Artigo | 10 de October

No jantar que encerrou o primeiro dia das jornadas parlamentares do Bloco, Francisco Louçã defendeu que os 12 mil milhões de euros do empréstimo da troika para recapitalizar a banca devem servir para o banco público “permitir a reanimação económica” do País.

Artigo | 10 de October

O filósofo e escritor esloveno Slavoj Zizek visitou a acampada do movimento Ocupar Wall Street, no parque Zuccotti, em Nova York. “Estamos a testemunhar como o sistema está a autodestruir-se”, disse, num discurso que traduzimos abaixo.

Artigo | 10 de October

Na sessão de abertura das Jornadas Parlamentares do Bloco de Esquerda, a deputada Mariana Aiveca anunciou quatro medidas que visam “promover a justiça e a democracia” no combate à crise e em alternativa ao programa “troika+” do Governo PSD-CDS.

Artigo | 10 de October

A direcção do CENDREV (Centro Dramático de Évora) anunciou nesta segunda feira que a companhia profissional de teatro pode ser extinta, devido à “dramática situação financeira”, com dois meses e meio de salários em atraso, e promove a partir das 17.30h uma acção pública de esclarecimento.

Artigo | 10 de October

Uma bomba de neutrões está a cair sobre os países ricos. Uma bomba que destrói as pessoas, mas deixa a infraestrutura em pé. Hoje em dia, a principal infraestrutura do Norte não são as empresas, as estradas ou a agricultura; são as finanças. Por Roberto Sávio, fundador da IPS.

Artigo | 10 de October

Numa acção integrada nas suas jornadas parlamentares, o Bloco de Esquerda anunciou, nesta segunda feira, a apresentação de um projecto de resolução na AR para que todas as pensões inferiores a 419 euros sejam actualizadas no OE 2012, no montante da inflação esperada.

Event | 10 de October

Conferência "Gender, Violence(s) and Social Change"
Iniciativa organizada pelo Observatório Nacional de Violência e Género da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa. Ver mais informações.
Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Auditório 1.

Artigo | 10 de October

Professores desempregados vão protestar na próxima quinta feira a partir das 17 horas em Lisboa, em frente ao ministério das Finanças (no Terreiro do Paço) e no Porto, na Rua de Santa Catarina (perto do café Majestic)

Artigo | 10 de October

Uma delegação da federação dos sindicatos de transportes e comunicações da CGTP entrou no ministério da Economia para exigir reunião com o ministro e só sairá depois de ser recebida. Protestam contra o facto de o ministro não ter discutido nem informado os sindicatos sobre o plano que anunciou.

Vídeo Esquerda | 10 de October

Paula Gil, do Movimento 12 de Março, fala dos desafios que os movimentos sociais enfrentam neste momento de retrocesso civilizacional e de crise económica e social, e explica os objectivos da manifestação marcada para o próximo sábado às 15h em várias cidades do país.

Event | 10 de October

Exibição do documentário Li KÉ TERRA
A exibição conta com a presença do SOS Racismo para uma conversa sobre o tema. Saiba mais informações.
Viseu, Instituto Português da Juventude, 10h.

Manifestação de Professores e Educadores
Ver evento no facebook.
Porto, R. de Santa Catarina (perto do Café Majestic), 17h.

Passadeira do desemprego e da precariedade
Iniciativa de luta dos professores. Ver evento no facebook.
Lisboa, Terreiro do Paço (frente ao Min. das Finanças), 17h.

Lançamento do livro Salazar e a Escola Técnica – a reforma tolerada num regime intolerante
A apresentação da obra do Prof. Dr. Albérico Afonso Costa estará a cargo do Prof. Fernando Rosas. Ver convite.
Lisboa, Livraria Leya (R. Duque de Palmela, n.º 41), 18h.30.

Debate "A teoria está na moda?"
Ver evento no facebook.
Lisboa, Bartô (bar do Chapitô - Costa do Castelo, n.º 1), 22h.

Debate de convocação para o 15 de Outubro
Organização: Jornal do Técnico. Com Paula Gil (M12M) e João Camargo (Precários Inflexíveis).
Lisboa, Instituto Superior Técnico, 16h.

Inauguração da exposição “Mário Dionísio - Retrato a várias vozes”
Com momento musical e espectáculoNegro em chão de sangue verde”. Ver programação.
Lisboa, Biblioteca da Escola Secundária Camões, 18h.

Artigo | 10 de October

Angela Merkel e Nicolas Sarkozy reuniram neste domingo e chegaram a um acordo para recapitalizar a banca europeia. Anunciaram também que proporão mudanças significativas nos tratados europeus e apresentarão um pacote de medidas anti-crise, que deve estar pronto na próxima cimeira do G-20.

Artigos dossier | 10 de October

Nesta entrevista ao esquerda.net, Eduardo Vítor Rodrigues fala na desejada dimensão pública e universal das políticas sociais, no “frenesim fiscal” sobre as prestações sociais, na campanha de estigmatização de algumas medidas de política social e da criação de uma prestação social única. Veja a entrevista.

Artigos dossier | 10 de October

CDS-PP e PSD têm-se esmerado na campanha de estigmatização contra o Rendimento Social de Inserção (RSI) e contra os seus beneficiários. Ironicamente, durante o seu governo, o número de beneficiários do RSI cresce exponencialmente, mediante a degradação das condições de vida dos portugueses.

Artigos Opinião Esquerda | 10 de October

O movimento de protesto “Ocupemos Wall Street” cresce dia a dia e estende-se a outras cidades dos Estados Unidos. “Somos os 99% que já não toleram a cobiça e a corrupção do 1% restante”, dizem os manifestantes.

Artigo | 10 de October

Os jovens que protestam em Wall Street e além rejeitam esta ordem económica vã. Eles vieram para resgatar o futuro. Artigo de David Graeber, publicado no jornal britânico Guardian.