You are here

Pesquisar

Vídeo Esquerda | 28 de February

A Orquestra Metropolitana de Lisboa tem sido mal gerida e apresenta dívidas astronómicas. Os trabalhadores procuram soluções estruturais em vez de cortes salariais brutais e inconsequentes a longo prazo. À falta de resposta aos pedidos de reunião com a Câmara, a Comissão de Trabalhadores e o sindicato CENA resolveram ir ter com os responsáveis e acabaram por encontrar a vereadora e o Sec. Estado da Cultura.

Artigo | 28 de February

Não creio que num ano ou dois assistamos à saída de Assad do poder, ou à mudança substancial do seu regime. O motivo é que aqueles que mais o denunciam não desejam de facto que ele caia.

Artigo | 28 de February

Os cidadãos irlandeses, que já rejeitaram numa primeira votação os tratados de Nice e de Lisboa, vão poder exercer um direito que é negado aos portugueses. PSD, CDS e PS já chumbaram uma proposta do Bloco para referendar este pacto de austeridade permanente.

Artigo | 28 de February

Mobilização foi convocada pelas onze principais centrais sindicais do país, paralisando bancos, transportes e amplas áreas. Pode ter sido a maior greve geral já registada na história.

Artigo | 28 de February

A Comissão de inquilinos da Avenidas Novas reuniu cerca de 200 pessoas na escola preparatória Eugénio dos Santos, em Lisboa, para fazer o balanço do combate à nova lei do arrendamento urbano, ouvir os partidos com assento parlamentar sobre a matéria e decidir novas ações de luta.

Artigo | 28 de February

A revolta na Síria, que vai em breve entrar no seu segundo ano, levanta questões dramáticas para as quais não existem respostas simplistas – para não se fazer a política do quanto pior melhor. É preciso recordar o que o derrube de Saddam custou, custa e continuará a custar aos iraquianos nas próximas décadas. Por Alain Gresh

Artigo | 28 de February

O Bloco está preocupado com o impacto que os cortes orçamentais na Cultura poderão ter no ensino artístico. Francisco Louçã, que visitou hoje a escola secundária António Arroio, chamou a atenção para a relação entre a “destruição sistemática da cultura” e a diminuição das oportunidades de emprego.

Artigos dossier | 28 de February

Na minha perspetiva, importa que a Esquerda continue a manter os temas dos Direitos dos Animais na agenda parlamentar e no debate público. Texto de Manuel Eduardo dos Santos

Artigos dossier | 28 de February

O modo de produção capitalista e a forma como provocamos sofrimento aos animais não-humanos entram em notória contradição com o conhecimento adquirido acerca da senciência de muitos animais, incluindo todos os animais vertebrados, e a consciência do nosso parentesco evolutivo com as outras espécies. Dossier organizado por Mariana Carneiro.

Artigo | 28 de February

O escritor e ativista diz que uma intervenção externa na Síria seria desastrosa e conduziria a um enorme banho de sangue. Afirma que China e Rússia estão numa posição forte para conseguir uma mudança sem ações violentas.

Artigo | 28 de February

Embora o governo tenha reconhecido hoje que o desemprego vai continuar a aumentar e que recessão em 2012 será maior do que a previsão das Finanças, Vítor Gaspar diz que “estamos no bom caminho”. Bloco diz que a “degradação da economia, causada pela austeridade, levará a mais medidas de austeridade”. 

Artigo | 28 de February

Os “resgates financeiros”, os duros cortes na despesa pública, o ataque à propriedade pública — todos refletem a experiência dos países em desenvolvimento entre 1980 e os anos 1990. O resultado foram duas décadas de desenvolvimento perdidas. Artigo de Nick Dearden, da Jubilee Debt Campaign.

Artigo | 28 de February

À medida que a população mundial abandona os campos e enche as cidades, novas formas de pobreza afetam cada vez mais as crianças. A vida nos bairros de lata, onde moram centenas de milhões de menores de idade, são “uma expressão de privação e exclusão”, denuncia a Unicef num relatório sobre as “crianças no mundo urbano". 

Vídeo Esquerda | 28 de February

O economista David McWilliams é autor de best-sellers e programas de tv na Irlanda. A propósito da crise do euro, propõe-nos um olhar sobre a economia a partir de uma ideia central: "o que é importante não é complicado e o que é complicado nunca é importante".

Artigos Opinião Esquerda | 28 de February

Os países chamados periféricos estão hoje a aguentar um cerco. Mesmo no pior dos cercos há ruas que cantam.