardinhas enlatadas. A petição na internet dirigida à administração do Metro já conta com centenas de assinaturas.

Artigo | 16 de March

O gestor nomeado por Passos Coelho para tratar do dossier das privatizações prepara-se para entrar na administração da Jerónimo Martins. Ana Drago diz ser "inaceitável" manter Borges "com um pé no privado e um pé nos interesses públicos que vão passar para interesses privados".

Artigo | 16 de March

Antes de se demitir do Governo, Henrique Gomes preparava-se para alertar os consumidores do aumento superior a 11% na conta da luz em 2013. O discurso estava escrito, mas não chegou a ser lido. Entretanto, a EDP anunciou o aumento do prémio plurianual a António Mexia, classificado por Eduardo Catroga com a pontuação máxima de "excelente".

Author | 16 de March
Blogosfera | 16 de March

A UBS calculou os montantes que diferentes bancos europeus pediram emprestado ao BCE a três anos com 1% de juro. Os bancos portugueses estiveram no pelotão da frente. BCP, BES e BPI conseguiram à volta de 26 mil milhões de euros através destes empréstimos. O negócio não é nada mau. À conta do crédito público, a banca consegue refinanciar os seus activos pelos quais cobre juros indexados à euribor (cujo valor a um ano está nos 1,5%) acrescidos da sua margem (spread) cujos valores têm disparado. O “famoso” crédito às pequenas e médias empresas é o mais caro da zona euro.
Estamos pois perante bancos zombie, que só sobrevivem e reestruturam os seus balanços à custa do crédito público e do negócio chorudo que este possibilita. O prémio de "banco zombie europeu" vai mesmo para o BCP, que tem à volta de 17% dos seus activos financiados pelo BCE. (...)
Publicado por Nuno Teles em Ladrões de Bicicletas

Vídeo Esquerda | 16 de March

Miguel Portas comenta a disputa pelas comissões de inquérito ao BPN entre PS e PSD e lembra que os acionistas do BPN ficaram com os melhores ativos e continuam tranquilamente a tratar dos seus negócios em vez de responderem pelas responsabilidades que tiveram no afundar do banco.

Artigo | 16 de March

O Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado deu parecer positivo ao projeto de lei do Bloco que combate o abuso no recurso ao trabalho temporário e defende as condições de vida destes trabalhadores, que em média ganham menos dois euros por hora do que alguém com as mesmas qualificações mas contratado sem termo.

Artigo | 16 de March

Ativistas pelos direitos humanos alertam para a deterioração do clima político em Angola, após o raide policial ao jornal "Folha 8" e os ataques contra manifestantes da oposição no fim de semana passado. Artigo de Louise Redver, da IPS.

Artigo | 16 de March

Termina esta sexta-feira a 55ª reunião anual da Comissão de Drogas da ONU, que voltou a afastar o debate sobre políticas alternativas ou reconhecer o fracasso de cem anos de proibicionismo. Enquanto os líderes políticos da América Latina já discutem a legalização das drogas para acabar a violência, várias agências das Nações Unidas reclamaram o fim do tratamento compulsivo para toxicodependentes.

Artigo | 16 de March

O candidato presidencial Nicolas Sarkozy deu ordem às forças de segurança pública para reprimirem os trabalhadores siderúrgicos da Arcellor-Mittal ameaçados de despedimento que se concentraram junto à sua sede de campanha. A polícia obedeceu.

Artigos Opinião Esquerda | 16 de March

Há uma tendência crescente nas sociedades de consumo de patologizar comportamentos ou fenómenos tidos como desviantes, anormais ou desequilibrados.

Artigos Opinião Esquerda | 16 de March

O mais curioso de todo este universo fantasmagórico alemão em torno da inflação é que um outro fantasma germânico desapareceu por completo nestes últimos anos: o fantasma da II Guerra Mundial.

Artigo | 16 de March

Ao fim de três horas e meia de reunião, os líderes parlamentares aprovaram por consenso a constituição de uma comissão de inquérito à nacionalização e à reprivatização do BPN. Luís Fazenda diz que "valeu a pena lutar" por esta comissão de inquérito, que o Bloco propôs e a maioria PSD-CDS chumbou há menos de um mês. Os crimes financeiros e os erros políticos associados ao BPN custam ao país mais de 5 mil milhões de euros.