You are here

Pesquisar

Vídeo Esquerda | 1 de February

Marisa Matias confrontou o Presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, com o fracasso das políticas de austeridade para sair da crise e criar emprego na Europa.

Vídeo Esquerda | 1 de February

No dia em que os preços dos transportes públicos aumentam de novo, o Governo anunciou que vai dar mais 600 milhões de euros ao BPN. O Bloco de Esquerda esteve com os utentes na estação do Campo Grande, em Lisboa.

Artigo | 1 de February

O presidente do Grupo Transtejo, João Pintassilgo, anunciou nesta quarta feira uma forte redução nas carreiras fluviais entre Lisboa e Cacilhas, Barreiro, Montijo, Seixal e Trafaria. Pintassilgo admitiu ainda que os cortes poderão também provocar redução do número de trabalhadores.

Artigo | 1 de February

No dia em que a Assembleia da República debate o projeto de lei do Bloco de Esquerda sobre a Lei de Bases do Ambiente, a deputada Catarina Martins reuniu com o Presidente da Quercus para discutir o estado das políticas ambientais.

Artigo | 1 de February

O Governo Português assinou esta semana o ACTA. Em Novembro de 2010, Marisa Matias foi signatária de uma importante resolução sobre o ACTA que dividiu o plenário e que acabou rejeitada por uma margem mínima no Parlamento Europeu. Em Junho próximo, o Bloco votará contra o Acordo Comercial Anticontrafação no PE.

Artigo | 1 de February

O Metro de Lisboa recusou publicidade de rede social gay para uma campanha nos mupis das estações, dizendo que pode “ferir suscetibilidades”. Iuri Vilar, responsável pela rede em Portugal, considera que se trata de um “ato de discriminação e homofobia”. O Bloco de Esquerda condena o preconceito homofóbico e questiona o Governo. Entretanto, está ser convocada no facebook uma flash mob para a próxima sexta feira.

Artigo | 1 de February

O Orçamento de Estado tem 600 milhões de euros para o aumento do capital do BPN, confirmou o secretário de Estado do Orçamento, Luís Morais Sarmento, em resposta a pergunta do deputado Pedro Filipe Soares. Em comentário à Antena Um o deputado do Bloco afirmou: “Não há fim para este buraco do BPN”.

Artigo | 1 de February

Rood! (Vermelho!) é uma nova organização política belga de esquerda, na região flamenga. Nasceu no sábado em Antuérpia, como relata Renato Soeiro.

Artigo | 1 de February

Mobilização contra o capitalismo e por mais justiça ambiental e social está programada para 5 de junho. Objetivo é marcar posição sobre a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. No Fórum Social Temático, movimentos debatem dificuldade de achar pauta comum e de impor derrotas reais ao capital. Por Najla Passos

Artigo | 1 de February

Um grupo de utentes dos transportes públicos do Porto, em protesto contra o “terceiro aumento no espaço de um ano”, cortou nesta terça feira a Rua Fernandes Tomás.

Artigos Opinião Esquerda | 1 de February

O direito à mobilidade dos habitantes das regiões de Lisboa e Porto será duramente atingido com as medidas que o Governo pretende aplicar. 

Artigo | 1 de February

Os trabalhadores dos transportes paralisam quinta feira, 2 de fevereiro. Os comboios da CP começarão a ter perturbações já nesta quarta feira à noite. O Metro de Lisboa para às 23.30h. O protesto é “contra a política recessiva que promove a destruição acelerada dos postos de trabalho”.

Artigo | 1 de February

No próximo dia 2 de fevereiro, os transportes públicos irão parar quase na totalidade (Carris, Metro, CP e STCP fazem greve de 24 horas, Transtejo e Soflusa paralisam 3 horas por turno), num protesto contra o Plano Estratégico de Transportes do Governo. Paralisação total na greve da Soflusa marcada para esta segunda-feira.

Artigos Opinião Esquerda | 1 de February

Uma onda sem precedentes de oposição online aos projetos Sopa e Pipa apresentados ao Congresso dos EUA mostra o poder de uma Internet livre.

Artigo | 1 de February

A generalidade dos passes aumenta significativamente neste início do mês, como pode ver nos quadros de preços e aumentos para a região de Lisboa no final deste artigo. As maiores subidas são para os passes de estudantes e idosos, que aumentam mais de 80%, num ano. O passe do Metro de Lisboa aumenta 48% e o Governo impõe fortes subidas para o futuro. O serviço também piora.