You are here

Pesquisar

Artigo | 14 de February

Quanto custará a Portugal o empréstimo da troika? Os bancos portugueses também pagam a crise? Quais são as medidas de austeridade previstas no acordo da troika? Podemos esperar por novas medidas de austeridade? Estas e outras perguntas são respondidas aqui.

Artigo | 14 de February

Em 3 de maio de 2011, José Sócrates anunciou aos portugueses que o governo havia chegado a um acordo com a troika. Cerca de nove meses depois, todos os indicadores demonstram que a receita da austeridade só tem resultado em mais recessão e na agudização sem precedentes das condições de vida dos portugueses.

Artigo | 14 de February

O Bloco quer que o Parlamento avance com uma comissão de inquérito ao “maior maior prejuízo de sempre das finanças públicas”. Pretendendo saber como “foram gastos cinco mil milhões de euros” desde que o banco foi nacionalizado e saber se teve lugar uma venda de favor ao banco liderado por Mira Amaral.

Vídeo Esquerda | 14 de February

Com a chegada da troika, o endividamento das famílias portuguesas não parou de aumentar. Muitas delas entram em contacto com o Gabinete de Apoio ao Sobreendividado da DECO, como explica a coordenadora Natália Nunes ao esquerda.net.

Artigo | 14 de February

As empresas espanholas já podem despedir trabalhadores sem autorização governamental pagando 20 dias por cada ano trabalhado com o máximo de uma anuidade. “Despedimento livre e gratuito”, acusam os sindicatos, prontos a resistir e com uma greve geral no horizonte.

Artigo | 14 de February

Respondendo a uma necessidade de esclarecimento que não encontra resposta em nenhum site ou serviço do Estado, o esquerda.net disponibiliza um simulador que permite calcular, em tempo real, quanto irá pagar cada inquilino abrangido pelas novas regras de arrendamento propostas pelo Governo.

Artigo | 14 de February

A economia nacional perdeu 1,5% do produto em 2011, mas caiu quase o dobro deste valor nos últimos três meses do ano. No primeiro trimestre depois das medidas de austeridade anunciadas por Vítor Gaspar, a atividade económica afundou 2,7%. Bloco diz que “Passos Coelho e Vítor Gaspar são o rosto da recessão”

Artigos Opinião Esquerda | 14 de February

Estão na idade mais produtiva. Trabalharam sempre muito. Mas agora não há maneira de arranjarem emprego. São a grande fatia do desemprego em Portugal. Mas o Governo desconhece a sua existência.

Artigo | 14 de February

Apresentada sucessivamente como a economia europeia que mais se tem fortalecido nos últimos anos, o “sucesso” alemão esconde uma economia em que o número de trabalhadores mal pagos tem vindo a aumentar explosivamente. Os “minijobs”, empregos de 400 euros e sem obrigações fiscais para o empregador, são o outro lado do “milagre” alemão. 

Vídeo Esquerda | 14 de February

Marisa Matias questiona a Comissão Europeia acerca da promessa de mais fundos estruturais para as PME's e o emprego, confrontando-a com a decisão tomada no ano passado de suspender o acesso a esses fundos aos países que não cumprirem as metas da austeridade imposta pela UE.

Artigos Opinião Esquerda | 14 de February

Quando é que a Europa foi alguma vez “nossa”?

Artigos Opinião Esquerda | 14 de February

A própria realidade dos factos encarregou-se de demonstrar que o ódio popular à troika contamina todos aqueles que a ela se submetem.