Artigo | 11 de August

Os economistas entendem que os impostos podem ter um efeito de desestímulo. Deveriam poder entender que os pagamentos de dívidas também podem ter grande efeito negativo. Este seria o início de uma boa lição de economia para o BCE.

Author | 11 de August
Artigo | 11 de August

A Comissão Europeia autorizou a Espanha a voltar a exigir um visto laboral aos trabalhadores romenos, apesar deste país fazer parte da União Europeia e de a exigência ter sido levantada em 2009. A justificação é o elevado desemprego e a restrição durará até ao fim de 2012.

Artigo | 11 de August

A descida da Taxa Social Única (TSU) em 3,7 pontos percentuais terá impacto muito reduzido nas exportações, implicará a subida do IVA com fortes efeitos recessivos na economia, agravamento do desemprego e das condições de vida da maioria da população. Mas, beneficiará os lucros de muitas empresas e quem mais ganha serão os bancos.

Artigo | 11 de August

Menos de um ano e meio após o derrame de petróleo no Golfo do México, a administração Obama ignorou alertas de ambientalistas e deu aprovação preliminar para a gigante do petróleo, Royal Dutch Shell, explorar a costa do Árctico. Por Jeremy Hance

Artigo | 11 de August

Novo crash nas bolsas: As europeias afundaram, Wall Street seguiu-as. Principais bancos europeus e norte-americanos caíram mais de 10%. A crise das dívidas soberanas europeias parece estar a chegar à França. Paul Krugman diz que “decisores políticos falharam rotundamente”.

Artigo | 11 de August

É preciso que haja movimento de trabalhadores e sindicatos organizados para que as revoluções no Médio Oriente sejam bem-sucedidas? Mahallah é cidade feia, suja, triste – mas o seu lugar na história aumenta ano após ano.

Artigos Opinião Esquerda | 11 de August

Antes das férias o Álvaro apressou-se a passar na generalidade a nova lei das compensações por despedimento. Já depois das férias sentiremos o seu efeito.