You are here

Pesquisar

Artigo | 29 de February

O projeto de lei em debate esta quinta-feira no parlamento prevê que os órgãos autárquicos tenham mais poder na decisão de criar ou acabar com autarquias locais e torna obrigatório o referendo local para aprovar mudanças no mapa dos municípios. A proposta do Bloco já conta com o apoio de dez autarquias, entre as quais Lisboa, Viana do Castelo, Guarda e Beja.

Artigo | 29 de February

O fim do programa de opinião da Antena 1 que emitiu críticas à elite angolana continua na agenda parlamentar e o Bloco quer saber qual a razão da RTP ter divulgado apenas uma versão dos depoimentos: a do diretor Luís Marinho, acusado de silenciar o "Este Tempo". Entretanto, PSD e CDS impediram o secretário de Estado da Cultura de esclarecer os deputados sobre a venda da Tobis a uma empresa de capitais angolanos.

Artigo | 28 de February

Os cidadãos irlandeses, que já rejeitaram numa primeira votação os tratados de Nice e de Lisboa, vão poder exercer um direito que é negado aos portugueses. PSD, CDS e PS já chumbaram uma proposta do Bloco para referendar este pacto de austeridade permanente.

Artigo | 28 de February

O Bloco está preocupado com o impacto que os cortes orçamentais na Cultura poderão ter no ensino artístico. Francisco Louçã, que visitou hoje a escola secundária António Arroio, chamou a atenção para a relação entre a “destruição sistemática da cultura” e a diminuição das oportunidades de emprego.

Artigo | 28 de February

Embora o governo tenha reconhecido hoje que o desemprego vai continuar a aumentar e que recessão em 2012 será maior do que a previsão das Finanças, Vítor Gaspar diz que “estamos no bom caminho”. Bloco diz que a “degradação da economia, causada pela austeridade, levará a mais medidas de austeridade”. 

Artigo | 27 de February

Francisco Louçã afirmou esta segunda-feira que está bem claro que a austeridade não é a solução e que “a economia deve ser reorganizada em prol do emprego”. “O que nós precisamos agora é de responsabilidade”, avançou o dirigente bloquista.

Artigo | 25 de February

Segundo o jornal “Público” deste sábado, o Estado ainda terá de desembolsar mais 300 milhões de euros para o BPN, pois o acordo de venda, que não é conhecido integralmente, prevê ainda um empréstimo da CGD nesse montante. A ser verdade, o gasto com o BPN ultrapassará largamente os 5.500 milhões de euros.

Artigo | 25 de February

 

As imagens mais impressivas que ficam desta semana são a do PS, completamente dividido na votação das propostas do Bloco que permitiam a adoção por casais do mesmo sexo, e a do susto da direita perante a possibilidade do Parlamento abrir um inquérito sobre o processo do BPN.

Artigo | 24 de February

Projeto de resolução recomenda ao MEC um conjunto de medidas que bisem resolver o problema da precariedade de milhares de professores contratados e apresente regras claras e justas nos concursos de colocação.

Artigo | 24 de February

Votos contra do PCP e da maioria dos deputados do PSD e do CDS garantem o chumbo dos projetos do Bloco e dos Verdes. Bancada do PS divide-se, com a maioria a votar a favor.

Artigo | 24 de February

Bloco acusa executivo de utilizar verbas públicas para colocar empresas de trabalho temporário a cumprir competências que são dos centros de emprego, e lembra que essas empresas exploram os jovens e apostam na precariedade.

Artigo | 23 de February

O valor pago pelos contribuintes para nacionalizar e reprivatizar o BPN dava para cobrir a consolidação orçamental que aumentou impostos e cortou salários e subsídios de natal em 2011. Mas o PSD e o CDS vão chumbar a proposta duma comissão de inquérito que descubra para onde foi o dinheiro e se há favorecimento aos angolanos do BIC, os novos donos do BPN.

Artigo | 23 de February

A Tóbis Portuguesa foi vendida a uma empresa unipessoal angolana, dois meses depois do Governo se ter recusado a ir ao Parlamento dar explicações sobre o futuro da empresa. O Bloco de Esquerda quer ouvir Francisco José Viegas sobre as consequências desta venda.

Artigo | 23 de February

O ministro Miguel Relvas anunciou que em 2013 o governo voltará a impedir a tolerância de ponto no Carnaval. Os autarcas acusam Relvas de estar a criar "uma guerra" após a resposta esmagadora que o país deu ao Governo na passada terça-feira e não gostaram de ouvir o ministro relacionar as dívidas dos municípios com o Carnaval.

Artigo | 23 de February

O Bloco de Esquerda reagiu ao anúncio da Comissão Europeia, que reviu em baixa as previsões económicas para este ano. Por causa do aumento do desemprego e do fraco aumento das exportações para uma Europa em crise, Bruxelas espera agora que o PIB português diminua 3,3%. E acrescenta: pior, só mesmo a Grécia.

Artigo | 23 de February

Está em marcha um "estratagema administrativo" que cria a ilusão de que todos os cidadãos passaram a ter médico de família, apesar de nunca o terem conhecido. O Bloco de Esquerda requereu a presença do Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo na comissão parlamentar de Saúde para dar explicações.

Artigo | 22 de February

A proposta do Bloco sobre adoção por casais do mesmo sexo será discutida esta sexta-feira. Esta é, segundo a deputada do Bloco Cecília Honório, "uma resposta em nome da democracia plena" e, por outro lado, "daquele que é o superior interesse das crianças".

Artigo | 22 de February

Segundo o boletim de Execução Orçamental da Direção Geral do Orçamento de janeiro de 2012, divulgado esta segunda-feira, no ano passado o Estado gastou menos 573,9 milhões de euros em abono de família, subsídio de desemprego e apoio ao emprego, ação social e rendimento social de inserção.

Artigo | 22 de February

Esta quarta-feira, o Provedor do Ouvinte afirmou, durante a audição no parlamento requerida pelo Bloco, que “tudo indicia que houve um ato prepotente e arrogante por parte de quem tinha a decisão de acabar com o programa" 'Este Tempo', considerando que se tratou, inclusive, de um ato ilícito. Bloco quer voltar a ouvir o diretor de Conteúdos da RTP.

Artigo | 22 de February

Não há qualquer abertura por parte da Troika para alargar o prazo para a consolidação das contas públicas, segundo o deputado João Semedo, que considera que o programa de 'ajuda' não está a funcionar e que “a Troika olha para o memorando, mas não olha para o país”.

Pages