Artigo | 29 de February

Até recentemente, parte significativa da atividade da empresa era cercada de mistério. Mas, em dezembro último, hackerativistas do coletivo Anonymous invadiram o sistema de comunicações da empresa. Por Yazan al-Saadi, Al-Akhbar, Líbano.

Artigo | 29 de February

A Confederação Europeia de Sindicatos promoveu ações de protesto em vários países contra a austeridade que está a ser imposta em toda a União Europeia. Em Bruxelas, os sindicalistas consideraram "decepcionante" o encontro que tiveram com Barroso e Rompuy.

Artigo | 29 de February

Dois dias antes de aprovar o apoio ao empréstimo de 130 mil milhões de euros da troika a Atenas, o governo alemão deu a conhecer a proposta de envio de cobradores de impostos para a Grécia, como fizeram à Alemanha de Leste em 1990.

Artigos Opinião Esquerda | 29 de February

Se a nacionalização pelos termos em que foi feita, foi um erro, a gestão pela CGD do BPN nacionalizado foi um descalabro. E a venda ao BIC aumenta o descalabro. É preciso parar esta espiral em que todas as decisões se transformam em mais encargos para o estado e os portugueses.

Event | 29 de February

Manifestação nacional em defesa das freguesias
Organização: Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE). Ver evento no facebook. Mais informações.
Lisboa, Marquês de Pombal, 14h30.

Debate: Rede hospitalar de Lisboa: que futuro, que reorganização?
Com Ana Jorge, Ana Campos, Isabel do Carmo e João Semedo. Ver cartaz e panfleto.
Lisboa, Hotel Mundial (Martim Moniz), 14h30.

Debate (Trans)Feminismo e Igualdade de Género
Com Sérgio Vitorino, Mi Guerreiro e Inês Ribeiro. Ver evento no facebook e cartaz.
Lisboa, sede nacional do Bloco (Rua da Palma 268), 18h.

Cimeira alternativa europeia
Debates 'What proposal for new economic, social and ecological policies?' e 'How to change Europe? : the democratic and common actions issues'. Ver programa.
Bruxelas, Auditorium Dom Helder Camara (Rue Pletinckx, 19), 9h.

Conferência: Sair da Armadilha
Organização: ATTAC Portugal. Ver cartaz e mais informações.
Lisboa, Teatro A Barraca (Santos), 10h.

O desenho em Mário Dionísio e os seus contemporâneos
Ver cartaz.
Lisboa, Casa da Achada, 16h.

Solidariedade com a Palestina - performance
Em comemoração do Dia Global de Ação da campanha BDS - Boicote, Desinvestimento e Sanções contra o Estado israelita.
Lisboa, Largo de S. Domingos, 16h30.

Jantar Concerto com Bubacar Djabate
Mais informações.
Lisboa, Casa do Brasil (Rua Luz Soriano, 42), 20h.

Cinema: "Iron Jawed Angels (Pulsos de Ferro)"
De Katja von Garnier, 2004, 125 min. Mais informações.
Lisboa, Sede do PI - Rua da Silva 39 (Santos), 21h30.

Vídeo Esquerda | 29 de February

Milhares de estudantes voltaram às ruas de várias cidades em protesto contra os cortes no Ensino e solidários com os colegas de Valência vítimas da brutalidade policial. Em Barcelona, estiveram no interior do BBVA e entraram na Cadena Ser para ler o comunicado aos microfones da rádio.

Artigo | 29 de February

A operação de financiamento dos bancos a três anos bateu todos os recordes, com cerca de 530 mil milhões de euros a seguirem para os cofres de 800 bancos europeus a uma taxa de juro inferior à inflação. É a segunda operação do género em três meses, embora não se reflita no aumento do crédito às empresas nem às famílias.

Sessão de Cinema
Filme As Noites Loucas de Dr. Jerryll, de Jerry Lewis..
Lisboa, Casa da Achada, 21h30.

Sessão de Cinema
Filme O Quinteto era de Cordas, de Alexander Mackendric.
Lisboa, Casa da Achada, 21h30.

Artigo | 29 de February

Há homens que merecem o seu lugar na história. O presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, é um deles. Este ditador está há 31 anos no poder, á o atual presidente da União Africana e tem uma fortuna maior que a rainha de Inglaterra ou o emir do Kuwait. Artigo de Eduardo Febbro, da Carta Maior.

Sessão Pública: Combate o governo da troika
Com Francisco Louçã e Rosário Amaral. Ver cartaz.
Setúbal, Biblioteca Municipal (Av. Luísa Todi), 21h30.

Histórias da História
A Comuna de Paris, com Maria Emília Dinis. Ver cartaz.
Lisboa, Casa da Achada, 18h.

Debate: A dívida é de todos?
À conversa com Mariana Mortágua. Ver cartaz.
Torres Novas, sede do Bloco (R General José Vasconcelos Correia, 10), 21h.

Debate: A Europa em Crise
Organização: ATTAC Portugal. Com Rui Tavares e Paulo Fidalgo. Ver cartaz.
Lisboa, Livraria Círculo das Letras, Rua Augusto Gil, 15B, 21h30.

Seminário: Carcereiros, cárceres e encarcerados - Alertas contra a escalada do abuso do poder
Parte II A exclusão da justiça vs a liberdade individual. Ver programa completo.
Lisboa, Auditório B204 Edif 2 do ISCTE-IUL, 17h30.

Event | 29 de February

Debate: “A Europa deve estar louca”
Com Miguel Portas. Ver evento no facebook.
Coimbra, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra - 4º Piso (Piso de Entrada) Anfiteatro II, 18h.

Debate: “Porque é que a luta das mulheres continua a fazer sentido? - Género e Feminismo para o Século XXI”
Com Adriana Lopera (ativista UMAR/Rede 8 Março) e Antónia Lima (ISCTE-IUL). Organização da Associação de Estudantes do ISCTE.
Lisboa, ISCTE - IUL / Edíficio II / Auditório 103, 18h.

3ª Assembleia do MayDay 2012
Ver evento no facebook.
Lisboa, Rua da Madalena, 8 – 2ºAndar (Sede da Solidariedade Imigrante), 21h.

Artigo | 29 de February

Os 47 músicos que trabalham a falso recibo verde - alguns desde há 19 anos - viram finalmente a luz verde para a celebração de contratos sem termo. É o fim de um braço de ferro com a Associação que tutela a Orquestra e o Ministério da Cultura.

Artigo | 29 de February

O projeto de lei em debate esta quinta-feira no parlamento prevê que os órgãos autárquicos tenham mais poder na decisão de criar ou acabar com autarquias locais e torna obrigatório o referendo local para aprovar mudanças no mapa dos municípios. A proposta do Bloco já conta com o apoio de dez autarquias, entre as quais Lisboa, Viana do Castelo, Guarda e Beja.

Artigo | 29 de February

O fim do programa de opinião da Antena 1 que emitiu críticas à elite angolana continua na agenda parlamentar e o Bloco quer saber qual a razão da RTP ter divulgado apenas uma versão dos depoimentos: a do diretor Luís Marinho, acusado de silenciar o "Este Tempo". Entretanto, PSD e CDS impediram o secretário de Estado da Cultura de esclarecer os deputados sobre a venda da Tobis a uma empresa de capitais angolanos.

Artigo | 29 de February

O Grupo dos 20 países industrializados e emergentes (G-20) deixou o México sem definir mecanismos para enfrentar a ameaça de outra recessão mundial ou a crise da dívida europeia, e também continua sem abordar temas urgentes como a mudança climática ou a emergência alimentar. Por Emilio Godoy, da IPS.

Artigo | 29 de February

Os deputados da capital fazem um apelo à Câmara para que desenvolva os esforços necessários à viabilização da OML e salvaguarde os direitos dos trabalhadores. A moção proposta pelo Bloco de Esquerda foi aprovada por maioria esta terça-feira.

Artigos Opinião Esquerda | 29 de February

O governo quer obrigar os professores a candidatarem-se a horários de 6 horas (com salários de cerca de 300 euros mensais) a 300km de distância da sua residência. Se recusarem a colocação, ficam impedidos de se candidatar durante um ano. Despedimento voluntário obrigatório?